Saturday, October 08, 2011

Cuántos metros había subido?

Hoje o correio trouxe-me um postal da Professora Primária que iniciou funções aqui pela Serra em Canas de Senhorim, 
“Ao percorrer a Serra da Estrela vi um pastor, penso ser dos últimos que leva o rebanho à Serra, jajaja.
É curioso, conheci-o há pouco tempo e parece uma vida…
Ainda me recordo quando o conheci, falámos de assuntos banais, sem um assunto em concreto, mas após alguns minutos ele disse-me com arrogância e pertinência:
- “És uma “Mulher Serra da Estrela” e ainda bem para ti porque eu já não subo a serras pequenas e não percorro planícies”;
Sorri!! Um sorriso cínico, confesso…
Por vezes a sua auto-estima coloca-me fora do sério mas o seu sorriso de quem esconde segredos e desejos inacreditáveis …
Ele consegue-me deixar confusa nos meus sentimentos, não os que tenho por ele, claro… mas os que tenho em relação ao mundo…
Ele colocou-me uma questão e eu não sabia responder:
- “Sendo tu… Serra da Estrela, quantos metros já subi?”
Respondi: - Não sei,
Fiquei a pensar na tal pergunta… será que ele pensa que sou alguma das suas ovelhas?… ou Pensa que sou mais uma conquista?
Não sei bem que pensar em relação a este pastor que entrou na minha vida… mas uma coisa posso garantir esta descoberta coloca-me a pensar quando não estou com ele no meu próximo reencontro.
Será isto o amor?”
******
******
Hoy el correo trajo una postal:
“Al pasar por la Serra da Estrela vi a un pastor, pienso que es uno de los últimos que conduce el rebaño a la Sierra, jajaja.
Es curioso, lo conocí hace poco y parece toda una vida ...
Todavía recuerdo cuando lo conocí, hablamos acerca de asuntos triviales, sin un tema en concreto, pero después de unos minutos, me dijo con orgullo y relevancia:
- Eres una "Mujer Serra da Estrela" y sigue siendo,,, bueno para ti porque ya no subo sierras pequeñas y no atravieso las llanuras;
¡Sonríe! Una sonrisa cínica, lo confieso...
A veces su autoestima me pone fuera de serie, pero su sonrisa esconde secretos y deseos increíbles…
Él consigue dejarme confundida en mis sentimientos, no los que tengo por él, claro... pero los que tengo en relación al mundo...
Él me hizo una pregunta y yo no sabia responder:
- Siendo Yo Serra da Estrela, ¿Cuántos metros había subido?
Respondí: - No se,
Me quede pensando en la pregunta... será que él piensa que soy una de sus ovejas?... ¿O piensa que soy una conquista más?
No se bien que pensar en relación a este pastor que entro en mi vida… pero una cosa puedo garantizar, que es evidente, ponerme a pensar cuando no estoy con él en mi próximo reencuentro.
Será esto amor?”

47 Comments:

At 6:16 PM, Blogger Maré Viva said...

Mixtu, que bom que voltaste, tinha saudades de ti, das tuas estórias.

O amor pode ser tanta coisa, ter tantas formas, ser feito de tantas dores, ou quiça de tantas alegrias,
porque se mascara tanto o amor?

Abraço do Sul.

 
At 8:50 PM, Blogger Mayte said...

Será un momento, más que un metro, será un momento entre el cielo y el deseo de ser...permanecer.

Besiños.

 
At 10:14 AM, Blogger Alberto Oliveira said...

Subiu o amor à serra?
confesso que me perdi.
Professora desce à terra
não faças contas aí...

abraço urbano.

 
At 2:52 PM, Blogger susemad said...

Será?!
Talvez o amor seja isso mesmo, o pensar no outro, o sentir a sua ausência, o querer estar quando não se está, o sorriso tosco para o nada, o " pensar no meu próximo reencontro",...

 
At 4:26 PM, Blogger Rosmaninho said...

Amor não é... de certeza!

O amor não é arrogante nem pertinente e... esta frase, segundo a professora, foi dita com arrogância e pertinência :
- “És uma “Mulher Serra da Estrela” e ainda bem para ti porque eu já não subo a serras pequenas e não percorro planícies”.

Beijo silvestre

 
At 7:21 PM, Blogger MaLena Ezcurra said...

A veces los siglos se convierten en instantes, y los instantes en siglos.

Depende de quién tengamos al lado.

Creo que es amor. :)


Te abrazo compañero serrano.



M.

 
At 3:17 AM, Blogger Celina Bigdance said...

¿Lo es?

Me urge saber.

Besos lejanos.

 
At 3:18 AM, Blogger Celina Bigdance said...

Ya extrañaba este lugar...

Pienso en regresar a mis asesinos y me acuerdo de ti...

¿Por qué será?

 
At 11:40 PM, Anonymous EduardoBetencourt said...

Como sempre textos de excelência

A Serra, em qualquer das estações do ano, tem sempre os seus encantos.

Neste Outono, de fortes cores amarela-torradas, foi a chegada da senhora Mestra de Escola que trouxe alegria às fontes e às serranias.

Pedido:
Importar-se-ia que colocasse um link do MIXTU no meu Facebook?
Agradeço deferimento do pedido.
Tenho a certeza que a Ilustre Senhora Professora admiraria a magnanimidade.

 
At 9:43 AM, Blogger mixtu said...

Seu Eduardo...
Um pastor ao seu dispor, creia-me

 
At 9:50 AM, Anonymous Eduardo Betencourt said...

Muito obrigado pela concessão dada

Se achar por bem abrir o link ele aqui vai

http://www.facebook.com/?ref=home#!/profile.php?id=100001091326222

Um forte abraço

 
At 12:07 PM, Blogger São said...

Impossível para mim dar resposta a tão premente questão: o amor nunca entrou na minha vida, infelizmente.

Um abraço.

 
At 12:16 PM, Blogger Ditonysius said...

Dia após dia, olhava do canto de cá, para a Serra, ... só nevoeiro, e nada de assobios, ou sons de badel, ...
Já me inquietava, ... tal silêncio.
... mas o motivo é plausível, e forte, ... talvez amor ou mesmo um recanto apaixonado ... contas do teu rosário ...

... um abraço do canto de Cá ...

 
At 5:58 PM, Blogger ~pi said...

subi a serra desci

desci su

bi

a ser

)ra

i
b
u
s

d
e
s
c
i

i
b
u
s

aprendi a pedra a

(prendi o rio de fio a pavio

número não

feijão não

nunca aprendi

metro mede a mão

justinha, juntinha,

a mão no chão

apanha pião

a rede a sede a camisa

a b e r t a

outono de frutos

a secar na horta,

comboio(s de linha

toco porta a

porta





~

 
At 5:59 PM, Blogger ~pi said...

desapareci...?






~

 
At 6:02 PM, Blogger ~pi said...

ai... percebi :)

oculta na cova - que o frio
começa,

percebo mui bem
que é ali em cima

que o mundo não pesa!!




~

 
At 5:36 PM, Blogger Laura said...

Olá moço pastor, ai a storinha ainda te vai aqueçer os pés com meias lãzudinhas tricotadas por ela, depena uma das tuas ovelhas para isso!...

Olha vês, começa a levar o GPS para veres quantos metros sobes por ali no monte e quando perderes uma ovelha, v´GPS tá lá..

beijinho da laura

 
At 11:52 PM, Blogger Claudinha ੴ said...

Quanto tempo, meu amigo!
Bem, eu acho que isso quer dizer amor, porque só um pastor que ama pode falar em Serras e encontrar com as estrelas...
Tomara que ela seja a estrela dele.

Beijos!

 
At 4:13 PM, Blogger Secreta said...

COmo designar o amor? não sei... vou Pensar nisso...
Beijito :)

 
At 3:00 PM, Blogger Maré Viva said...

Com a chegada do frio, deve ser mais apetecível sentir o calor que uma subida nos proporciona e subir a Serra é sempre uma experiência única.

Um abraço reconfortante na chegada.

 
At 6:39 PM, Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Olá Pastor Mixtu,

Ainda bem que voltaste, bem não muito frequentemente, mas deves estar ocupado com os queijinhos e o tal amor à vista...
Não posso deixar de pensar em ti, nas ovelhas, na Serra da Estrela quando como um queijo desta região. Já viste bem o que fizeste ??
Beijinhos
Verdinha

 
At 11:23 PM, Blogger mundo azul said...

_______________________________

...hummmmmm! Gostei do seu texto!



Beijos de luz e o meu carinho...


__________________________________

 
At 3:07 PM, Blogger São said...

à falta de novo texto, reli este.
Um abraço grande.

 
At 3:55 PM, Blogger RENATA CORDEIRO said...

Meu Lindo, não tenho condições de ler. Nem por isso, deixaria de vir aqui.
Beijinhos*********

Não posso deixar
O mundo girar
E eu, aqui parado
Olhando num espelho
Esperando ser velho
Vendo-me decepcionado.


Vou ter que lutar
Vou ter que sonhar
Vou ter que viver
Vou precisar de querer.


Não há vontade perdida
No segredo da vida
Que é: lutar
lutar
lutar
Desde a nascença
Durante a presença
Até ao nunca mais voltar.


Vou continuar
Mesmo sem motivo
Que melhor incentivo
Constatar
Que estou vivo?...

Incentivo
By bloackt, autor português

Bons Dias!
Renata

 
At 4:41 PM, Anonymous laura said...

Mas afinal és uma ela ou és um ele? ai, xi se o outro era pastor e te estava a romancear..vá lá, eu penso que és um rapazote... ehh estas coisas secretas da net...

beijinho da laura

 
At 4:57 PM, Blogger Maré Viva said...

Mixtu, as mulheres são como as serras? E os homens? Montanhas inatingíveis?
Explica-me, tu que sabes tanto destas coisas.

Abraço quente do Sul.

 
At 7:10 PM, Blogger Vanuza Pantaleão said...

Mixtu, querido, por que somes assim de nós? Deve ser para não pegar gripe, eu tô ferrada, menino![risos]

"Será que sou uma de suas ovelhas?"
"Será que sou mais uma de suas conquistas?"
Será? Será? Será?

A gente complica tudo...
Por que não seguimos o exemplo das suas ovelhas que apenas... amam-se?
Acho que bem poderia ser por aí.
Bom retorno, amigo!
Estás cada vez melhor!
Besos!!!

 
At 8:24 PM, Blogger Luna said...

não sei se será amor, talvez da altitude a serra é alta e acima de... o ar fica rarefeito o coração bate mais depressa, acho mesmo que a culpa é da serra
beijitos

 
At 10:34 PM, Blogger just me, an ordinary girl said...

Eu, nem do meu amor sei... por isso nao posso, nem devo, comentar o dos outros
Mas as vezes dou cmg a pensar: se me questiono, se coloco duvidas...entao é pq nao é amor!!!
E pronto, acho que serve para nós dois, este pensamento...
Um beijo, nao para a serra, mas para aqui mesmo ao lado...

 
At 11:53 PM, Blogger AFRICA EM POESIA said...

Foi Bom ler-te.
A Serra da Estela precisa de gente que a cante.
para ti um beijo e...

A VIDA


A vida corre...
E nós corremos com ela...
Corre tão depressa...
Que nós nem damos conta...

Quando abrimos os olhos...
A vida correu, correu...
E muitas vezes passou...
E nem para nós olhou...

E então acordamos...
Mas como é tarde...
Vamos correndo muito...
Para podermos agarrá-la...

LILI LARANJO

 
At 2:36 PM, Blogger Canto da Boca said...

Pergunta pertinente, pois às vezes a vida me confunde tanto, mesmo diante do óbvio e do concreto. Diante daquilo que me faz pensar e metaforizar, encho-me de perguntas e quase nunca tenho respostas...

Obrigada pela ida ao Canto, volte sempre, será um prazer.

;)

 
At 8:56 AM, Blogger Carmiña said...

Hola Mixtu,

Historias de pastores, preguntas sin respuesta.
Siempre en torno a la Sierra de la Estrella, es un punto de referencia.

Saludos

 
At 9:41 PM, Blogger R. said...

O amor também é inquietude...

Boa semana :)

 
At 11:40 PM, Blogger Nilson Barcelli said...

Já tinha lido, mas o comentário deve ter ido pela serra abaixo e ficado entalado nalguma fralda.
Mas nunca duvidei que a Serra da Estrela era mulher...
Anraço, caro amigo.

 
At 8:37 PM, Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) said...

um texto que dispoe bem...

obrigada!

beij

 
At 9:19 PM, Blogger Manuel Veiga said...

sugestiva história. muito bem escrita. a cultivar o "suspense". e a desnudar sentidos.

parabens.

 
At 10:39 AM, Anonymous Anonymous said...

Sim, porque não? O Amor pode muito bem ser uma subida a uma montanha, e das grandes(!).

Há quem a suba (a montanha) com o apoio a oigénio ;):)...mas este Pastor...é um Pastor experiente, diria mais, um excelente guardador de rebanho.

Grande abraço :)

 
At 7:53 PM, Blogger Dois Rios said...

Creio que se ela o deixar subir a serra terá, de pronto, a resposta que precisa, rs...

Beijo,
Inês

 
At 5:20 PM, Blogger Barbara said...

Hum....
abraços serranos.

 
At 5:26 PM, Blogger Maré Viva said...

Mixtu, que importa quantos metros se sobem? Importa sim chegar ao cume!
É tempo de desceres até nós que te esperamos...

Beijo.

 
At 2:52 PM, Blogger Maré Viva said...

Que é feito do pastor mais erudito da Serra?
Beijos.

 
At 4:32 PM, Blogger in_side said...

tão pouco já servem as poucas palavras

( aprendiz no vento das serras
das
água~s


a
b
r
a

Ç

o

dO dia :)

 
At 7:51 PM, Blogger El Navegante said...

Oi Mixtu,velho amigo, executiva imágem mesmo, mais con a misma calidez do pastor, no transcurso da nossa amizade de tantos anos.
Dejo el mirandés, y te felicito por esa reflexión y mística pregutna que dejas flotando como magnífico broche de oro de tu inspiración.
Aquele abraço !!!!AMIGAO

 
At 4:27 PM, Blogger Blog de alma said...

me dió por pensar que cuanto tiempo hace que no veo a un pastor...

 
At 5:30 PM, Blogger sonho said...

O amor não se explica...sente se...
Beijo d'anjo

 
At 3:19 PM, Anonymous Tita said...

Mixtu,sentimento puro (o amor) é tão dócil como perigoso.
sei o que ela sente... sinto, muitas vezes ao longo do meu dia.
sei o que é amar sem controlo amar sem margem amar sem sim ou não ... sei o que é simplesmente amar.
quando nascem dúvidas incertezas curiosidades fascínio por alguém é sem duvida amor.
sinto que vai ser uma linda historia da amor com os seus altos e baixos pois eles estão na serra da estrela.Mas o importante é saber que nem sempre é primavera na serra e que o inverno não dura todo o ano.

felicidades para eles!

besitos dulce

 
At 10:21 PM, Blogger Mariazita said...

Será, será...
Tem todo o aspecto, pelo menos.
Esperemos, para ver no que vai dar - se é que chegamos a saber.

Continuação de boa semana. Beijinhos

 

<< Home

António Vega-Lucha de gigantes

_______________________________________________25.000 visitantes (Anterior counter),
ecoestadistica.com