Susana vino a la Sierra muy joven, Aquí se casó y muy pronto enviudó, Actualmente está rejuntada con un señor de Sabugueiro, no se casan para no perder la pensión de jubilación que recibe de su ex-marido, Es una mujer fuerte y toda resuelta, el otro día fue a hacer necesidades al matorral, cogió unas hojas de col y allá fue, pero las ganas de hacer caca desaparecieron, pero no dio el tiempo por mal empleado, aprovechó y trajo un brazado de hojas de pino para su cerda paridera que todos los años da dos camadas, lo que constituye una importante fuente de ingresos para sus escasos réditos,
Susana es una de las muchas señoras de este lugar que atiende a los que tienen mal de ojo, Es un cuenco con agua y después echa de 4 a 6 gotas de aceite de oliva, tiene que ser aceite de oliva virgen y no puede tener más de 1 grado de acidez,
Si las gotas se separan es porque hay mal de ojo, la mayoría de las veces una vecina envidiosa,
Yo no creo en nada de eso, pero la verdad es que ya me estaba desesperando por no tener novia, llegué a pensar en serio en la construcción de un convento como el El Rey hizo en Mafra,
Doña Susana, yo la trato de doña a pesar de no tener nada que se pueda decir que es de ella, un día me llegó a casa, y me dijo que había viste el aceite que yo tenía una protección, que ella había hecho una oración y que eso yo iba a tener una novia con manos frías para hacer el queso de la sierra, coincidencia o no, aquí está la chica rubia para molerme los sesos…
*
Susana veio para a Serra muito jovem, cá casou e muito cedo enviuvou, Actualmente está amantizada com um senhor (não se casam para não perder o complemento de reforma que recebe do ex-marido), É uma mulher rija e toda despachada, no outro dia foi fazer necessidades ao mato, pegou numas folhas de couve e lá foi, mas a vontade para obrar desapareceu, não deu o tempo por mal empregue, aproveitou e trouxe uma padiola de caruma para a sua porca parideira que todos os anos dá duas ninhadas, o que constitui uma importante fonte de rendimentos para os seus parcos réditos,
Susana é uma das muitas senhoras deste lugarejo que vê os maus-olhados, É numa tigela com água e depois entorna 4 a 6 gotas de azeite( têm de ser de azeite virgem e não pode ter mais de 1º de acidez), Se as gotas se separam é porque há mau olhado, a maioria das vezes de uma vizinha invejosa, Eu não acredito em nada disto, mas a verdade é que eu já estava a ficar desesperado por ainda não ter uma moçoila, cheguei seriamente a pensar em construir um convento como El Rei fez em Mafra,
A dona Susana (eu trato-a por Dona apesar de ela não ter nada que possa dizer que é seu e nunca teve filhos doutores) um dia chegou-me a casa e disse que tinha visto no azeite que eu estava com um encosto, que tinha feito uma reza, por isso ía ter em breve uma moçoila loira e com as mãos frias para fazer um bom queijo…
Coincidências ou não, cá está por casa uma moçoila para me moer o juízo…
*
Tradução de castellano para português: Carmiña
52 Comments:
Habría que visitarla más a menudo. Abrazos.
Una vecina muy competente...
Un placer pasar por tu página.
Besos.
Mais uma história de vida, com a sua magia!
Talvéz não haja uma justificação para certas coisas da vida, mas não custa nada entendê-las de outra forma.
Um beijo,
Judite
La sabiduría popular creo que a veces es más efectiva que la que viene en los libros, al menos para la protagonista de tu relato.
Mil beijos, Mixtu.
Jajaja y acerto??? :D genialll :D me gustaria hacerle unas pegruntas a doña susana D
besitosssss
Hola Mixtu,
Vaya! con la sapienza de la Sra. Susana
Abençoado seja esse tal enconsto por ter aparecido... não é que não goste do convento de Mafra, a verdade é que a um pastor não bastaria trabalhar manhã, tarde e noite para arranjar dinheiro para construir um convento...
Lá tinha depois a moçoila loira que ir aquecer as mãos e moer-te o juízo até ao Vale de Judeus :)
tenho de conhecer a D. Susana!
coincidência ou não...
un beso
Interpretar a vida, ler os caminhos que ela toma é uma leitura complicada e misteriosa. Enfim, acho que todos os caminhos nos dizem algo e podem sim, ensinar muito. Talvez, a mior de todas as lições: o encontro com si mesmo.
beijo pra vc
Eu não acredito em coincidencias...
heheheheheh
Beijito.
Eu bem me parecia que havia algo especial em ti. A existência do encosto, explica tudo.
Mas encostos desses... olha, encosta-te bem...
Caro amigo, um abraço marítimo...
A vida tem coisas que não tem explicações.... tentamos sempre justificações e por isso a dona susana, pode para algumas pessoas ser a solução, o mais facil seria aceitar a vida sem explicações.
Quanto ao encosto tudo depende,da forma é sentida pode ser positiva....mas com uma vizinha dessa só pode ter a certeza que o pastor está protegido....
Besos
Habrá algo para mí por allí? ;-)
Y la rubia? No la veo!
Beijinhos.
lol acreditando ou não, a verdade é que algumas vezes essas coisas dão certo!
Besos
Ora aí está alguém previdente: "ajuntar-se" para continuar com a pensão...
Um abraço.
essa D. Susana não faz serviço de mau-olhado ao domicílio? é que calhava bem, por estes lado a sorte anda meio distraída!
Querido MIXTU:
:)
Estes textos serranos são deliciosos... moi-te o juízo, mas e o queijo... é bom? ;)
Beijos
Tens cada ideia!
:)
Mixtu,
Encantada com as tuas histórias.
Que bom que tenhas voltado.
Beijos grandes
O meu antigo professor de fotografia, acredita " em maus olhados", diz que é possível as pessoas canalizarem energias negativas. Eu se calhar, também precisava de visitar essa tua vizinha, nunca fui a uma bruxa, nem acreditei nessas coisas, mas últimamente, tem sido tantos os desaires que começo a pensar sériamente, senão terei algum "encosto". :)))
Mandaste cumprimentos serranos para o motorista...conheces-o? Só falei com ele quando fui ter as fotografias e fazer umas perguntas. Muito simpático!
beijinhos
Bom, essa para complementar a pensão, podia perder umas horitas por dia a adivinhar o futuro ao pessoal e livrá-lo de encostos... :)))
A probabilidade de acertar aqui e ali é 50/50, ihihih!
Mas pronto tu ganhaste uma loiraça para te moer o juízo - convenhamos que sempre é melhor que construir um convento - e para te tratar dos queijos, ela fama de acertar como "bruxa"... :D
Tudo está bem, quando termina bem!
Abraço citadino!
Eheheh... as coisas só têm repercursão quando encontram encaixe... como eu costumo dizer, só reconhecemos nos outros aquilo que reconhecemos em nós... às vezes parece-me que as pessoas estão com inveja de mim... (nunca consigo perceber bem) De certa forma até as compreendo, mas normalmente fico com pena ahahahah!! E quando não fico com pena... sei lá, acho divertido, porque acho que não deviam deixar-se dominar por esse tipo de sentimentos negativos... e ao contrário do que se diz, só conseguimos canalizar energia negativa para quem está receptivo a ela... quem sente culpas, quem sente que não merece o bem que tem, enfim... portanto... ;)
Felicidades!
Dizem que essas coisas não existem, mas... por vias das duvidas...
beijos
Amigo Mixtu
Abraço também para ti.
Botinhas
Dum lado um professor, do outro uma moçoila loira...Es verdad que ela te mói o juizo? Fala com a D. Susana e vais ver que muda tudo... Ai as estórias que um pastor da serra inventa!
Para ambos, toda a Felicidade do mundo.
Beijos do Sul.
Desde o dia 26 de Setembro já uns largos dias se passaram. Espero que tu e a moçoila loira se tenham organizado.
Ernesto, o avô
Rsrsrs, cuidado Mixtu, estas pessoas mágicas podem lhe surpreender...
Beijo
*Pensei já ter comentado este texto!
uy dime donde es que yo voy jiji seria bueno uno de sus consejitos pero para el mal de amor
Como vai o Outono aí na Serra? Lânguido e doce? Aqui, à beira mar,(mesmo em dia de eleições)está uma tarde linda, o sol rebrilha nos barcos ancorados no porto de abrigo, mesmo em frente da minha varanda, de tal modo que me ofusca...Não acreditas?
Beijos.
¡Qué pena que no tengamos una señora así por aquí! Claro que yo tampoco creo en esas cosas pero, a veces, será por casualidad suceden hechos que no tienen explicación. La magia si no existe, debería existir y las personas mágicas, también. Tus relatos tienen un sabor casi mágico: siempre me hacen sonreír.
Con afecto.
afinal a D. Susana é que sabe
beijos e boa semana
Coincidência ou não o certo é que aconteceu;)FELICIDADES para os dois
Beijo de um anjo
"cheguei seriamente a pensar em construir um convento como El Rei fez em Mafra," Oh! que pena ter encontrado a moçoila loira que lhe mói o juizo. Se assim não fosse teriamos outro belíssimo convento em terra lusas :) mas tá perdoado, tá claro :)
Abrazo para ustede
Ainda não desencostaste...?
Novo post, quero eu dizer...
Abraço.
Hum...
Moeu lhe o juízo mas fez lhe o queijo?
Tem que estar fortinho....
As moçoilas são mesmo assim...com mão para o queijo;)
yes!
grande abraço
Quando voltamos?
Bom domingo.
Beijo sentido Mixtu, depois de ler os textos mais abaixo
Beijo doce*
HOLA MIXTU, PASANDO A SALUDAR, ESPERO Y TE ENCUENTRES BIEN :)
SALUDOS!!!!
Nada se perde, tudo se perde...e a esperança, de que lado fica?
Abraços do Sul.
em busca de novidades deixo um beijo
Pues tendrá mucho trabajo, por que los males de ojos están por todos lados.
Abrazos
Hola, amigo, tanto tiempo! Andas perdido?
Te dejo un beijinho.
STEKI.
Interesante tu vecina...
E continua a moer o juízo...?
Nem escreves...
Boa semana, abraço.
Lentamente voy llegando....por mi poco tiempo no paso seguido...
Me gustó el relato...y verdadero....y como acertó lo de la chica rubia...
Que buen Don que tiene la Señora Susana...
Saludos,
Silvia Cristina
.________querido Mixtu
tenho saudades suas!!!:)
.
.
.
bom! eu não acredito nem no acaso nem em coincidências:)
_______mas como diz o nosso amigo Nilson: encontos existem!!!
por isso aproveita esse enconto!
.o inverno até está a chegar:=)
_______as tuas histórias são SUBLIMES!
________///
beijO_____ternO
b.semana
Ahhh, moço, essa da moçoila pa te moer o juizo, é boa, bem me ri, atã a moçoila pa te fazer a barrela e o queijo? ah, mau olhado mesmo, ehhh. beijinhos a ti há muito que não nos vemos, laura
Como estas Mixtu..?
cariños
Pra quem estava sozinho; ao menos agora tens um "encosto"...
yayayaya.........
beijos
Sempre avançado no tempo...
Abraço.
olá Mixtu,
A loira a te moer o juizo ?
Duvido ! Estás mas é bem ao pé dela que até nem te apetece desencostar.
Aproveita então estes bocadinhos de felicidade !
Um beijinho doutra loira
Verdinha
<< Home