Friday, June 04, 2010

Era un sueño/Era um sonho...

Mi mujer fue hasta el mercado de la ciudad más próxima...
Cuando llegó venía sonriendo... le habían dicho como piropo:
"Eres un Sueño..."
Le voy a comprar ropa para tapar sus senos...
Los únicos piropos que recibí hasta ahora, fue cuando tenía un Fiat Punto, e para poder subir la Sierra de la Estrella tenía que ser siempre muy despacio...
"Camello..."
Algunos hasta tenían cuidado de abrir la ventana... pensaban que yo iba despacio por ser sordo... jajaja
Piropos... Cuál más bonito, el que hicieron o el que recibieron?

*
A mulher foi até ao mercado da cidade mais próxima, quando chegou vinha a sorrir...
tinham-lhe dito como piropo:
"Era um sonho..."
Vou-lhe comprar roupa que lhe tapem os seios...
Os únicos piropos que recebi foi quando tinha um Fiat Punto... o subir a serra tinha que ser sempre muito devagarinho...
"Camelo"
... alguns até tinham o cuidado de abrir a janela... na certa, pensavam que eu andava devagar por ser surdo, yayaya
Piropos, qual o mais engraçado que fizeram ou receberam?
*
Tradução de castellano para portugués: Carmiña, El Navegante, Steki
*

61 Comments:

At 5:37 PM, Blogger Steki said...

Hola, Mixtu! Muy buenos los piropos, jajaja. Tendré que pensar algunos que me hayan dicho.
Uno que me viene a la mente ahora:
Estando parada en una esquina con mis dos hijas, esperando un taxi, para un auto con varios jóvenes adentro y nos dicen: ¿De dónde salieron? ¿De un desfile de modas?
No fue muy original pero sí simpático.
Beijinhos,
Steki.

 
At 7:05 PM, Blogger saltapocinhas said...

Assim de repente não me lembro de nenhum piropo... (os piropos ficaram muito em baixa depois que os trolhas deixaram de ser portugueses...)

Agora ouço muitos dos alunos, mas são pequeninos, não sabem o que dizem. ;)

Ainda bem que voltaste!
(e podes considerar um piropo!)

 
At 7:32 PM, Blogger Franziska said...

Los piropos, a veces, se dicen con la mirada. Son los que yo valoro más. Me gustan los piropos que me dicen mis hijos porque también hay un brillo intenso de cariño y admiración y están dichos con el corazón.

Gracias por tu visita a mi blog. Espero que no perdamos el contacto.
Saludos cordiales.

 
At 7:50 PM, Blogger Papoila said...

Querido Mixtu:
Do que te foste lembrar! Nunca gostei dos piropos que em rapariga ouvia... lembro-me de um dia na rua de Cedofeita um jovem passar e entredentes dizer... "Quem me dera dormir consigo!" Não sou de me ficar... e perguntei: "E você dormia??"... Foi giro ver a criatura a corar ahahahah...
Beijos

 
At 9:52 PM, Blogger Claudinha ੴ said...

Olá Mixtu!
Não sei o que é piropo, mas imagino que seja o mesmo que chamamos aqui de "cantadas", algo como galanteios meio fraquinhos... Bem eu acho que é da natureza humana isto, rsrsrs, nem sei quem tem razão...
Sobre os ouvidos de tísico, ou ouvidos de tuberculoso, aqui também há o termo. Mas quando eu digo ouvidos de ouvir quero dizer no sentido poético aqueles ouvidos que podem ouvir mais além, como os tísicos, mas no sentido sentimental. Ouvir o que não é som, entende?
Beijos mineiros!

 
At 11:19 PM, Anonymous ditonysius said...

Ja sacudi o pó amigo... continuo a viagem. Passei a Emaús, e que belo dia,...
A merenda vai na sacola: além de dúvidas, palavras, vida, memórias,... levo queijo, vinho e pão.
Talvez um piropo venha a ouvir, mas talvez não tão duro como já ouvi... a vida tem disto. Vou a caminho.

 
At 3:14 PM, Anonymous Líder said...

piropos... por vezes fazem corar... tiram-nos a graça... mas até nos agradam... quando falaram dos meus olhos...achei curioso!
un beso

 
At 3:40 PM, Blogger São said...

Pois agora não me lembro assim de nenhum...

Para ti, o meu abraço.

 
At 6:09 PM, Blogger Maré Viva said...

Em primeiríssimo lugar, adorei receber um piropo teu! Um piropo virtual tem muito mais valor...terá? rss.
Bom, sinceramente não me vem à memória nenhum em especial que tenha recebido, (tirando o teu) mas confesso que sempre gostei de receber piropos, fazem bem ao ego e deixam um brilhozinho no olhar,e então quando as ausências nos cercam...
Abraço citadino com sabor a mar.

 
At 7:08 PM, Blogger Luna said...

Piropos, a minha mãe dizia para os não escutar pois " mulher honrada não tem ouvidos" então quando saía à rua levava algodão nos ouvidos.

Namastê

 
At 8:17 PM, Blogger in_side said...

não me lembro muito de texto de piropo,mas

vai do `és boa cmó milho` ao
`até os ossinhos te roía` ao
`bendita a mãe que te pariu`

e depois outros mais obscenos, irrepetíveis,

concordo com o que alguém disse ali
dos trolhas que,

além de não serem inteligíveis, nem visíveis são,
( trabalham cada vez mais alto!!

bem , mas o certo é que quando amamentava um dos meus filhos, com o volume do

peito triplicado, pois ouvi um muito, muito obsceno e sentei-me no passeio a chorar!

esse nunca esqueci, acho que estaria muito sensível,

havia alguns piropos engraçados e curiosos que davam pra rir, mas eram mais incomuns e não me lembro agora :)





*

 
At 8:33 PM, Blogger ~pi said...

não te faças de gata que estás com febre,

andei à procura no lado do cérebro que fixa piropos

e só encontrei o supra ( que mais parece um provérbio, será!? :)

ora esta!!





~

 
At 8:49 PM, Blogger Mare Liberum said...

Piropos? Oh, foram há muito tempo mas ainda me lembro de um: Ó carinha laroca deixa dar-te uma beijoca.
Nada ofensivo como vês mas havia os obscenos também.

Beijinhos serranos

 
At 9:58 PM, Anonymous espelhodesombras said...

Olá Mixtu, se piropo for uma cantada, nada mais natural, desde que em hora azada e com alguma graça, par4a receptivas preservações da natureza.
Abraços serranos.
João Costa Filho

 
At 10:31 PM, Blogger El Navegante said...

Oi Mixtu:
Qué bom, en èpocas tan dificiles no mundo enteiro, que aínda exista o melhor dos blogueiros da historia, para nos procurar um sorriso de alegría con tuas ideias malucas.
O piropo mais lindo,desejando nao tenha dor de cotovelhos, é o que escutó a tua mulher.
Para que gastar dinheiro en roupa pra ela ya ya ya ya ya ya ya
PD: tem que me desculpar, en castellano se escrebe CAMELLO,assim.
Aquele abraço, amigao piropeador !!!!Tem que reconecer cuántos e a cuántas garotas vc falou assim, con o rostro de galan das telas da Europa tuda ya ya ya ya.
Obrigado pela tua visita, mais aínda nao consegui abrir lo mail pra editar.

 
At 12:10 AM, Blogger Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) said...

Hola amigo

Pues....celebro tu vuelta.

Yo, casi,me fui.

Besos

 
At 1:30 AM, Blogger escorpiona said...

Para mí es un arte el de decir piropos, ya casi no se escuchan, recuerdo una vez que me dijeron "que bonitos ojos tienes debajo de esas dos cejas..."

Saludos desde el sur del mundo

Chau

 
At 1:54 AM, Blogger escarlate.due said...

:)
aaaahhhh apanhei-te de novo
:)
beijo foryou

 
At 7:32 AM, Blogger Paulina said...

Que lindoooo :D , los piropos me levantan el ego y mas cuando son lindos :D
Wl mas lindo que me han dicho fue ...
"Benditos su papá y su mamá. que crearon este fruto del amor " :D
A mi me encanto :D
Feliz de verte Mixtu , besitos amigo mio.

 
At 11:50 AM, Blogger BOTINHAS said...

Como não sei se tens o hábito de ir ver as respostas aos comentários que deixas nos blogs...trago até ti a minha resposta:
Amigão Mixtu
É sempre um prazer ver por aqui uma cara nova.
Espero dentro de algum tempo poder dizer: esta cara já é velha! :)))

Agradeço teres vindo em meu socorro, porque a São "atacou-me" forte, e como aqui se verifica uma maioria feminina...tive que meter o rabinho entre as pernas e sair de fininho...

Volta sempre.

Abraço fraterno
Botinhas

E, já que aqui estou, aproveito para te dizer que gostei do teu espaço.
Referentemente à pergunta do teu último post, de facto não costumo ouvir piropos... Mas posso contar-te um piropo que dirigiram à minha grande amiga Mariazita, quando ela estava grávida, e qua acho delicioso!
Aí vai.
Numa rua do Porto a minha amiga ia a passar, gravidíssima. Estava um operário encostado à parede; olhou-a de alto a baixo, e disse:
Eu sempre digo que se devem preferir os produtos nacionais.
Ela dirigiu-lhe o sorriso mais luminoso que ele alguma vez viu, com certeza.

Até breve, amigo.

 
At 5:37 PM, Anonymous Cöllyßry said...

Olá...Voltas-Te que bom saber...

Um sonho, que se realize ele...


|)’’()
| Ö,)
|),”
|Doce beijo

 
At 7:24 PM, Blogger Boop said...

tough cookie

 
At 8:23 PM, Blogger Mare Liberum said...

Vim deixar-te um abraço serrano e muitos beijinhos.
Já sabes quanto estou alegre com o teu regresso.

Bem-hajas!

 
At 9:16 PM, Blogger Delfim Peixoto said...

O mais bonito que ouvi foi: "com esses olhos de gato, apanhavas-me mesmo à noite"


Dahhhhhhhh... e eu que adoro caçar de dia :)))))

 
At 11:43 PM, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

.________querido Mixtu





piropos!


.é assim___________não sei dizer! porque é sempre a mesma lenga.lenga de sempre


nem ligo______desligo:=)



___________________///







beij0_______ternO

 
At 12:07 AM, Blogger ALCON said...

Hola!!

Sabes desde que te leo, algo que me encanta es la musica, disfruto leerte y escuchar, maravilloso.

No te pierdo la pista, abrazos.

Olá!

Você sabe desde que você ler alguma coisa que eu amo é música, gosto de ler e ouvir, maravilhosa.

Não perca a faixa abraços.

 
At 12:39 AM, Blogger Alma Minha said...

De vez enquanto ouve-se um ou outro engraçado... mas agora de repente não me recordo de nenhum que me tenha marcado... na verdade não ligo muito!

Beijo grande!

PS. -Ainda bem que nos voltamos a encontrar... tinha perdido o teu contacto!

 
At 1:58 AM, Blogger Frioleiras said...

um abraço amigooooooooo....

 
At 12:33 PM, Blogger Ana said...

Hummm... assim de repente só me lembro do teu "amiga linda" yayayaya :p
Beijos

 
At 6:30 PM, Blogger Credendo Vides said...

Pues a mí me parece un piropo precioso...
Sigo por aquí, pero el salto al vacío me dejó sin fuerzas. Volveré...
Saludos desde el Inframundo.

 
At 9:59 PM, Blogger Menina do Rio said...

Piropo...não conhecia essa palavra Mixtu.

Beijos pra tu

 
At 8:19 AM, Blogger Supermamá said...

Gracias por el piropo...jajajaa

Siempre una palabra bonita alegra el alma.

Un beso

 
At 10:12 AM, Blogger via said...

ei jeitosa...vai um tirinho?!

 
At 9:13 PM, Blogger Maria Clarinda said...

Tantos ;) mas de repente não me lembro de nehum.Jeje!

 
At 10:17 PM, Blogger Rosmaninho said...

Olá Mixtu :)

Era um sonho... ter-te aqui de novo... :):)
Piropos..." Acreditas no amor à primeira vista ou tenho que passar por aqui mais uma vez?"

Um beijo

 
At 12:16 AM, Blogger La Turca y sus viajes said...

Hola!!!!!!

Hoy me acorde de tu interesante blog y por eso estoy aquí, para alentarte que te inscribas en el concurso 20minutos.es, espero encontrarte allí.

Un besote y abrazo de oso.

 
At 9:42 PM, Blogger Carla said...

há piropos bons de se ouvir
...e passei para lhe falar do lançamento do meu livro "in-finitos Sentires"
beijo

 
At 10:17 PM, Blogger casa de passe said...

repito o que a papoila disse:

"Quem me dera dormir Consigo!" Não sou de me ficar... e perguntei: "E você dormia??"

(lembrei-me do que diziam os meus antigos 'Clientes')

 
At 11:32 PM, Blogger Angela Ladeiro said...

" Bendita la madre que te hay parido!" pois vá por meu espaço, já lá tenho uma outra perola...desta feita Lusitana, ou muito portuguesa...com sabor a galego!... ah! o último piropo que me deram foi há dois anos em Marrocos. Queriam comprar-me por vinte camelos...o meu marido não sabia o que fazer com os camelos!!!ficou comigo.

 
At 10:15 AM, Blogger Maria Papoila said...

Era um sonho que nunca se concretizou. Agora já morreu, lindo menino.

Bjos

 
At 5:22 PM, Blogger Sibyla said...

Me parece que el piropo que le dijeron a tu mujer es precioso...
Eres un sueño! Lo veo como muy etéreo y mágico.

Abrazos:)

 
At 10:48 AM, Blogger Francis said...

Mulher minha vai ao mercado de Burkha.

Subiste a serra com um Punto? Tiveste sorte. Normalmente os Fiats desenrascam-se melhor de ladeira abaixo...
... e podias ter-me trazido um desses queijos amanteigados, tão bons e com 45% de matéria gorda.

Piropos? Uma vez chamaram-me inteligente.

Os 2 Policias marroquinos assobiaram à minha mulher enquanto lhe carimbavam o Passaporte no longínquo ano de 1999. Caramba y carambita; eu estava mesmo ao lado mas contive-me. É uma questão cultural. Se as mulheres deles estivessem ali e eu as assobiasse, eles não se importariam.

Pensando bem, a imagem duma mulher nas compras não preenche o meu (in)consciente pérfido. Elas são muito compenetradas a gastar dinheiro. A única mulher histérica que vi no mercado foi o Paulo Portas.

Caramba, um comentário maior que o próprio Poste. Vou ficar 2 anos sem dizer mais nada!

Um abraço da Praia!!!

 
At 11:59 AM, Blogger MARU said...

¡No te lo vas a creer, pero hace treinta segundos yo era maricón!

Como quisiera ser Tarzán, para ir de rama en rama, hasta llegar a tu cama.

Niña, hay que señalizar tu cuerpo porque con esas curvas cualquier día se mata alguien.

¡Morena! ¡Tienes los ojos como dos sartenes, cuando te los miro se me fríen los huevos!

Bienaventurados los borrachos, porque ellos te verán dos veces.

¿Te estudio o te trabajo?
Bueno esto de los pirops es muy español.
Ahora van de capa caída...
En Andalucia todavia, con mucha "guasa" aun queda la costumbe de decir Piropos....
Como verás te he dejado algunos...
Un besito

 
At 12:09 PM, Blogger MARU said...

Você näo vai acreditar, mas faz trinta segundos eu era gay...

Como eu quizara ser Tarzán e, de liana, en liana, chagar na tua cama.

MENINA, TÊM QUE PÔR SINAIS, POIS COM ESAS CURVAS, VAI PROVOCAR UN ACIDENTE

morena!!!! tens os olhos como duas
panelas, cuando eu lho neles, me fritam os ovos....

Benaventurados os bêbedos, pois êles te veräo duas vezes.

¿Te estudio o te trabajo?

Te estudo, ou te trabalho?

O piropo é algo muito español, agora está mais en desuso, en Andalucia, ainda dizen piropos muito engraçados.
Um beijinho

 
At 2:52 PM, Blogger BlueShell said...

És malandro..."mui guapo", ou isso..mas danadinho!!!

Tudo de bom para ti, amigo!
Abrazo de
BlueShell

 
At 6:27 PM, Blogger Maré Viva said...

Abraço serrano, citadino, marinho, o que quer que seja desde que seja um abraço!

E um beijinho, também.

 
At 11:40 PM, Blogger O Encapuçado said...

Já nã passo nas obras há mucho tiempo e los hombres de fuera num engatam una muié como los nossos valientes portugas!...
Além de que nem sabem assobiar em português, ehhh e além disso sou surda, ia ouvir o quê? mas, ainda mos dizem, eu leio-os todos..beijinhos.

 
At 12:30 PM, Blogger Arábica said...

Mixtu

já ninguém me manda piropos, sem ser dirigido a mim, o ultimo que ouvi na rua, foi dirigido a uma qualquer sardinha, gorda e bem assada, pousada num qualquer prato:

comia-te toda :)

yayayaya

 
At 9:33 AM, Blogger Unknown said...

Olá Mixtu...

... a verdade é que este é um tema muito interesante.

Eu tinha achado fazer um post com este tema.

Eu gosto muito dos piropos, mas os homes, agora nao dizen piropos as mulheres... nao sei por que..????

... "eres un sonho".

.. e giro... lindo.. educado... nao ten maldade..

.. os piropos... fazen sentir á mulher muito bem..

.. e uma pena que nao se fazen mais vezes.

Lembro-me.. de algunos muito bonitos.. e simpels:

"És tanlinda como a virgen de minha terra", dissemeló, um homem maior e agrado-me muito.


Um abraco e un beijinho muito forte e até cedo

 
At 5:50 PM, Anonymous uma francesa... said...

Comprar roupa para lhe tapar os seios?! Nada disso... Não gastes dinheiro e sente antes orgulho em ti próprio: o sonho de uns é a tua realidade...

"Camelo"?! Bem, cá para mim isso só pode ser entendido como piropo:

CAMELO que eu saiba é um animal em extinção. Como francesa matemática sei umas coisas de lógica: extinção...quase não existe; quase não existe...quase único. Conclusão, melhor que esse elogio só mesmo " Não existes" ou "És único". Não quiseram deixar-te convencido, só isso :)

CAMELO VS DROMEDÁRIO: se te chamassem dromedário aí sim era preocupante...esses devem ser animais menores (ai a liga portuguesa de direitos dos animais a cair-me em cima...)só têm uma bossa. Agora "Camelo"? Com direito a duas bossas e até a uma música de homenagem (O Areias, é uma camelo....)?!

Grande elogio o de "Camelo"!

 
At 5:52 PM, Blogger Malena said...

Hola Mixtu. Para mí el piropo que más me ha gustado es el que en un día que iba vestida de azul, me dijeron: ¡Qué poco azul para tanto cielo! Fue fino y me gustó.

Gracias por pasar por mi blog a saludarme. Ha sido un placer venir a conocerte.

Beijos e rosas.

 
At 6:00 PM, Anonymous Anonymous said...

O melhor piropo que recebi?
"Deixaste uma coisa em minha casa, a simpatia"

 
At 6:10 PM, Anonymous Arte(facto) said...

Elogios...piropos...Formas de conquista...

Um dia, ao passarem junto de minha casa enviaram-me uma mensagem: "Um beiinho para o castelo". Fiquei confusa. Recebi logo outra mensagem "Não é lá que vivem as princesas?!

Acabaram por me conquistar! Parabéns pelo seu blog. Prometo voltar.

 
At 6:19 PM, Anonymous Pastor said...

A si chamaram-no camelo? Deixe lá, uma vez chamaram-me porco. Mandaram uma mensagem:

"Parabéns! O resultado da tua análise da gripe dos suínos deu negativo...o instituto da carne de porco dá-lhe os parabéns! Você é um porco saudável, e pode ser comido :)"

Vale pela imaginação...

 
At 2:30 AM, Blogger cieloazzul said...

Hola Mixtu!!
que alegría me da leerte!!
piropos?
uno que me dijo una persona importantísima:
"tus letras son mejores que las de García Marquez! ...
Comprenderás que morí de Egolatría.. jajaa
besos!!

 
At 12:45 PM, Blogger fgiucich said...

"Abran paso que ahí viene una reina". Abrazos.

 
At 5:17 PM, Blogger mundo azul said...

_________________________________


Gostei muito! Mas, não tenho nada assim para contar...


Beijos de luz, o meu carinho e agradecimento pela gentil visita!!!


___________________________________

 
At 9:36 PM, Blogger Teté said...

Por acaso não simpatizo muito com piropos, ainda menos quando são ordinários e vindos de estranhos...

Mas o meu marido (em vésperas de namoro) disse-me: "Ah, quem me dera ser gato!" quando eu fazia festas no meu bichano. E aí achei piada...

Beijinhos!

 
At 9:25 AM, Blogger Secreta said...

Bem , de momento o que me lembro é de a uma certa altura estar um nadinha rabugente e alguém dizer-me : Tem calma, gatinha má! :D
Enfim , achei piada e acabei por rir.
Beijito.

 
At 11:31 AM, Blogger Teresa Durães said...

acreditas que não me lembro de nenhum? (será que sou invisível?)

 
At 1:38 PM, Blogger SoNosCredita said...

já recebi alguns mto bonitos, de tão inesperados e espontâneos...

uma vez, ia voltar ao carro da minha mãe para ir buscar algo de q me tinha esquecido. acho q um pouco mais à frente d mim, ou mais ao lado, estavam dois homens/rapazes q disseram qq coisa como "como é q uma princesa destas pode andar sozinha?!"

pronto.

há menos tempo, estava num shopping à espera d uma amiga, e em vez d me sentar preferi encostar-me a uma montra, meio escondida por uma coluna, do outro lado... então, passa uma senhora por mim q diz "ah, pensei q fosse um manequim!"

:)

 

<< Home

António Vega-Lucha de gigantes

_______________________________________________25.000 visitantes (Anterior counter),
ecoestadistica.com