Tomar, Hotel dos Templários, 4 estrelas, inaugurado a 29 de Abril de 1967 por sua Excelência, o Presidente Américo Tomás, a suite, 300 Euros,
O rio Nabão, um menino loiro atira pequenas pedras, os peixes nadam em direcção a elas mas logo as deitam fora, os enganados nadam para longe mas outros vêm e caiem facilmente no truque,
A cidade é digna, ruas estreitas, empedrado, num estabelecimento abandonado, nas paredes, junto a uma porta “loja dos rapazes” e na outra entrada “loja das raparigas”, provavelmente uma antiga loja de roupa…
A Praça da República, a Câmara Municipal e uma igreja, gente com fato domingueiro, um baptizado… na praça, o menino loiro corre atrás das pombas…
Hora de comer, vários restaurantes, o menino ouve música, clarinete… entra na Associação da Banda Musical Nabantina, na sala de entrada fotografias na parede dos presidentes da colectividade, um pequeno café, um pátio interior… a proteger do sol uma parreira carregada de uvas… uma pequena sala de refeição, 3 pratos do dia, coelho à caçador, lombos de porco e bacalhau com batatas a murro, 4 Euros, comem coelho e como sobremesa uma talhada de melão, a parte de cima, mais doce é comida pelo menino, a parte de baixo pelo pai…
Convento de Cristo… residência do Infante D. Henriques, cortes de Tomar e o reinado Filipino… queda na memória a igreja em restauração, o refeitório com longas mesas em mármore e bancos corridos de madeira e a cozinha com uma enorme lareira… O menino não se cansa de perguntar pela Branca de Neve e o pai ora lhe diz que deve estar a dormir ou que foi com o príncipe dar um passeio…
De regresso passam novamente pelo hotel e o pai do menino pensa: 300 euros, deve ter colchão de água e espelhos por todo o lado, um dia se um vento trouxer a sua princesa, terá de vender duas das suas melhores ovelhas, embora o jardim em frente do hotel convida a que ambos aí pernoitem e atrás do coreto facilmente veriam as estrelas…
Tomar, Hotel Dos Templarios, 4 estrellas, inaugurado el 29 de Abril de 1967 por su Excelencia, el Presidente Américo Tomás, la suite 300 Euros.
En el río Nabão, un niño rubio tira pequeñas piedras, los peces nadan en dirección a ellas pero inmediatamente las sacan afuera, los engañados nadan lejos pero otros vienen y caen fácilmente en el truco.
La ciudad es digna, calles estrechas y empedrado. En un establecimiento abandonado, en las paredes, junto a una puerta "tienda de los rapaces" y en la otra entrada "tienda de las muchachas", probablemente una antigua tienda de ropa.
La Plaza de la República, el ayuntamiento y una iglesia, gente con traje dominguero, un bautizo en la plaza. El niño rubio corre atrás de las palomas.
Hora de comer, hay varios restaurantes. El niño oye música, clarinete, entra en la Asociación de la Banda Musical Nabantina. En la sala de entrada hay en la pared fotografías de los presidentes de la colectividad. Un pequeño café, un patio interior protegido del sol por un parrón cargado de uvas, una pequeña sala de comer, 3 platos del día: conejo a la cazador, lomos de cerdo y bacalao con patatas. 4 Euros comer conejo y como sobremesa una tajada de melón, la parte de encima, más dulce, es comida por el niño, la parte de abajo por el padre.
Convento de Cristo, residencia del Infante D. Henríquez, cortes de Tomar y el reinado Filipino, hecha en su memoria la iglesia en restauración, el comedor con largas mesas en mármol y bancos de madera y la cocina con una enorme chimenea. El niño no se cansa de preguntar por la Blanca Nieve y el padre le dice que debe estar durmiendo o que fue con el príncipe a dar un paseo.
De regreso pasan nuevamente por el hotel y el padre del niño piensa: 300 euros, debe tener colchón de agua y espejos por todos lados. Un día, si un viento trae a su princesa, tendrá que vender dos de sus mejores ovejas, aunque el jardín de enfrente del hotel invita a que ambos ahí pernoten y atrás del coro fácilmente verían las estrellas.
A 300 Euros por um pernoite, e dependendo de quem vai pagar... Depois deste passeio, deliciei-me com os lombinhos de porco, fiquei os imaginando acompanhados de um feijão tropeiro, com couve afogadinha e uns torresminhos. Ah!
En España eso sería un "azud", un nombre proveniente directamente de los musulmanes que estuvieron aquí 800 años, y de su gran cultura en el manejo del agua
ola mixtu tomar é muito bonito. conheço de vista essa zona, uma vez que me enganei no caminho e tive de almoçar por ai. e os templarios sao um fascinio. a foto é muito bonita. beijinhos
Ah Tomar...cidade mágica banhada pelo suave Nabão, cidade alicerçada em História, é lá que nos vamos encontrar? (brincadeira)... Visitei-a este ano,na festa dos tabuleiros, de que gostei muito, mas também gostei do sossego quando tudo se acabou... Aquele abraço!
Peazo de Hotel, 300 euros la noches. Pero q padre tan abnegado, q quiere ver como su hijo duerme allí. Me encanta esta guía turística por hoteles y lugares, estoy por imprimirla por si voy algún día jejeje. Saludos desde el Inframundo.
Tomar! Tomara voltr lá em breve... o Convento de Cristo onde já me vi frade... esse Hotel é uma maravilha! Mnnhh coelho à caçador. Viagem de sonho do menino loiro pela mã de seu pai. Beijos
Oi Mixtu: Fascinante relato de un rincón de tu tierra, para todos los gustos, y por el final, si o interpreto mal, aún para el gusto de los simples soñadores. la imagen , beleza pura. Aquele abraço e já vai chegar a respota a tuas perguntas, muito obrigado caro amigo. Estou muito triste, nao sei por que´foi a olhar mais uma vez, um lugar sagrado, e aínda mora tao só um anjo, só que nao se pode falar con ele. Meu coraçao está quebrado. Chau Tito tudo de bom, rapaz !!!!
gostei de ler este texto. E pensei: há sempre, pelo menos, um menino ou menina, a correr atrás dos pombos... Mas... ver as estrelas através dos coretos... Ah, os coretos fascinam-me e doi-me o abandono em que se encontram. Fraterno abraço.
Amar é,sentir uma dor Meiga,que nos murmura ao coração! É poder olhar e não negar Que a sentimos. É,poder acolher Quem nada nos tem para dar! É desfilar no palco da vida. Sem que a olho nu, Nos consigam avistar É mergulhar na luz do sol; Quando o barco da escuridão Se perde na tempestade!
Amar...
É poder escrever transparente, O que de mais belo há É cegamente, olhar E descobrir Que Amar É viver,lutar,amar-te, e...sorrir!
"Amor eterno" isso é só amor... sim senhora... que seja por um anjo, que não de pedra... pois pode-te cair na cabeça... (deixo quedar por aqui o teu comentário... desejos de melhoras... tudo isso passa com ben-u-ron... embora há agora uns supositórios, li no jornal... atenção não ando a tomar/enfiar disso)
Tomar, Regressei, e lá cruzei-me com o Vitó... também pastor como eu, ele de cabras... Conhecedor da cidade mostrou-me os pormenores... a casa mais estreita do mundo, meio metro?! (e eu a pensar que as estreitas eram em Amesterdão devido à taxa que se pagava pela ocupação ribeirinha) o poço na rua que era de uma cozinha... a casa Magalhães que depois de se perguntar à menina era do Guimarães, cousa diferente... A indicação na casa junto ao rio que a casa já não é do Anibal, yaya o que o novo proprietário (à altura) teria contra o Aníbal... a casa dos judeus... o café paraíso... as placas que indicam os prémios das ruas pelas festas dos tabuleiros... A moagem... E os relógios de sol, na casa Guimarães convinha tirar de lá o candeeiro pois faz sombra ao relógio...
Tomar é uma cidade muito bonita e pernoitar neste hotel de sonho deve ser fabuloso. No entanto, dormir atrás do coreto e ver as estrelas é poético. Muito! Deixo-te beijinhos, para ti e para o menino. Bom fim de semana!
... "colchão de água e espelhos por todos os lados... " O pai desse menino deve cá ter uma... imaginação bastante grande. Eu fico-me pela refeição dos três pratos do dia. Que sou de muito alimento e a 4 euros cada é de aproveitar. Fico almoçado para o fim de semana...
O menino a perguntar pela Branca de Neve e o pai a dar-lhe uma branca porque estava a pensar em loiras...
mixtu, afinal, como é?? Guimarães? judiaria? cavaquinho? tomo, claro! nem que seja o do costume, mas com um queijinho de cabra do Vitó e um pedacinho de broa (ou boroa)! tudo servido num tabuleiro com naperon...
Los dìas deben pasar en mundos de fantasìas rubias, con grandes ojos mi mirada transita por los empedrados y las mesas de marmol, las iglesias y la tàcita presencia de la eterna princesa Blanca Nieves... Alli estara, seguramente...
Que bonito... me he sentido también muy privilegiada, no sólo por tener la oportunidad de estar aquí, conociendo y sorprendiéndome cada día más con las particularidades de éste país,
"El niño no se cansa de preguntar por la Blanca Nieve y el padre le dice que debe estar durmiendo o que fue con el príncipe a dar un paseo."
¡Hola Mixtu! Si es que en esa comida no podía faltar el bacalao! En vacaciones estuve en Portugal y me acordé de ti, y comí bacalao un plato tan típico en tu tierra. Tengo mucha curiosidad por saber en que consiste eso del "abrazo europeo" ¿es por ser del mismo continente? disculpa mi ignorancia, pero te lo tenía que preguntar.
Sorte a do menino loiro, fica sempre com a melhor parte :)
O menino loiro engana os peixes e o pai engana o menino (a branca de neve em Tomar?! pode lá ser! Toda a gente sabe que ela, há muito tempo, se mudou para a floresta) :)
querido amigo hermoso lugar, como lo describes, debe ser muy lindo Tomar gracias por tus saludos tan lindos y tu compañia deseo para ti lo mejor y para Carmencita que estes muy bien muchos cariños y un buen fin de semana besitos y gracias
Cada día es un regalo, y por el tiempo que mis ojos se abran me enfocaré en el nuevo día y en las memorias felices que he guardado en mi mente. Con ustedes aquellos que tengo el pribilegio de llamarles mis amigos.
Hoy te doy un calido abraso. Por que eres especial.
un viaje entre padre e hijo...un viaje donde se habla de lo mundano y el dienro, un viaje que el niño nunca olvidara y que su memoria traera cuando de mayor...una tarde, mire una foto como esta.
La mejor suite se ilumina con las estrellas por la noche, su cama huele a tierra húmeda y en lugar de jacuzzi el agua de lluvía relaja, mientras suena una música que no se puede plagiar.
O sol já vai alto... Procuro uma sombra por entre as inúmeras árvores que despontam nas margens do Nabão e deixo-me envolver pela sensibilidade e doçura presentes neste meu refúgio... Olho as águas do rio que passa lentamente, e mergulho nelas as minhas mãos... Escuto o trinado dos pássaros que quebra a monotonia da tarde impondo momentos de silêncio...
Sou uma guardiã de sonhos que a tarde atraiu em encantos... Deito-me à sombra de uma árvore, adormeço e sonho... Não com a história da Branca de Neve que desperta com o beijo do seu príncipe, mas com a história de uma folha que vagueia ao sabor do vento, à procura de um lugar onde pousar e que se transforma ao ouvir um menino loiro cantar para si “Menina que estás à janela…”
Acordo... Está na hora de voltar... Junto os sonhos e encaminho-os para a cidade... Aproxima-se o anoitecer e o sol acomoda-se por detrás do Hotel dos Templários, deixando um novo cenário, cheio de estrelas...
Aninho-me junto ao coreto, lembro a tarde, e sorrindo, adormeço… e volto a sonhar... Porque sou uma menina que nunca perdeu o encanto de ser uma pequena guardiã de sonhos…
Mixtu querido: Uma suite a U$408 eu poderia ficar com essa "diaria", 4 dias em um bom Hotelzinho aqui nos EUA com direito a breakfast! Linda descricao meu amigo.. a gente viaja junto com voce. Um beijo carinhoso MARY
Cuesta más barato venir hasta aquí ;-) a leer tus sueños, a guardarlos en secreto con los míos, bajo un cielo que ahora empieza a escupir estrellas, en este hemisferio sur con un invierno tan impiadoso que despido y con ganas!!!!!!!!!
... afinal ainda podia ter pedido mais umas sobremesas e uns digestivos... pensei que o menino e o papá já tivessem contado as estrelas todas da noite nabantina...
não sei, acho isto estranho, pastor... sentimo-nos abandonados pelo dono da merceearia! se ainda aparecesse o Vitó com o tintol, a broa e o queijo de cabra, podíamos entreter-nos sozinhos. nem a galatea por aqui aparece para trocar meia de conversa... e eu sou muito tímido para me meter com os outros teus fregueses.
A cidade é digna... o menino loiro corre atrás das pombas... O menino não se cansa de perguntar pela Branca de Neve e o pai ora lhe diz que deve estar a dormir ou que foi com o príncipe dar um passeio... um dia se um vento trouxer a sua princesa, terá de vender duas das suas melhores ovelhas, embora o jardim em frente do hotel convida a que ambos aí pernoitem e atrás do coreto facilmente veriam as estrelas... Son imágenes poéticas adorables.
Melima, tenho um "regalito" em tua casa para buscar...
yayaya, pois te digo que nunca fui a casa de nenhuma menina ou menino aqui da Net... e se um dia for a casa de um amigo... é bebedeira na certa, se for casa de menina... levo a minha burrita, a "bonec(r)a" apalpo-lhe as mãos, se as tiver frias trago-a para a serra, para fazer queijo...
Um regalito, se for um sumo de laranja com duas pedras de gelo a ouvir "o escandela passa...", estva tentado...
Hola Mixtu! Acabo de ver tu entrada de la violeta, pero aún no puedo dejar allí el comentario, ya nos has abierto la curiosidad, a ver si te explicas un poco más, ¡siempre con la intriga! Como bien dices tú: un abrazo europeo
Me quedo con el pensamiento del padre, buscar un lugar en donde alzanzar las estrellas...Amigo: te dejé varios regalos en mi Blog con mucho cariño, te pido que por favor vayas y los recibas y los obsequies según sea tu voluntad. TE QUIERO SIEMPRE. BESOS Y ABRAZOS A TI Y A CARMENCITA.
Olá, Mixtu! Gostei de tudo, fotos, locais, comida, tudo. Mas a elaboração do texto, que nos chega a fazer pensar, história com um bom naco de ficção, está espectacular. Parabéns.
E continuas a falar de comida... Assim não dá!! Ehehe Bem me parecia que a imagem revelava Tomar e o seu rio. :) Um lugar bem bonito, que já tive a oportunidade de conhecer quase que ao pormenor, se é que isso é possível!! Por acaso... Tenho boas recordações dessa cidade. E tive mais sorte que o pai do menino. A minha estadia na suite até foi gratuita. :) Um abraço
Mas estamos na páscoa por terras de lingua castellana? Só regalos... Bem... lá tenho que ir às casas das meninas buscar os regalos, que seja uns euros para a entrada de um novo apartamento ou uma chave para um carro novo... Fui, e como disse para nunca mais voltar e hoje regalo uma rosa, para as meninas... os meninos... copos llenos de vinho...
Alô Mixtu! É realmente verdade que Tomar é lindo....adoro ir até lá. No Hotel nunca fiquei, mas deve ser excelente... quanto ao Nabão, nem digo nada. É um rio inspirador. Con las estrellas hasta despues... Besos
Hermos relato Mixtu, como siempre y la traducción de Galatea es impecable. ¡¡¡300 euros!!!, con ese dinero mucha gente podría llevarse algo de alimento a la boca. No dudo que el hotel lo amerite, pero ese dinero es mucho, cuando uno piensa que hay niños y ancianos que con ese dinero podrían comer más de un mes. Si le llega su princesa que pernoten en los jardines del hotel, desde ahí sería más fácil ver las estrellas. Y estaría en completa libertad.
Bem que a minha avó me dizia que os nossos vizinhos espanhóis vão muito mais avançados que nós,só que eu não sabia que isso tambem acontecia no tempo.Oh sr...Mixtu aí em Espanha já estamos em Setembro de 2008? ou o seu blog fujiu-lhe nas datas? Um abraço do velho continente.
Cada um à sua maneira ambos sonhadores ... Prefiro imaginá-los deitados na relva por trás do coreto a admirar as estrelas do que rodeados de espelhos numa cama de água.
Deduzo que de regresso do Chile?! E fotos do Chile? E crónicas?! :)
Estou de regresso das minhas férias para encontrar o descanso agora! Deixei post sobre elas na Teia, mas devido a constantes problemas no comunidades.net, estou a experimentar fazer continuação da Teia em:
http://teiadeariana.blogspot.com/
Como é que se chamam aqueles doces deliciosos e típicos de Tomar...sem serem os Travesseiros?!
Agora ia um! Será mais gelado de leite condensado!
O menino ficará sempre com a melhor parte e agora ainda terá os sonhos... O pai pode olhar de facto para as estrelas e ficar com a esperança até ao momento de a tornar realidade...o sabor aí será o verdadeiro doce!
Antes,Professor na universidade de Ouagadougou (B. Faso) e na Universidade de Bamako (Mali),
Agora, um dos últimos dois pastores que insistem em levar o rebanho à Serra da Estrela,
104 Comments:
Tomar,
Hotel dos Templários, 4 estrelas, inaugurado a 29 de Abril de 1967 por sua Excelência, o Presidente Américo Tomás, a suite, 300 Euros,
O rio Nabão, um menino loiro atira pequenas pedras, os peixes nadam em direcção a elas mas logo as deitam fora, os enganados nadam para longe mas outros vêm e caiem facilmente no truque,
A cidade é digna, ruas estreitas, empedrado, num estabelecimento abandonado, nas paredes, junto a uma porta “loja dos rapazes” e na outra entrada “loja das raparigas”, provavelmente uma antiga loja de roupa…
A Praça da República, a Câmara Municipal e uma igreja, gente com fato domingueiro, um baptizado… na praça, o menino loiro corre atrás das pombas…
Hora de comer, vários restaurantes, o menino ouve música, clarinete… entra na Associação da Banda Musical Nabantina, na sala de entrada fotografias na parede dos presidentes da colectividade, um pequeno café, um pátio interior… a proteger do sol uma parreira carregada de uvas… uma pequena sala de refeição, 3 pratos do dia, coelho à caçador, lombos de porco e bacalhau com batatas a murro, 4 Euros, comem coelho e como sobremesa uma talhada de melão, a parte de cima, mais doce é comida pelo menino, a parte de baixo pelo pai…
Convento de Cristo… residência do Infante D. Henriques, cortes de Tomar e o reinado Filipino… queda na memória a igreja em restauração, o refeitório com longas mesas em mármore e bancos corridos de madeira e a cozinha com uma enorme lareira…
O menino não se cansa de perguntar pela Branca de Neve e o pai ora lhe diz que deve estar a dormir ou que foi com o príncipe dar um passeio…
De regresso passam novamente pelo hotel e o pai do menino pensa:
300 euros, deve ter colchão de água e espelhos por todo o lado, um dia se um vento trouxer a sua princesa, terá de vender duas das suas melhores ovelhas, embora o jardim em frente do hotel convida a que ambos aí pernoitem e atrás do coreto facilmente veriam as estrelas…
Tomar,
Hotel Dos Templarios, 4 estrellas, inaugurado el 29 de Abril de 1967 por su Excelencia, el Presidente Américo Tomás, la suite 300 Euros.
En el río Nabão, un niño rubio tira pequeñas piedras, los peces nadan en dirección a ellas pero inmediatamente las sacan afuera, los engañados nadan lejos pero otros vienen y caen fácilmente en el truco.
La ciudad es digna, calles estrechas y empedrado. En un establecimiento abandonado, en las paredes, junto a una puerta "tienda de los rapaces" y en la otra entrada "tienda de las muchachas", probablemente una antigua tienda de ropa.
La Plaza de la República, el ayuntamiento y una iglesia, gente con traje dominguero, un bautizo en la plaza. El niño rubio corre atrás de las palomas.
Hora de comer, hay varios restaurantes. El niño oye música, clarinete, entra en la Asociación de la Banda Musical Nabantina. En la sala de entrada hay en la pared fotografías de los presidentes de la colectividad. Un pequeño café, un patio interior protegido del sol por un parrón cargado de uvas, una pequeña sala de comer, 3 platos del día: conejo a la cazador, lomos de cerdo y bacalao con patatas. 4 Euros comer conejo y como sobremesa una tajada de melón, la parte de encima, más dulce, es comida por el niño, la parte de abajo por el padre.
Convento de Cristo, residencia del Infante D. Henríquez, cortes de Tomar y el reinado Filipino, hecha en su memoria la iglesia en restauración, el comedor con largas mesas en mármol y bancos de madera y la cocina con una enorme chimenea. El niño no se cansa de preguntar por la Blanca Nieve y el padre le dice que debe estar durmiendo o que fue con el príncipe a dar un paseo.
De regreso pasan nuevamente por el hotel y el padre del niño piensa: 300 euros, debe tener colchón de agua y espejos por todos lados. Un día, si un viento trae a su princesa, tendrá que vender dos de sus mejores ovejas, aunque el jardín de enfrente del hotel invita a que ambos ahí pernoten y atrás del coro fácilmente verían las estrellas.
* tradução: Galatea
A 300 Euros por um pernoite, e dependendo de quem vai pagar...
Depois deste passeio, deliciei-me com os lombinhos de porco, fiquei os imaginando acompanhados de um feijão tropeiro, com
couve afogadinha e uns torresminhos. Ah!
~
.viagem da criança loira de olhos
em flor pela mão do pai.
...
.longo caminho escuro denso de
indistintas formas povoado
...
.um hotel mágico aguarda macio
brando ausente de antigas dores
...
.cobrem a cabeça cobertores
de veludo cor das uvas maduras
...
.contam muito tempo histórias
verdes rãs brancas princesas
...
.a noite decanta quente
inspira adormece embala
~
Excelente entrosamento entre história e ficção.
Um beijo.
Todavía tengo la duda de por qué estás posteando en los comentarios...
Para saber no más je!
Mixtu bem bonito...
Segredo: também preferia o coreto :) olhar as etrelas e imaginar é bem mais belo que se ver ao espelho!
:) um enorme sorriso para ti em tons de magia e sonho
=^.^=
Oi moço,mas afinal onde está a branca de neve?Tenha uma semana deliciosa.
beijussssssssssssss
Gosto de tomar.
só descobri tomr há pouco tempo! taõ perto e no entanto desconhecido!
às vezes as viagens são importantes, não só pelo lugar onde se vai... mas pela viagem em si! Tanta coisa pode acontecer nos entretantos... ou não...
:)
Excelente lugar para tomar um café, junto ao rio...
Besitos.
En España eso sería un "azud", un nombre proveniente directamente de los musulmanes que estuvieron aquí 800 años, y de su gran cultura en el manejo del agua
ola mixtu
tomar é muito bonito. conheço de vista essa zona, uma vez que me enganei no caminho e tive de almoçar por ai.
e os templarios sao um fascinio. a foto é muito bonita.
beijinhos
a passear o rebanho por tomar, mixtu?? boa escolha!
300 euritos a noite?? e isso inclui o quê?? desfile de tabuleiros?? e o que neles se serve??
ah, e abraço anárquico, claro!
Ah Tomar...cidade mágica banhada pelo suave Nabão, cidade alicerçada em História, é lá que nos vamos encontrar? (brincadeira)...
Visitei-a este ano,na festa dos tabuleiros, de que gostei muito, mas também gostei do sossego quando tudo se acabou...
Aquele abraço!
Peazo de Hotel, 300 euros la noches. Pero q padre tan abnegado, q quiere ver como su hijo duerme allí.
Me encanta esta guía turística por hoteles y lugares, estoy por imprimirla por si voy algún día jejeje.
Saludos desde el Inframundo.
Me gustan los relatos de viajes, en Francia sobre el Mediterráneo, hay un hospedaje de Templarios, cuyo senderos te llevan al mar.
Maravilloso para sentirse sumergida en el tiempo.
Aunque mi corazón siente que con 300 Euros, algunos niños podrían calmar su hambre algunos días.
Besos compañero del alma.
Tomar! Tomara voltr lá em breve... o Convento de Cristo onde já me vi frade... esse Hotel é uma maravilha!
Mnnhh coelho à caçador.
Viagem de sonho do menino loiro pela mã de seu pai.
Beijos
Também vou tomar nota na minha agenda. Quem sabe... numas férias, Tomar como destino;)
Tomar, antes de Abrantes.
Cidade muito bonita e como é dito, excelente hotel, mas desde quando uma suite é com espelhos?!!!!
:D
E o menino, loiro, (...)
O Beijo
Oi Mixtu:
Fascinante relato de un rincón de tu tierra, para todos los gustos, y por el final, si o interpreto mal, aún para el gusto de los simples soñadores.
la imagen , beleza pura.
Aquele abraço e já vai chegar a respota a tuas perguntas, muito obrigado caro amigo.
Estou muito triste, nao sei por que´foi a olhar mais uma vez, um lugar sagrado, e aínda mora tao só um anjo, só que nao se pode falar con ele.
Meu coraçao está quebrado.
Chau Tito tudo de bom, rapaz !!!!
"mirar las estrellas es mucho más bello que mirarse en un espejo"
Gosto muito de Tomar... Conheci no ano passado. Bons momentos de descanso e repouso.
gostei de ler este texto. E pensei: há sempre, pelo menos, um menino ou menina, a correr atrás dos pombos...
Mas... ver as estrelas através dos coretos...
Ah, os coretos fascinam-me e doi-me o abandono em que se encontram.
Fraterno abraço.
══════════ﺋﺋﺅﺊﺋ♥ﺅﺊﺋﺋ═══════════
Amar...
Amar é,sentir uma dor
Meiga,que nos murmura ao coração!
É poder olhar e não negar
Que a sentimos.
É,poder acolher
Quem nada nos tem para dar!
É desfilar no palco da vida.
Sem que a olho nu,
Nos consigam avistar
É mergulhar na luz do sol;
Quando o barco da escuridão
Se perde na tempestade!
Amar...
É poder escrever transparente,
O que de mais belo há
É cegamente, olhar
E descobrir
Que Amar
É viver,lutar,amar-te,
e...sorrir!
══════════ﺋﺋﺅﺊﺋ♥ﺅﺊﺋﺋ═══════════
Então em Tomar? Que tal?
Bonita estratégia para falar de Tomar... em forma de conto... e a foto muito bem conseguida!
Boas férias...
Uma viagem e tanto...belos lugares por ai...
Beijoto doce
Não se paga para ver estrelas...
:)
"Amor eterno" isso é só amor...
sim senhora... que seja por um anjo, que não de pedra... pois pode-te cair na cabeça... (deixo quedar por aqui o teu comentário... desejos de melhoras... tudo isso passa com ben-u-ron... embora há agora uns supositórios, li no jornal... atenção não ando a tomar/enfiar disso)
Tomar,
Regressei, e lá cruzei-me com o Vitó... também pastor como eu, ele de cabras...
Conhecedor da cidade mostrou-me os pormenores...
a casa mais estreita do mundo, meio metro?! (e eu a pensar que as estreitas eram em Amesterdão devido à taxa que se pagava pela ocupação ribeirinha)
o poço na rua que era de uma cozinha...
a casa Magalhães que depois de se perguntar à menina era do Guimarães, cousa diferente...
A indicação na casa junto ao rio que a casa já não é do Anibal, yaya
o que o novo proprietário (à altura) teria contra o Aníbal...
a casa dos judeus...
o café paraíso...
as placas que indicam os prémios das ruas pelas festas dos tabuleiros...
A moagem...
E os relógios de sol, na casa Guimarães convinha tirar de lá o candeeiro pois faz sombra ao relógio...
Assim é Tomar, alguém quer tomar alguma cousa...
Tomar é uma cidade muito bonita e pernoitar neste hotel de sonho deve ser fabuloso. No entanto, dormir atrás do coreto e ver as estrelas é poético. Muito!
Deixo-te beijinhos, para ti e para o menino.
Bom fim de semana!
Essa foto e magica... axo que o lugar tambem...
Bjs meus
Curiosa por conhecer Tomar! Belas descrições, MIXTU!
Um bjo
Volto a estar ausente por mais uma semana ou duas, o ar da cidade sufoca-me:)
hola Mixtu, me está gustando mucho esto de leer bilingue, en español y portugués, así aprendo un poco de vuestra lingua
quedo muy obligada con voce
Natasha
Graminhais é o nome do maior planalto da ilha de S. Miguel. O que a palavra significa, não sei... mas se descobrir dogo-te.
Abrazo!
Tomar que foi o ponto do sincretismo. Agora estância balnear? Tudo se compra e vende :)
Escreveremos um Código de Tomar? Venderemos na entrada do templo ehehehe
beijos
¡Uau! Pues, 300 euros o no, una belleza de sitio, ¡vaya que sí!
Un saludo!
... "colchão de água e espelhos por todos os lados... " O pai desse menino deve cá ter uma... imaginação bastante grande. Eu fico-me pela refeição dos três pratos do dia. Que sou de muito alimento e a 4 euros cada é de aproveitar. Fico almoçado para o fim de semana...
O menino a perguntar pela Branca de Neve e o pai a dar-lhe uma branca porque estava a pensar em loiras...
abraço.
Que buen viaje, que interesante, me encantaria hacer ese viaje con el niño.
Besos
Te dejo besos Mixtu. Disculpá mi ausencia en estos últimos días.
Abrazos muchos.
mixtu,
afinal, como é??
Guimarães? judiaria? cavaquinho?
tomo, claro! nem que seja o do costume, mas com um queijinho de cabra do Vitó e um pedacinho de broa (ou boroa)! tudo servido num tabuleiro com naperon...
abraço anárquico!
El hotel de los templarios me trae a la memoría ese texto de Eco, "El péndulo de Focault"
Saludos
Que lugar maravilhoso!!!! Eu quero conhecer, me acompanha? :P
Peguei a dica, vou ter em conta para quando alguma vez volte por ai.
Beijos sonhando :)
Los dìas deben pasar en mundos de fantasìas rubias, con grandes ojos mi mirada transita por los empedrados y las mesas de marmol, las iglesias y la tàcita presencia de la eterna princesa Blanca Nieves... Alli estara, seguramente...
abrazos de luz.
Que bonito... me he sentido también muy privilegiada, no sólo por tener la oportunidad de estar aquí, conociendo y sorprendiéndome cada día más con las particularidades de éste país,
"El niño no se cansa de preguntar por la Blanca Nieve y el padre le dice que debe estar durmiendo o que fue con el príncipe a dar un paseo."
Besitoooooos
Linda...a...pastora.
p.b.
Olá,
Bonita de se ver, excelente para passear, Tomar é sem dúvida uma cidade que nos fica na memória.
Do Hotel dos templárioslembro apenas a fachada, porque 300€,naaa, ficaria mirando las estrellas en el río...
:)
¡Hola Mixtu!
Si es que en esa comida no podía faltar el bacalao!
En vacaciones estuve en Portugal y me acordé de ti, y comí bacalao un plato tan típico en tu tierra.
Tengo mucha curiosidad por saber en que consiste eso del "abrazo europeo" ¿es por ser del mismo continente? disculpa mi ignorancia, pero te lo tenía que preguntar.
Linda terra a tua (como a minha também) cheia de História e estórias!
Abraço forte
Caro Mixtu
Sorte a do menino loiro, fica sempre com a melhor parte :)
O menino loiro engana os peixes e o pai engana o menino (a branca de neve em Tomar?! pode lá ser! Toda a gente sabe que ela, há muito tempo, se mudou para a floresta) :)
Um bom final de tarde para si
Tomar!!!
Nasci perto, muito perto daí...
querido amigo
hermoso lugar, como lo describes, debe ser muy lindo Tomar
gracias por tus saludos tan lindos y tu compañia
deseo para ti lo mejor y para Carmencita que estes muy bien
muchos cariños y un buen fin de semana
besitos y gracias
besos y sueños
Cada día es un regalo, y por el tiempo que mis ojos se abran me enfocaré en el nuevo día y en las memorias felices que he guardado en mi mente. Con ustedes aquellos que tengo el pribilegio de llamarles mis amigos.
Hoy te doy un calido abraso. Por que eres especial.
Te quiero mucho Tu amiga yudelka
Que lindo recorrido Mixtu que sigas pasando dias tan lindos y en tan buena compañia mi amigo , cuidese mucho y muchos besitos...
un viaje entre padre e hijo...un viaje donde se habla de lo mundano y el dienro, un viaje que el niño nunca olvidara y que su memoria traera cuando de mayor...una tarde, mire una foto como esta.
muitos bejos!!!
Em 67 o Presidente da Republica era uma figura decorativa. Hoje é muito mais, embora não me ocorra, o quê!
Tenho que ir até este Hotel (mas não fico na Suite!)
Tomar uma boleia para Tomar e tomar um pequeno ao almoço junto ao nabão.
É já em Dezembro :-)
Um grande abraço, amigão!!!
Olá Mixtu.
A comida até que não é cara mas 300€ para ficar no hotel? Um banquinho da praça servia perfeitamente lool
Beijos.
P.S- Porque é que os textos são colocados aqui nos comentários em vez de ser na página principal?
Olá moço! Pela sua descrição, dá vontade fazer as malas e voar!Beijos!
La mejor suite se ilumina con las estrellas por la noche, su cama huele a tierra húmeda y en lugar de jacuzzi el agua de lluvía relaja, mientras suena una música que no se puede plagiar.
Un abrazo grande
Brisa
Quero tomar noite, sombra da luz e chá... para que se prolongue a conversa!
:)
O sol já vai alto...
Procuro uma sombra por entre as inúmeras árvores que despontam nas margens do Nabão e deixo-me envolver pela sensibilidade e doçura presentes neste meu refúgio...
Olho as águas do rio que passa lentamente, e mergulho nelas as minhas mãos...
Escuto o trinado dos pássaros que quebra a monotonia da tarde impondo momentos de silêncio...
Sou uma guardiã de sonhos que a tarde atraiu em encantos...
Deito-me à sombra de uma árvore, adormeço e sonho...
Não com a história da Branca de Neve que desperta com o beijo do seu príncipe, mas com a história de uma folha que vagueia ao sabor do vento, à procura de um lugar onde pousar e que se transforma ao ouvir um menino loiro cantar para si “Menina que estás à janela…”
Acordo...
Está na hora de voltar...
Junto os sonhos e encaminho-os para a cidade...
Aproxima-se o anoitecer e o sol acomoda-se por detrás do Hotel dos Templários, deixando um novo cenário, cheio de estrelas...
Aninho-me junto ao coreto, lembro a tarde, e sorrindo, adormeço… e volto a sonhar...
Porque sou uma menina que nunca perdeu o encanto de ser uma pequena guardiã de sonhos…
Um beijo
Um hotel de sonho numa cidade maravilhosa.
Beijinhos embrulhados em abraços
tanto tiempo querido amigo,
siempre recordando...
besos y abrazos pra voce y carmencita.
Mixtu querido:
Uma suite a U$408 eu poderia ficar com essa "diaria", 4 dias em um bom Hotelzinho aqui nos EUA com direito a breakfast!
Linda descricao meu amigo.. a gente viaja junto com voce.
Um beijo carinhoso
MARY
Inda tás em Tomar? Que pena não teres estado na festa dos Tabuleiros...eu continuo à procura e à espera,não sentada...
Abraço verdinho.
No será ese rubio que tira piedras propiedad de Andrade? jejeje.
Preciosas fotos mixtu, hacía tiempo que no me dejaba perder por aquí, retomaré la costumbre.
Un abrazo
Olá Mixtu!
Até tomava alguma cousa em Tomar... está um calor dos diabos... mas a 300€ a noite quanto custará a cousa?
Beijos
Quando bebo devo dizer coisas giras!
Estou a brincar!
Sabes que muitas vezes não me lembro do que escrevo, porque escrevo as ideias que tenho na hora, esquecendo-me do resto... sem pensar!
Enfim... e quanto àquele assunto?!
Olha, é verdade, por onde andas agora?!
:)
Tá combinado,quando encontrar, eu digo, depois tomamos um copo para festejar, aqui... ou em Tomar!
Verdes, verdes os abraços!
Bela imagem e bela reportagem, até faz vontade de ir a correr para lá!
beijinhos
Cuesta más barato venir hasta aquí ;-) a leer tus sueños, a guardarlos en secreto con los míos, bajo un cielo que ahora empieza a escupir estrellas, en este hemisferio sur con un invierno tan impiadoso que despido y con ganas!!!!!!!!!
Besitos primaverales Mixtu!!!!!
... afinal ainda podia ter pedido mais umas sobremesas e uns digestivos... pensei que o menino e o papá já tivessem contado as estrelas todas da noite nabantina...
abraço.
não sei, acho isto estranho, pastor...
sentimo-nos abandonados pelo dono da merceearia!
se ainda aparecesse o Vitó com o tintol, a broa e o queijo de cabra, podíamos entreter-nos sozinhos.
nem a galatea por aqui aparece para trocar meia de conversa... e eu sou muito tímido para me meter com os outros teus fregueses.
abraço anárquico!
A cidade é digna...
o menino loiro corre atrás das pombas...
O menino não se cansa de perguntar pela Branca de Neve e o pai ora lhe diz que deve estar a dormir ou que foi com o príncipe dar um passeio...
um dia se um vento trouxer a sua princesa, terá de vender duas das suas melhores ovelhas, embora o jardim em frente do hotel convida a que ambos aí pernoitem e atrás do coreto facilmente veriam as estrelas...
Son imágenes poéticas adorables.
oh ke bonita la imagen es como ke placentera da paz y trankilidad ver eso!!! te mando saludos!!
Um belo passeio meu querido amigo Mixto.
Estou de volta.
Um beijo
Furia
Qué hermoso paseo por el arte, la historia, qué evocador, qué tierno, dónde está Tomar? Dan ganas de irse ahí de cabeza, vamos
Tenés un regalito en casa, pasa a buscarlo!!!!!!!!!!
Besitos!!!!
Saludos
Vuelvo a paladear tu hermoso relato
Besos y muchas gracias Mixtu
O local é lindo, mas a € 300,00 por noite, fica-se rapidamente cego, e não se vê mais nada.
Tomar é bem bonito. Tenho pena de não ter tido tempo para ver tudo, tudo.
:)
Bj.
Melima, tenho um "regalito" em tua casa para buscar...
yayaya, pois te digo que nunca fui a casa de nenhuma menina ou menino aqui da Net... e se um dia for a casa de um amigo... é bebedeira na certa, se for casa de menina... levo a minha burrita, a "bonec(r)a" apalpo-lhe as mãos, se as tiver frias trago-a para a serra, para fazer queijo...
Um regalito, se for um sumo de laranja com duas pedras de gelo a ouvir "o escandela passa...", estva tentado...
fui... para nunca mais voltar,
Hola Mixtu!
Acabo de ver tu entrada de la violeta, pero aún no puedo dejar allí el comentario, ya nos has abierto la curiosidad, a ver si te explicas un poco más, ¡siempre con la intriga!
Como bien dices tú: un abrazo europeo
Me quedo con el pensamiento del padre, buscar un lugar en donde alzanzar las estrellas...Amigo: te dejé varios regalos en mi Blog con mucho cariño, te pido que por favor vayas y los recibas y los obsequies según sea tu voluntad.
TE QUIERO SIEMPRE.
BESOS Y ABRAZOS A TI Y A CARMENCITA.
Olá, Mixtu!
Gostei de tudo, fotos, locais, comida, tudo.
Mas a elaboração do texto, que nos chega a fazer pensar, história com um bom naco de ficção, está espectacular.
Parabéns.
E continuas a falar de comida... Assim não dá!! Ehehe
Bem me parecia que a imagem revelava Tomar e o seu rio. :) Um lugar bem bonito, que já tive a oportunidade de conhecer quase que ao pormenor, se é que isso é possível!! Por acaso... Tenho boas recordações dessa cidade. E tive mais sorte que o pai do menino. A minha estadia na suite até foi gratuita. :)
Um abraço
Obrigado pela viagem histórica.
"A cidade é digna..."
Uma cidade medieval que, a cada visita me continua a encantar. Só não visitei nunca a suite do Hotel dos Templários...
Uma boa semana
Adorei conhecer TOMAR, uma cidade mágica de encantos.
Lembro-me que foi um dia bem passado em família. Saudades desses momentos!
Um abraço de estrelinhas*
Fanny
amigo!!!
Pasa al cieloazzul, pls, hay algo para ti:)
besos!
yaaaaaaaaa actualizeeeeeeee!!!! saluditos
Mas estamos na páscoa por terras de lingua castellana?
Só regalos...
Bem... lá tenho que ir às casas das meninas buscar os regalos, que seja uns euros para a entrada de um novo apartamento ou uma chave para um carro novo...
Fui, e como disse para nunca mais voltar e hoje regalo uma rosa, para as meninas... os meninos... copos llenos de vinho...
Nca la estive...mas irei!
Bom fim e semana
Intimo Mistério
www.intimomisterio.blogs.sapo.pt
Me encanta la fotografía!
Pasé a desearte un bonito fin de semana :)
Ainda em Tomar, Mixtu?
Bela cidade!
Beijinhos
De volta ao Hotel dos Templários, passo e deixo cair um beijo
Alô Mixtu!
É realmente verdade que Tomar é lindo....adoro ir até lá.
No Hotel nunca fiquei, mas deve ser excelente... quanto ao Nabão, nem digo nada. É um rio inspirador.
Con las estrellas hasta despues... Besos
Hermos relato Mixtu, como siempre y la traducción de Galatea es impecable. ¡¡¡300 euros!!!, con ese dinero mucha gente podría llevarse algo de alimento a la boca. No dudo que el hotel lo amerite, pero ese dinero es mucho, cuando uno piensa que hay niños y ancianos que con ese dinero podrían comer más de un mes. Si le llega su princesa que pernoten en los jardines del hotel, desde ahí sería más fácil ver las estrellas. Y estaría en completa libertad.
Un beso,
Maya
hermoso lugar...aún no salgo de vacaciones...quien sabe si elijo ese hotel para pasarlas jajajaja
Un saludo
ahh!! rosas e copos cheios??
e nada que se trinque?? é que eu de rosas nem gosto muito...
abraço anárquico!
olá boas noites
Bem que a minha avó me dizia que os nossos vizinhos espanhóis vão muito mais avançados que nós,só que eu não sabia que isso tambem acontecia no tempo.Oh sr...Mixtu aí em Espanha já estamos em Setembro de 2008? ou o seu blog fujiu-lhe nas datas?
Um abraço do velho continente.
Anonymous: Rodolfo Alpízar Castillo?...
Tal pai tal filho
Cada um à sua maneira ambos sonhadores ... Prefiro imaginá-los deitados na relva por trás do coreto a admirar as estrelas do que rodeados de espelhos numa cama de água.
Beijos para ti
Deduzo que de regresso do Chile?! E fotos do Chile? E crónicas?! :)
Estou de regresso das minhas férias para encontrar o descanso agora! Deixei post sobre elas na Teia, mas devido a constantes problemas no comunidades.net, estou a experimentar fazer continuação da Teia em:
http://teiadeariana.blogspot.com/
Como é que se chamam aqueles doces deliciosos e típicos de Tomar...sem serem os Travesseiros?!
Agora ia um! Será mais gelado de leite condensado!
Beijos em fio aqui da Teia.
O menino ficará sempre com a melhor parte e agora ainda terá os sonhos...
O pai pode olhar de facto para as estrelas e ficar com a esperança até ao momento de a tornar realidade...o sabor aí será o verdadeiro doce!
Bom fim de semana
Saudações amigasw
Post a Comment
<< Home