Wednesday, April 25, 2007

A Revolução dos Cravos


Todos os países comemoram O Dia da Liberdade, Portugal é o 25 de Abril (de 1974), o dia da Revolução dos Cravos que permitiu acabar com uma Ditadura (Salazar e Marcello Caetano durante 48 anos), e implementar um Estado de Direito Democrático,
Viva a Liberdade,
25 DE ABRIL
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
(Sophia de Mello Breyner Andresen)

.

Às 03.00h do dia 25 de Abril de 1974, telefonaram-me do quartel:- "Vem, a Revolução está na rua"Peguei na G3 com 2 carregadores, que já tinha em casa há tempos, meti-a no automóvel seguindo para o quartel. Fui um aderente desde a primeira hora e foi com pesar que acompanhei o meu grande amigo Fabião à sua cremação no cemiterio do Alto de S.João. Quero aqui prestar homenagem ao Almirante Martins Guerreiro que há 6 anos vem lutando pela reintegração (muitas a título póstomo, para ocorrer à situação calamitosa, sobretudo das viuvas de praças da Armada) dos participantes no MFA o que, ao fim destes anos todos, ainda não conseguiu inteiramente. Peter

.

Entrei na Faculdade de Medicina de Lourenço Marques a 25 de Abril de 1974 e ouvi no rádio a cantar Zeca Afonso "...os meninos vão correndo, ver o Sol chegar..." "Que se passa?" Zeca era proibido em Moçambique! "Ouve uma revolução em Portugal esta noite..." Corri para casa porque o meu irmão estava preso em Caxias. Vivi agarrada ao rádio a ouvir as notícias até à sua libertação, temerosa com o que poderia acontecer... Chorei copiosamente quando chegaram as primeiras imagens e as vi no cinema. Meu irmão saía já de cravo ao peito. Fiquei em Moçambique até 1978, como cooperante. Conheci pessoalmente Samora Machel e Chissano. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade! E a dignidade que lhe é inerente...
Papoila,
.
Esa foto de la niña!!! apareció un día en mi casa, durante años miré sus colores, me gustaba...sólo mucho tiempo después comprendí su significado y me gustó aún más!
Feliz día de la libertad, Marga,
.
El 20 de noviembre de 1975 nos libramos del dictador, supongo que de algún modo conseguimos algo de libertad pero no hicimos una revolución tan gloriosa como el querido Portugal. El 25 de Abril lo celebraré también, habrá que escuchar Grândola Vila Morena de Zeca Afonso...
Viva la libertad! viva Portugal! :) chocoadicta
.

Em defesa das crianças Bem-vindo ao Site da Acreditar

Amigos de la lengua castellana, ¿cuál es su día de la libertad?

La noche del 15 de sept todo el país grita:¡Viva México!.Clarice Baricco

.

Es el 18 de septiembre en chile. El dia de la patria de la indepencia.Amapola

.

Para mi el día de la libertad en españa es 20-11-1975,pero no se celebra nada,al reves hay gente que aún visita el valle de los caídos y lleva flores.liz_
Creo que en España no existe un día concreto para celebrar la libertad. Tenemos otras fechas que nos la recuerdan. Nuestro día de la Constitución (6 de Diciembre). melytta
.
El Dia de Independencia de Venezuela es el 19 de Abril, el día que se derrocó la Dictadura es el 23 de Enero, ahora no sé cuando será el día de nuestra libertad, espero que sea este Diciembre.Adriana
.
El dìa en que festejamos (Argentina) nuestra independencia es el 9 de julio. UMA
.
No Porto RIco ainda somos uma colonica: passamos de ser colonia da Espanha a ser colonia dos Estados Unidos no ano 1898..ainda quando houveram intentos de liberar a nossa ilha num 23 de setembro como o "grito de lares"...mas a revolucao nunca chegou...ainda estamos na espera dela...enquanto ela chega, ficamos como um estado associado aos Estados Unidos. ojitos

190 Comments:

At 12:58 PM, Blogger mixtu said...

Portugal era um país orgulhosamente Só,
Último império colonial, Os jovens combatiam em África (Angola, Moçambique e Guiné),
a expressão pública de opiniões contrárias ao regime era severamente reprimida,
os partidos democráticos encontravam-se proibidos,
os líderes da oposição estavam exilados, maioritariamente, em França,
os sindicatos eram organizações corporativas,
a vida cultural era controlada pela censura,
quem era contra o regime estava na “Lista Negra” da PIDE – a policia politica da ditadura,
O novo regime procurou implementar a politica dos 3 D,
Democracia,
Descolonização
Desenvolvimento,
O Estado de Direito foi instaurado, a Descolonização foi efectuada (um processo mal conduzido que levou ao regresso a Portugal de muitos portugueses sob condições precárias e à anexação de Timor Leste por parte da Indonésia) e o Desenvolvimento deu-se com a entrada na então CEE, hoje União Europeia,
Será que como diz a canção, “O Povo é quem mais ordena”,
E onde é que estava no 25 de Abril,
Uma última palavra para a forma digna como o Prof. Doutor Marcello Caetano saiu do Carmo, foi aconselhado por Salgueiro Maia a sair pelas traseiras,
“Sempre vivi de uma forma digna, entrei pela porta principal é por ela que saio,”
Independentemente das convicções politicas, há que respeitar os homens dignos, corajosos e no caso um dos maiores académicos,
Dixit,

 
At 1:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Mi día de la libertad es el 25 de Abril, amigo de la lengua portuguesa.
Cada día en el qe la libertad se conmemora es mi día de la libertad.
Hoy, por ejemplo, que puedo decirte libremente lo que pienso.

 
At 1:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Grándola Vila Morena....

 
At 2:16 PM, Anonymous Anonymous said...

Essa foto do menino a pôr o cravo na arma...leva-me aos dias da minha infancia...quando mesmo por baixo da minha janela...colaram um cartaz igual...
É uma das imagens que retenho dessa altura ;)
Beijos Mágicos

 
At 2:53 PM, Blogger wind said...

Muito bom o teu post a comemorar o 25 de Abril, escolheste um belo poema de Sophia que descreve bem a sensação de liberdade e gostei da introdução que fizeste no teu comentário. Escreveste tudo: Parabéns:) beijos

 
At 2:53 PM, Blogger sotavento said...

Lado a lado com outras coisas especiais, este dia anda sempre comigo, num cantinho do meu coração!... :)

 
At 3:43 PM, Blogger Joana said...

Mixtu...

que bom ouvir aqui as tuas palavras da liberdade.

Mas estou preocupada. Acho que o meu calendário parou...! É que por aqui ainda é dia 18 de Abril...

Ai...estarei atrasada ou a ficar senil!?

:)

BEijinhos grandes com cravos vermelhos e pombas brancas a voar!

 
At 4:00 PM, Blogger la witch said...

Aaaaaahhhhhhh!!!!!!
Quién me ha "robado" la bici?!?!?!?
Ja,ja,ja!!!

 
At 4:10 PM, Blogger Unknown said...

Este "menino" faz parte da minha infancia, mesmo sendo novita na altura há coisas das quais me recordo bem...infelizmente as coisas boas que esta revolução nos trouxe estão a desaparecer aos poucos.
Beijo

 
At 4:28 PM, Anonymous Anonymous said...

Acho que nos nao temos mas eu gosto do 23 de abril. Se o dia do libro nao é o mais proximo ao dia da liberdade, entao qual é?
Abraço

 
At 4:45 PM, Blogger Ana P. said...

Vim deixar um beijo....

 
At 5:37 PM, Blogger poca said...

a revolução de abril, é também uma óptima data para nos lembrarmos que a união faz a força e que juntos, somos mais!

 
At 5:46 PM, Anonymous Anonymous said...

El día de la Libertad... ummm, deja q piense, no sé exactamente cuando lo celebra mi país, pero sé q yo lo celebro cada día q puedo hacer y decir libremente lo q me gusta.
Gracias por tu propuesta de patrocinio, siempre es bienvenido un alegre mecenas q pague a un dios del Inframundo.
Saludos desde el Inframundo.

 
At 6:19 PM, Blogger la witch said...

Mi día de la libertad es "hoy".Sea el día que sea cuando lo preguntes,mi respuesta siempre es "hoy".Tengo la suerte de vivir en libertad!!!!

 
At 7:02 PM, Blogger Pryncesazul said...

Yo creo k todos te van a contestar lo mismo, el dia es hoy simplemente hoy, viva la libertad!!!!!
nos seguimos leyendo
besos y abrazos
bye

 
At 7:18 PM, Anonymous Anonymous said...

Em primeiro lugar, muitos parabéns pelas imagens, lindíssimas.
25 de Abril SEMPRE.
Estava em França com os meus pais nesse dia.
Beijos

 
At 8:10 PM, Blogger Verena Sánchez Doering said...

solo desearte que tu pais sea siempre hermoso, con pasado, presente y futuro

besos y sueños

 
At 9:11 PM, Blogger Lagoa_Azul said...

Meu querido amigo Mixtu...

Tu a quem humildemente presto vassalagem , lol, não fosses tu um real monarquico, andas ultimamente tal como dizem as "pitas" de hoje "muitá frente", lollllllll

Ainda bem que a liberdade dá também para estas coisas, lol, comemorar o 25 de Abril mesmo antes de ser o Dia...

Agora vou reflectir no que estava a fazer do dia da Revoluçao, já cá volto para partilha...

Até já, jinhos derramados por sobre esta folha de papel virtual com carinho....

 
At 9:26 PM, Blogger papoilasaltitante said...

25 de Abril... sempre!!!
Grande Sophia
Bjs

 
At 9:42 PM, Blogger Cláudia said...

Ainda bem que existiu o 25 de Abril!
Beijinho miguito

 
At 9:52 PM, Blogger Sara MM said...

Respeitamos, pois!!
E adoramos finais felizes.. o mais possivel felizes...
Eu ainda nem era projecto.. aliás projectada nunca fui... mas pelo que contam valeu bem a pena... aliás... já dizia a minha vó... (já te contei essa :o) )

Mas... quem diz cravos... no teu caso... parece que também diz amores-perfeitos, rosas, azálias, camomellas, ervas...

... e pneus furados!! AAAH!AH!AH!


De Bicicleta a caminho e Chicago

 
At 9:55 PM, Blogger Sunshine said...

Dizem que só os presos é sabem dar o verdadeiro valor á liberdade... Neste dia gostaria que o nosso povo encontrá-se novamente o cravo que nos foi roubado em vez de comemoramos uma liberdade que uma vez foi nossa.

 
At 10:02 PM, Blogger . said...

Siempre he luchado por mí libertad y la de todos los seres humanos. Mí dia de la LIBERTAD es cada día de mí vida.
Un fuerte abrazo.
Precioso post. Me identifico con estas causas.
bohemiamar.

 
At 10:05 PM, Blogger Clarice Baricco said...

La noche del 15 de sept todo el país grita:¡Viva México!.

...y yo busco cada día la libertad propia.

y la encuentro en cada una de las letras.

 
At 10:06 PM, Blogger Pryncesazul said...

si, si estas mejorando, excelente, cuidate mucho y estaremos festejando contigo el dia 25 ok, estamos en contacto, besos y abrazos
saludos
bye

 
At 10:12 PM, Blogger Elisabeta said...

mi día de la libertad es cada día en el que no permito que la tristeza me aprisione entre sus rejas hechas de dudas.Besotes y feliz día de la libertad

 
At 10:14 PM, Blogger Sara MM said...

AAAAAAIIIIIIII

qué passa?!?!???!

Vamos um ano de pausa de posts Mixtais!!???!
Bateu-te mal o tintol que acompanhava o cruzeiro?!?!
Tás a treinar pra ensinar estas coisas à Panquequinha logo que tenha 4 meses!?!

??????
LLLLLLLLOOOOOLLLL
só tu, mesmo!!!

Continuo de Bicicleta, sempre

 
At 10:22 PM, Anonymous Anonymous said...

Mixtu feliz día de la libertad.
besosssssssssssss

 
At 10:26 PM, Blogger Antona said...

Grándola Vila Morena
Los portugueses dieron un linda leccion al mundo.
Obrigado a todos los hermanos portugueses

um abraÇo

 
At 10:26 PM, Blogger Lagoa_Azul said...

Regressando para partilhas meu querido amigo Mixtu….

Atendendo a que no 25 de Abril de 1974, ainda era um bebezinho com apenas três aninhos e meio…

Fui ao baú das memórias e ao cesto das recordações
e tirei de lá as fotos onde uma miúda gorducha de cabelos alourados e meio encaracolados a correr sorridente pela rua onde ainda hoje passo,

Observei os eucaliptos em que recordo um dia aventurei-me, e que ainda permanecem em frente é minha casa, e

Recordei aquela historia contada por minha saudosa e querida Mãe que contava-me que eu gostava de comer muito, comia tanto que até adormecia com a cabeça dentro do prato,

Certa vez até comi da panela e depois da barriga aconchegada adormeci com a cabeça encostada na borda do tacho, lol,

Que o 25 de Abril das crianças de hoje seja a liberdade de não terem fome, e acima de tudo a oportunidade de receberem muito carinho e amor de todos…

E pronto por hoje fechei o álbum, amanhã se ainda for aqui (no teu blog) 25 de Abril , continuo com a partilha …

Deixo votos de noite feliz, e beijos recheados de liberdade para todos , mas acima de tudo de respeito e de muito carinho …

 
At 10:53 PM, Blogger Pryncesazul said...

mixtu, nunca te conectas al msn, me agradaria charlar contigo, nos vemos
bye

 
At 10:54 PM, Blogger Rui said...

Até que ponto não é hoje apenas um feriado? pergunto eu...

 
At 11:02 PM, Blogger AleMamá said...

¡Que belleza de foto! ¿Es tuya?

Una hija mía acaba de ir a pasear cuatro inolvidables días por tu país que nunca soñó conocer. Ella ha viajado mucho y si dice que Portugal es xtraordinario...¡debe ser! algún día seguiré sus pasos!

Saludos desde el otoño austral del mundo, por la vertiente pacífica de América....

 
At 11:17 PM, Blogger 919 said...

Passei pelo dia 25 de Abril de 1974 um pouco inconscientemente e só nos dias seguintes fui realizando melhor a situação. Emociona-me muito essa data e, apesar do lodo em que nos encontramos hoje, acho que ela continua a ser um dos mais belos diamantes na História de Portugal.

 
At 11:48 PM, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Um beijo de liberdade num dia de amor!

 
At 11:58 PM, Blogger Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) said...

En España, que yo sepa, no se conmemora ningún día de la libertad, pero el hecho de tener libertad de expresión desde el advenimiento de la democracia, celebramos cada día esa libertad a la que aludes.

Saludos.

 
At 12:07 AM, Blogger greentea said...

lembro-me do menino e dos cravos e dos soldados nas ruas, na baixa de Lisboa e de marcelo a sair do carmo
lembro tb os dias em que a pide ainda andava à solta

para que nunca mais nos esqueçamos

 
At 12:55 AM, Blogger Amapola said...

dale es el 18 de septiembre en chile, pero todos los dias, son dias de libertad en vuestras vidas desde que amanece y anochece...
vamos te dejo un fuerte abrazo y un besho.... mil cariños para ti..

Amapola
@--{---

 
At 8:36 AM, Blogger liz_ said...

para mi el día de la libertad en españa es 20-11-1975,pero no se celebra nada,al reves hay gente que aún visita el valle de los caídos y lleva flores....,pero como existe la tolerancia..,y para gustos los colores.
ese fué el final de la dictadura.
saludos y besos

 
At 9:42 AM, Anonymous Anonymous said...

El cartel conmemorativo me parece de un simbolismo extraordinario. Una imagen que vale más que mil palabras.
No existe ningún hombre que no ame la libertad; pero el justo la pide para todos y el injusto únicamente para sí.
Un abrazo

 
At 9:57 AM, Blogger CS said...

Muito lindo!
A gente também há-de ir celebrar, para sul... ehehehehe!
Viva o 25!
Beijos, Amigo!

 
At 1:19 PM, Blogger El Navegante said...

Mitxu:
muito de coraçao suas palabras para um día tao especial na tua terra.
parabéns pela liberdade que chegou nesse día para vcs.
Mais si bem é certo, que hoje moramos en una twrra libre, con a unica esclavitude de ficar dentro da bendita globaliçaçao, de onde e dificil se desprender, por cá tevimos muitos días felizes seijando longe notes pretas, muito.
Nao sabería te repsodner con um día só, mais importante que outros,masi sempre , cuando chega a claridade depois da noite preta,
a gente vive con la alma cheia de sol,como muitas vezes tevemos issa felicidade por cá
Aquele abraço, e desculpa meu portunhol, falo mal, mais aodro a tua lingua,que conchecí con o meu hobby de raiodamador,além das cançoes.

 
At 1:33 PM, Blogger Unknown said...

Amiguito mixtu, tomei a liberdade de te deixar um desafio solidario lá em casa...obrigada
Beijinho (nosso) :)

 
At 2:31 PM, Blogger elogio_del_horizonte said...

Mi dia espero que sea pronto,lo estoy buscando como una loca.....
besitos

 
At 3:37 PM, Blogger Smas said...

Só é pena que tão poucas pessoas lhe dêem o devido valor!
Bjs

2007???!!!

 
At 5:02 PM, Blogger bravo said...

A capacidade de Sophia de Mello Breyner para, em poucas mas certeiras (e belíssimas) palavras, definir toda uma complexidade de sentimentos, não deixa de me espantar!

 
At 5:24 PM, Blogger Caiê said...

Boa lembrança... Portugal anda esquecido do verdadeiro significado...LIBERDADE.

 
At 6:10 PM, Anonymous Anonymous said...

Toco-te...
Todos os meus sentidos...
se entregam, embevecidos...
ao calor deste momento.....
Toco-te....
Percorro teu corpo cheiroso...
enquanto vibras.....
e teus desejos aumento...
Toco-te...
Não há mais resistências....
Matamos nossas carências...
nos mais ousados apetites....
Tocas-me....
Então me sinto perdida...
e me entrego sem medida...
a tua voracidade sem limites....
Tocas-me....
Desbravas o meu avesso....
e sabes que conheço...
as diabruras do teu pensar.....
Tocas-me....
e entre gemidos convulsos...
aceleram-se nossos pulsos...
na ânsia de delirar....
Tal qual serpentes nos enlaçamos...
ávidos de prazer nos entregamos...
plenos de gozo encontramos...
a plenitude do nosso amar....

 
At 6:18 PM, Blogger Quimicasexologa said...

En chile " 18 de septiembre" El dia de la patria de la indepencia.
Jakjakjak hace rato que no vengo aqui. espero q no me olvides

 
At 7:28 PM, Blogger Aprendiz de Viajante said...

Que todos saibam ser livres respeitando a liberdade dos outros!!!

Fica bem.

 
At 7:35 PM, Blogger Ana said...

Viva a liberdade!!! :)

 
At 8:27 PM, Blogger mixtu said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 8:35 PM, Blogger Sara MM said...

FDS GRAAAAAANNDEEEE !!!!!!!!!!!!!!!
:o)
que boooommmm... mais dias pra dormir no sofá!!!!
.o)
Sim dormir, porque aquilo é FimDeSemana... não é FDSS
:o)

Agrafadores com agrafos bem apertadinhos,

 
At 8:59 PM, Anonymous Anonymous said...

Viva a Liberdade mesmo que tardia ...
Mixtu obrigado pelo seu comentário no tok ...jinhos pra ti ...Seda

 
At 9:50 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá Mixtu! Estive ausente um tempo aos poucos tenho regressado aos cantos dos amigos virtuais...e este teu canto continua com o gosto doce de melodia nas palavras :) Agora com musica de fundo, também ela brilhante, delicias nos com palavras sobre o dia que marcou sempre Portugal. Sou da geração pós-25 de Abril, muito após, mas sabes esse dia é sempre recordado cá em casa com uma emoção especial...
Os meus pais e avós fazem questão de contar as histórias velhinhas e gastas desse tempo e quão dificil era fazer coisas tão simples como por exemplo sair para se divertirem. Ficamos demasiado tempo fechados numa escuridão opressora, quando a liberdade chegou as pessoas esqueceram-se das lições importantes...hoje infelizmente assiste-se à banalização de tudo!
Excelente este teu post um beijo :)

 
At 9:54 PM, Blogger Colombine said...

En España no fuimos capaces de derribar al dictador que abandonó el poder al fallecer por sí mismo el 20 de Noviembre de 1975 . A partir de ese momento las cosas empezaron a cambiar .

 
At 10:01 PM, Anonymous Anonymous said...

VIVA A LIBERDADE =D
Beijos da linda e maravilhosa

 
At 10:20 PM, Blogger Mayte said...

Cada dia que a liberdade está comemorada, sempre que um menino não está com fome, sempre que um homem pode decidir seu destiny, sempre que nós somos felizes sem depender mais de qualquer um....
Bikiño muito !

 
At 10:25 PM, Blogger fgiucich said...

Cuando me despierto a la mañana y me doy cuenta que todavía sigo vivo, púes ese es mi día de la libertad. Abrazos

 
At 10:30 PM, Blogger Sara MM said...

Liberdade é...

... ter TUDO o que queremos...

... mas nunca esquecer as Mixórdias que são únicas !!!

:o)

De Bicicleta, partindo de Chicago

 
At 10:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Boa noite, daqui Posto de Comando das Forças Armadas...
Beijos Mixtu e boa sorte.

 
At 10:39 PM, Blogger Athalwira said...

No hay un día específico para ello, pero mi día de la libertad es cuando me puedo escapar yo sola por ahí y perderme en una librería, en un museo, en el jardín botánico, o simplemente paseando, pero con "nadie". jeje,
besos-

 
At 10:39 PM, Blogger Athalwira said...

No hay un día específico para ello, pero mi día de la libertad es cuando me puedo escapar yo sola por ahí y perderme en una librería, en un museo, en el jardín botánico, o simplemente paseando, pero con "nadie". jeje,
besos-

 
At 11:01 PM, Blogger a_mais_fofa said...

Uma verdadeira aula de história!
É um dia com uma importância inestimável para todos os portugueses que mostra que a união nos leva onde quisermos!

 
At 11:32 PM, Blogger inBluesY said...

era pequenina, lembro do quarto dos meus pais, da radio (nem sei o porque mas tenho esta imagem associada) e da minha mãe agitada, demasiado agitada, mas eu eura pequena, e nem sei como ela dizia era estranho eu ter alguns flaches, este era um desses.

jinhos
na
testa
querido
mixtu

 
At 1:06 AM, Anonymous Anonymous said...

Um dia para recordar pois muitas conquistas de Abril voaram.
beijos

 
At 1:24 AM, Blogger isabel said...

Adorei a imagem da bicicleta florida.

Beijinhos mixtu, dorme bem :)


Será que ainda há dignidade e palavra?

 
At 2:48 AM, Blogger Oruga said...

me entantó la foto de la bicicleta!!!

desde Chile te digo que nuestro día es el 18 de septiembre...
mi día de libertad??? todos, siempre y por siempre...

saludos cariñosos

 
At 3:21 AM, Blogger Lila Magritte said...

El día de la libertad es siempre en mi país ideal.

Beijos.

 
At 3:28 AM, Blogger Smas said...

Olá, Mixtu!
Pois, com um marido chinês e quadro da função pública local, regressar a Portugal não está nos meus planos...
Mas tenho muitas saudades!
Apesar de saber que as coisas por aí não andam muito bem.
Bjs

 
At 9:40 AM, Blogger CS said...

Já preparaste o do dia 1 de Maio?

 
At 11:18 AM, Blogger lil said...

¡Viva la libertad! A nivel social y político, cada día, desde que en España se instauró lo democracia, es el día de la libertad. A nivel personal, cada instante desde que tengo conciencia de Ser.

Un abrazo

 
At 11:52 AM, Blogger Alma Minha said...

25 de Abril... deve ser todos os dias!!!
Gostei...
Bjs

 
At 2:58 PM, Blogger Vica said...

Não sei se temos isso por aqui. Mas que bom que existe a liberdade! Beijos.

 
At 3:14 PM, Anonymous Anonymous said...

realise o sonho

 
At 5:14 PM, Blogger Marga said...

Esa foto de la niña!!! apareció un día en mi casa, durante años miré sus colores, me gustaba...sólo mucho tiempo después comprendí su significado y me gustó aún más!
Feliz día de la libertad, besossssss

 
At 5:33 PM, Blogger vero said...

Passei p deixar um beijinho ***

 
At 5:44 PM, Anonymous Anonymous said...

Belas ambas as fotos, belo o poema, tal como belo foi e é o 25 de Abril.
Beijos

 
At 5:59 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá... voltei a ver a minha mãe quatro dias depois da conquista da liberdade, deixo-lhe um ramo de cravos vermelhos...

 
At 6:39 PM, Anonymous Anonymous said...

La bicicleta qué bonita con flores! Un besito
Viva la libertad

 
At 6:40 PM, Anonymous Anonymous said...

La bicicleta qué bonita con flores! Un besito
Viva la libertad

 
At 6:45 PM, Blogger agua_quente said...

25 de Abril de 2007? Estás adiantado. Mas tirando isso, gostei do post. Está lá o essencial. Duvido é que alguma vez vá ser "o povo quem mais ordena". Enfim, é altura de lembrar e comemorar.
beijos

 
At 6:46 PM, Blogger Rosmaninho said...

Mixtu

Lembras-te?...
"Uma gaivota voava, voava...
Uma papoila...grito vermelho,num campo qualquer...
Como ela somos livres..."
Muitas vezes cantei este poema...muitas vezes o ensinei!

Hoje, penso que realmente é Bom ser Livre porque...
Há três décadas e uns anitos, foi muito desagradável, ser seguida por dois homens de fato escuro, em dia de semana, só porque se era amigo de alguém com familiares presos políticos, só porque se falou ingenuamente, no autocarro que nos levava e trazia do Liceu, do célebre discurso, daquela semana "...acabaram as vacas gordas...chegou o tempo das vacas magras".
E ríamos...ríamos sem nada se perceber do que se passava...mas os ditos PIDE seguiam os nossos passos e as nossas inocentes conversas "políticas".
Naquele tempo, ouvia a palavra fascista e julgava que seria o macho da cabra (não o bode mas o cabrão):):):):).
"Santa ignorância", a minha!...Antes do 25 de Abril, muito antes, Fascista era a palavra que ouvia dizer pelo pai de uma amiga aos outros automobilistas que cometiam erros na condução, quando nos trazia de carro ao sábado, dia em que não havia autocarro de volta...

A tua imagem de Liberdade é Linda! Duas rodas furadas, um guiador, dois pedais, vasos com flores...É Liberdade, pura!

~*Um beijo*~

 
At 6:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Aquí todos son el día de la libertad, pero mi día....mis ratos de libertad es cuando me pongo a aporrear estas teclas//////

 
At 7:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu não era nascida ainda... mas tenho orgulho de ser Portuguesa e do modo como conseguimos a nossa Liberdade.
Um exemplo para o mundo e para nós como pessoas, não achas?
Beijocas

P.S. Adorei mais uma vez!

 
At 7:09 PM, Blogger Luthien said...

Pues en México tenemos el día de la independencia que se celebra el 16 de Septiembre

Ajuaaa! jajaja

 
At 7:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Respondendo ao teu comentário no meu cantinho, estava a ouvir Elis Regina na altura em que escrevi... o resto do dia foi variado (desde Ivete Sangalo a Mozart) porque eu sou assim uma pessoa muito democrática! lol
Eu também gosto muito da tua "casa"... tenho pena de não ter mais tempo para comentar sempre... mas eu tento, meu amigo, eu tento!
Beijocas

 
At 7:26 PM, Blogger Luthien said...

Si, bueno lo que pasa es que el grito de independencia fue el 15 de septiembre, y siempre hay castillo y todo muy tradicional, lo cual es muy bonito

Y el 16 pues es la cruda jaja =P

XD

 
At 7:38 PM, Anonymous Anonymous said...

Ains, pues yo no tengo ni idea nene... Muchos besitos !!!!

 
At 7:55 PM, Blogger Unknown said...

Amigo Mixtu, obrigada pela colocação do link.
Beijo

 
At 8:40 PM, Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Nasci 2 dias depois sou filha da revolução com muito gosto!

 
At 8:52 PM, Blogger Nadie said...

Es grato ver a una persona que se adelanta a su tiempo (25 abril 2007 es la fecha de tu escrito).

Hablar contigo en este día hace de él un día de libertad. Además, el esfuerzo por acortar las distancias es grato en esta nueva torre de Babel.

 
At 9:58 PM, Blogger Papoila said...

Entrei na Faculdade de Medicina de Lourenço Marques a 25 de Abril de 1974 e ouvi no rádio a cantar Zeca Afonso "...os meninos vão correndo, ver o Sol chegar..." "Que se passa?" Zeca era proibido em Moçambique! "Ouve uma revolução em Portugal esta noite..." Corri para casa porque o meu irmão estava preso em Caxias. Vivi agarrada ao rádio a ouvir as notícias até à sua libertação, temerosa com o que poderia acontecer... Chorei copiosamente quando chegaram as primeiras imagens e as vi no cinema. Meu irmão sai já de cravo ao peito. Fiquei em Moçambique até 1978, como cooperante. Conheci pessoalmente Samora Machel e Chissano. Parabéns pelo teu pos. Viva o 25 de Abril! Beijo

 
At 10:15 PM, Anonymous Anonymous said...

É preciso não esquecer... é preciso não fazer esquecer...
25 de Abril Sempre!
salsapicada.blogs.sapo.pt

 
At 10:57 PM, Anonymous Anonymous said...

He vuelto Mixtu! voy a leerte despacito despacito, y ponerme al día;)
besitos

 
At 11:41 PM, Blogger Papoila said...

Viva a Liberdade Mixtu! E a dignidade que lhe é inerente... Claro que podes publicar. Beijo

 
At 1:47 AM, Blogger El Navegante said...

Olha, olha como estora o teu blog de gente linda.
Qué bom, me da uma grnade algría Mixtu.
Acho que nao é casualdiads que vc tevo a virdude de ganhar tantos amigos.
Tenho que pedir algo muito especial: si deseja sorrir um pouco, por favor vem a lir minha resposta (as ultimas palabras ) na sua visita a meu post, ta bom?
Muito obrigado.
Abraço

 
At 12:39 PM, Blogger Poemas e Cotidiano said...

Querido Mixtu:
Que bela historia, que belo post, quanta coisa desconhecia!
E eu AMEI essa foto da bicicleta, tao bem escolhida.
Muito lindo! Tudo!
Um beijo e bom fim de semana!
MARY

 
At 2:09 PM, Blogger Dani said...

Não "vivi" a ditadura, pois nasci 2 meses antes da revolução. Embora pense que poderia ter tido melhores resultados, continua a chocar-me que haja saudosistas do regime. Esquecem-se que se ele ainda existisse, nem opinião poderiam ter.

 
At 3:32 PM, Blogger Ana P. said...

Vivá Liberdade...

Eu moro perto de Grândola, cresci com esta história...

Beijos

 
At 4:52 PM, Blogger Galo Rouco said...

O 25 de Abril foi o nosso dia da Lirdade porque tivemos o 25 de Novembro de 1975!

Só assim as coisas fazem sentido!

Um Abraço deste galo rouco e meio desaparecido.

 
At 6:29 PM, Blogger Sara MM said...

Belas estórias que são história... a mim resta-me ouvir as dos outros... e como gosto de as ouvir... e de ouvir as gravações (em fita de rolo) que o meu pai tem da rádio nesse dia...... :o)

Bjsssss

 
At 6:58 PM, Blogger Su said...

belo texto, adorei ler
jocas maradas e livres...livres

 
At 7:32 PM, Anonymous Anonymous said...

El Dia de Independencia de Venezuela es el 19 de Abril, el día que se derrocó la Dictadura es el 23 de Enero, ahora no sé cuando será el día de nuestra libertad, espero que sea este Diciembre.

Un beso grande!

 
At 8:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Um excelente e feliz fim de semana
beijos

 
At 9:40 PM, Blogger Meia Lua said...

Nunca é demais lembrar o que fizeram por nós as gerações anteriores. Nunca é demais lembrar como chegamos ao ponto de ser livres... beijinho

 
At 9:44 PM, Anonymous Anonymous said...

El día de la libertad es siempre.
besossssssssssssssss

 
At 9:55 PM, Blogger inBluesY said...

o memso para ti amigo, em dobro, que hoje estou assim mãos largas e feliz!

beijitosss

 
At 10:11 PM, Anonymous Anonymous said...

mixtu... BFPTQLPBUBG !!!

Buen Finde Para Tí Que Lo Pases Bien Un Beso Grande ;))
yayayaya

 
At 11:17 PM, Blogger RosaAmarilla said...

Portugal me encanta, y siempre que puedo me escapo para compartir su tierra con sus gentes. Tienen que estar muy orgullosa de ella.
Por cierto, la foto de la bicicleta me ha encantado, es enternecedora.

Besotes gordotes.

 
At 11:59 PM, Blogger Supermamá said...

Muchas Felicidades a Portugal...espero poder visitar en algún momento.
Gracias por tu visita.
Beso

 
At 12:17 AM, Blogger Era uma vez um Girassol said...

Mixtu, falemos de peixe...
Pois a vaga estará alta, cerca de 4 metros, e o pescador,cauteloso, não se vai fazer à vaga!
Logo, come-se o peixinho que está no congelador...Bem Bom!
O barquinho também precisa de férias, vai para o estaleiro. Ajeita aqui, hidrata acolá, perfuma o casco...Quando o pescador voltar de Macau, o peixe que se cuide!!!!!
Queres um besugo???? Bjs

 
At 1:19 AM, Blogger SV said...

Parabéns Mixtu pelo post libertário!
Parabéns Portugal neste aniversário!
Parabéns a todos irmãos de além mar!

Sílvio

 
At 1:36 AM, Blogger 919 said...

Que se faça aqui referência ao grande estratega desta fantástica revolução de Abril: Otelo Saraiva de Carvalho. Chorei ao saber que ele se manteve o tempo todo, muitas vezes sozinho, fechado na sala de comandos a coordenar os movimentos das tropas... sem poder sentir de perto a emoção que se viveu nesse glorioso dia e que, se assim aconteceu, muito e muito a ele se deveu.

 
At 1:38 AM, Blogger Athalwira said...

FELIZ FINDE EN LA LIBERTAD!!!!!

Besos.

 
At 5:13 AM, Blogger niza said...

la libertad es un derecho de cualquier ser viviente, y es hermoso cuando puedes disfrutarla plenamente

besitos mexicanos

sigo leyendo....

 
At 6:52 AM, Blogger Nina said...

Acho que a liberdade é algo sem preço, extremamente necessário... Nossa, meio difícil falar desse estado, sentimento que eu tenho tanto apreço!

Amo ser livre, amo me sentir livre...

E é muito lindo quando todo um povo se mobiliza pela conquista da liberdade!

=]~

 
At 7:56 AM, Anonymous Anonymous said...

Mixtu, pasa hoy por mis playas si puedes.Me interes saber la opinión de un hombre sensible sobre lo que el mar ha dejado en ellas. Gracias.
Cumprimentos.

 
At 11:27 AM, Blogger Luz Dourada said...

Mixtu, bom dia!

Ainda não te tinha visitado mas conheci-te no blog do Rafa e gostei do que disseste.
É preciso acabarmos com os "mitos" disto e daquilo que dividem a nossa sociedade. Agora que o 25 de Abril se aproxima, espero que a nossa caminhada para a verdadeira democracia se concretize algum dia.
Abraço,

 
At 2:11 PM, Blogger vero said...

Olá,
passei para te desejar um bom FDS!!!
Beijinhos muitos pa tu... ***

 
At 2:59 PM, Blogger Eli said...

E pensar que todos os dias são dias de revolução e cada uma é feita de um conjunto de outras e outras...

:)

 
At 4:30 PM, Blogger Cláudia said...

Beijinho miguito...espero que esteja tudo bem contigo

 
At 5:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Cada día Mixtu, la libertad para mí es un estado interior, así nadie núnca me podrá arrebatar la mía.

Un besito dulce y cariñoso.

 
At 5:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Portugal Ressuscitado
José Carlos Ary dos Santos

(Caxias, 26 de Abril de 1974)

Depois da fome, da guerra

da prisão e da tortura

vi abrir-se a minha terra

como um cravo de ternura.

Vi nas ruas da cidade

o coração do meu povo

gaivota da liberdade

voando num Tejo novo.

Agora o povo unido

nunca mais será vencido

nunca mais será vencido

Vi nas bocas vi nos olhos

nos braços nas mãos acesas

cravos vermelhos aos molhos

rosas livres portuguesas.

Vi as portas da prisão

abertas de par em par

vi passar a procissão

do meu país a cantar.

Agora o povo unido

nunca mais será vencido

nunca mais será vencido

Nunca mais nos curvaremos

às armas da repressão

somos a força que temos

a pulsar no coração.

Enquanto nos mantivermos

todos juntos lado a lado

somos a glória de sermos

Portugal ressuscitado.

Agora o povo unido

nunca mais será vencido

nunca mais será vencido.

:D, beijos

 
At 6:04 PM, Anonymous Anonymous said...

18 de septiembre en chile, pero todos los dias, son dias de libertad, dia de la indepencia.
Besosss

 
At 6:15 PM, Blogger vero said...

Já soube pela minha irmã "butterfly" k conheces o terreiro... não costumo frequentar... a minha irma sim, por vezes vai dar uma volta por lá... beijinhos e bom FDS para ti também...*** ;)

 
At 6:51 PM, Blogger Português desiludido said...

Parece-me haver alguma confusão coma a data de 25/4/74.
Eu também estava em Mç e por inerência de funções militares soube logo o que se passava às 7 da manhã.A pop. só no sia 26 começou a saber o que se passava...É a história.
Cmpts
pedro

 
At 9:08 PM, Blogger Lord of Erewhon said...

Tá tudo muito certo, mas... errr... não tens práí umas fotos setentonas de orgias hippies na sacristia? :)=
JAJAJAJA!!!

 
At 11:01 PM, Blogger Aprendiz de Viajante said...

... desculpa a minha ausência, ando, ...

Um bom Domingo

 
At 11:19 PM, Blogger Vera F. said...

Nada melhor do que a liberdade. Freedom!!!
Espero que todos os ditadores caiam e que os povos possam desfrutar da plena liberdade(com reponsabilidade). Liberdade não é fazer tudo o que se quer sem pesar as consequencias.

Bom domingo.
Bjos.

 
At 11:29 PM, Blogger isabel said...

Uma boa noite.

Beijinho

 
At 11:43 PM, Blogger wind said...

Voltei para dizer que tenho pena e mágoa que as gerações mais novas não saibam o que era este país antes do 25 de Abril de 1974. Pior ainda, não sabem e nem querem saber:( beijos

 
At 1:39 AM, Blogger Peter said...

Às 03.00h do dia 25 de Abril de 1974, telefonaram-me do quartel:
- "Vem, a Revolução está na rua"

Peguei na G3 com 2 carregadores, que já tinha em casa há tempos, meti-a no automóvel seguindo para o quartel. Fui um aderente desde a primeira hora e sofri-lhe as consequências.

Não estou arrependido e sinto muito orgulho nisso.

Foi com pesar que acompanhei o meu grande amigo Fabião à sua cremação no cemiterio do Alto de S.João.

Quero aqui prestar homenagem ao Almirante Martins Guerreiro que há 6 anos vem lutando pela reintegração (muitas a título póstomo, para ocorrer à situação calamitosa, sobretudo das viuvas de praças da Armada) dos participantes no MFA e que, ao fim destes anos todos, ainda não conseguiu inteiramente.

 
At 11:59 AM, Anonymous Anonymous said...

Viva o 25 de Abril, mesmo que o de 2007.

 
At 12:06 PM, Blogger Peter said...

Fiquei lisonjeado com o destaque dado ao meu post e agradeço-o. Não é nem nunca foi do meu feitío propagandear-me.

Verifiquei ter cometido uma "gralha":
- na última linha: "e que, ao fim destes anos todos, ainda não conseguiu inteiramente."

Por favor leiam:
"o que, ao fim destes anos todos, ainda não conseguiu inteiramente."

 
At 12:41 PM, Blogger Blog de alma said...

Para mi, el día de la libertad es aquel en que eres conciente de lo que eliges en cada acto, porque sabes que la elección es tuya y de nadie más.
Un abrazo

 
At 3:03 PM, Anonymous Anonymous said...

Gosto de ti Mixtu, muito!
Um beijinho no coraçao*

 
At 3:05 PM, Blogger lena said...

Mixtu

saudades...

e com Abril vim abraçar-te, não venho para ficar já, venho dizer que não me esqueci de ti, logo que as forças voltem, volto a postar e porque brinco com o que escrevo deixo para ti meu querido amigo:

um momento...

queria um momento
um momento para te mostrar
o quanto sonho escrevendo,
penso e pergunto-me a sonhar,
quem és tu que pela escuridão vais entrando?
que consegues ler o que penso
mesmo os meus mais secretos pensamentos
dá-me esse tempo...
o tempo de mostrar como é bom viver
ou a chance de sonhar,
de dizer-te que no amor, a razão não pode mandar.
dá-me esse momento...
um momento de dizer-te,
quanto sou privilegiada
pois mesmo à distância tenho amigos
amigos como tu, que podem não estar presentes,
mas sempre bem vindo a todo o instante,
pois um dia, quero... porque preciso meu amigo,
compartilhar contigo a minha alegria
dá-me esse momento
sozinha não sei se consigo...

lena

não vou dizer “adeus” direi que em breve estou de volta, logo que consiga estar recuperada e com forças, as saudades são muitas, o carinho que me dedicaste é tão grande que a minha alma transbordou de alegria e senti-te muito próximo de mim, as flores sorriram, os pássaros “cantaram” para me alegrarem e o mar foi mais “terno e doce”

beijos muitos para ti meu querido amigo

lena

 
At 3:19 PM, Anonymous Anonymous said...

Hoje é só para dizer que gostei da música que puseste aqui no blog.
Beijocas

 
At 5:11 PM, Blogger Ni said...

Li... berdade.
...
Palavra plena, que encaixa na palavra VI... da.

...

Sinto-me livre e é muito bom!

Porque ainda que este nosso amado país recue na liberdade conquistada, devido a um Estado que de 'direito' pouco tem (pela má fé mostrada nas imposições e no retirar de direitos a toda a população)... eu sinto-me livre.

E só 'livres'... somos.

Um belo tributo à liberdade, mixto!

Abraço

Ni*

 
At 5:13 PM, Blogger Ni said...

Desculpa... rectifico: 'mixtu'.

Ni*

 
At 6:09 PM, Blogger Verena Sánchez Doering said...

gracias por tus saludos, una buena semana

besos y sueños

 
At 6:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Querido amigo, até uma trabalhadora como eu merece um descansozinho... Deixaste-me curiosa mas nessa altura não estarei por aqui. Garanto-te, contudo, o seguinte: será a primeira coisa que farei amanhã de manhã.
Beijoca enorme!

 
At 6:17 PM, Anonymous Anonymous said...

Olha que não gostei muito dessa do defeito... eu até acho que tenho muitos mas esse não é um. Sou tripeira, esperavas o quê? lol
Beijocas

P.S. Não me digas que és um de 6 milhões... se assim for, então acho que encontrei o teu defeito também. Não há ninguém perfeito, hein?

 
At 8:16 PM, Blogger hala_kazam said...

sem duvida um post bem merecido...

:)


*beijos*

 
At 8:17 PM, Blogger UMA said...

Hola mixtu
Vos me seguìs sorprendiendo:)
El dìa en que festejamos nuestra independencia es el 9 de julio...eso de libertad es relativo...
Pero bien, habrà que procurar ser lo màs libres posibles en nuestras decisiones, en nuestra formas de vida, la libertad interior le dicen...
Un abrazo y beijinhos!!!
te extrañè, te echè de menos...

Uma última palavra:
Uma:))

 
At 8:29 PM, Blogger  said...

no Porto RIco ainda somos uma colonica: passamos de ser colonia da Espanha a ser colonia dos Estados Unidos no ano 1898..ainda quando houveram intentos de liberar a nossa ilha num 23 de setembro como o "grito de lares"...mas a revolucao nunca chegou...ainda estamos na espera dela...enquanto ela chega, ficamos como um estado associado aos Estados Unidos..
grande bjo caribenho pra você..

 
At 9:48 PM, Blogger UMA said...

Mixtu es un bombòn!!
Eso me olvidaba decirle...

Você quer um beijo?
Muaaaà! -Com sabor de chocolate- um beijo muito grande,Bombòn!:)

 
At 10:37 PM, Blogger UMA said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 10:38 PM, Blogger UMA said...

http://www.rioforpartiers.
com/Fotos/150/smallbombom.
jpg

:))

 
At 11:50 PM, Blogger Papoila said...

Amanhã vai ao meu blog. Tens lá uma surpresa. Beijo

 
At 11:58 PM, Blogger mixtu said...

Era uma vez...

 
At 11:58 PM, Blogger mixtu said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 12:22 AM, Blogger inBluesY said...

Querido Mixtu

um beijo comovida, faz falta atitudes, garra, coragem, faz falta acordar Portugal.

Um bj na testa

 
At 12:33 AM, Blogger Cláudia said...

Adorei miguito!
Beijinho

 
At 12:41 AM, Blogger Anjo said...

Gostava de poder sentir esse sentimento de liberdade!!
Sou de uma geração muito após o 25 de Abril,sei que uma data histórica e marcou muito a nossa politica.No entanto como não passei por isso sinto que neste momento Portugal precisa de um novo 25 de Abril!!!Podemos não viver numa ditadura mas também não vivemos uma pura democracia

 
At 2:11 AM, Anonymous Anonymous said...

Só queria dizer que a música é linda!!*

 
At 2:47 AM, Blogger wind said...

Mixtu muito bem escrita e contada a história do António. Como a dele houve imensas, no regime de ditadura, prisões, censuras, enfim, tudo o que de mau houve. parabéns pela tua facilidade em escreveres e em nos manteres "pregados" na "história" real. beijos

 
At 3:14 AM, Blogger damadespadas said...

Assim é que é!Um blog cada vez mais cultural e informativo. Viva a liberdade de expressão....enfim viva o 25 de Abril...Hoje e Sempre!
Um beijo quase-livre

 
At 6:35 AM, Anonymous Anonymous said...

Hola Mixtu ;)

Feliz día de la Independencia.

Un abrazo!

;o)

 
At 10:13 AM, Anonymous Anonymous said...

Tinhas razão, adorei mesmo.
Obrigada por partilhares comigo (connosco).
Beijocas, lindo!

 
At 10:37 AM, Anonymous Anonymous said...

Peter:

Por teres sido um Homem do 25 de Abril e por conseguinte teres contribuído também com a tua cota parte na Libertação do nosso país do jogo fascista, recebe o meu Abraço e felicidades. O General Carlos Fabião era Chefe de Estado Maior do Exército quando eu andei pela Trafaria no BRT na especialidade de "Operador Cripto". Um abraço.

 
At 11:46 AM, Anonymous Anonymous said...

Um bom dia da liberdade para ti ! Bjocas.

 
At 11:51 AM, Blogger Sara MM said...

O segredo será guardado... bem guardado... como merece!


...

Ainda existem as tasca dom mercearia, separadas por uma porta ou portinhola... já frequentei umas tantas... e ainda existem os tais cadernos maisaltos que largos, com linhas azuis e uma vermelha ao alto... já usei uns tantos...

Tudo o resto, são pormenores lindos, intensos, assustadores... que encaixam perfeitamente nas estórias que são história, que a minha linda avó me contava...
Mas... felizmente... o meu bisavô era procurado mas não estava na lista negra... ou estava na lista negra mas não era procurado... lá era mais esperto que os espertos e ia arranjando maneira de se "dar bem" com todos... e por isso não teve de sair de cá... como o António e tantos outros... mas dentro dele, dentro da minha avó, dentro dos que cá deixaram, é óbvio o que ele achava... é óbvio o que todos sentiam!

Beijinho grande ao "António", com carinho e admiração

 
At 12:06 PM, Blogger pisconight said...

Gostei!! Um dia que não pode nunca ser esquecido!!
;)

 
At 12:51 PM, Blogger mixtu said...

Era uma vez...
uma história que não podia continuar no "ar" porque ainda não é 25 de Abril,
Hoje à noite, devem manter-se em casa... os militares estarão na rua...

 
At 6:02 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu deixo um abraço também ao António, muitos heróis, muitos actos pela liberdade.
Viva o 25 de Abril.

 
At 6:02 PM, Anonymous Anonymous said...

E obrigado pela confiança, guardarei segredo.
Beijos
:D

 
At 11:02 PM, Anonymous Anonymous said...

bueno la libertad es algo muy bueno... nosotros nos sentimos muy orgullosos de nuestro pasado portugues, por eso no entendemos q marruecos diga q le pertenecemos pq nunca fuimos marroquies sino portugueses.. besos

 
At 11:03 PM, Blogger Francis said...

Hoje interrogo-me se vivemos realmente em liberdade... Somos livres de eleger sempre os mesmos. Os nossos Direitos existem numa folha de papel. os atropelos à condição humana que chegam todos dias até nós, leva-nos a pensar se não estará fazendo falta outra Revolução.

 
At 11:10 PM, Blogger mixtu said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 11:11 PM, Blogger mixtu said...

Alfazema, Doce Amiga,
O teu post de hoje é muito bonito (como tudo o que escreves) um militar não chora mas… a forma como retratas a morte de um jovem no ultramar...
Porque falas na cerimónia do funeral (uma cerimónia bonita) partilho contigo… eu fui militar, fiz meia dúzia de funerais e na verdade é um ambiente muito intenso, as fardas, a bandeira, as salvas no cemitério...
Mas para desanuviar um pouco porque o dia é de festa, fomos fazer um funeral de um militar (morreu de idade), era o meu 1º funeral, o meu pelotão tinha 33 homens, nem todos tinham "pólvora" nas espingardas, só metade, já na altura havia recessão, a salva de tiros era dada quando o caixão descesse à terra e por isso tinha o condutor da DAF à entrada do cemitério para me dar o sinal mas antes apareceu-me um Capitão a dizer para eu não me esquecer de dar ordem ao “corneteiro” para tocar para fechar portas quando estivessem a fechar o caixão, nunca tal ouvi falar mas deve existir, e eu que nunca gostei que se metessem no meu trabalho, disse-lhe “Vou já tratar do assunto”, falei com o homem da “corneta”: “Ó nosso Cabo, sabe tocar para fechar portas”, “Ó meu Aspirante, fechar portas só as da companhia, algo me diz que não é esse toque que o Gajo quer”
É que não convinha mesmo é que o toque de fechar as portas da caserna para ir ao rancho (comida) é um toque alegre, Tá tá tó ró ;)
Como é óbvio fecharam as portas sem música… :)

 
At 11:21 PM, Blogger mixtu said...

Para quem tenha ficado confuso com o comment de Natalia "nosotros nos sentimos muy orgullosos de nuestro pasado portugues, por eso no entendemos q marruecos diga q le pertenecemos pq nunca fuimos marroquies sino portugueses", Natalia é de Ceuta... Ceuta que tem como armas/brazão da cidade as 5 quinas e os 7 castelos... é uma cidade portuguesa... e com que então dizem aos marroquinos que nunca foram marroquinos mas portugueses... os espanhóis são muito espertos :)

 
At 11:37 PM, Blogger Mac Adame said...

Eu, neste momento, acima de tudo, estou solidário com a porto-riquense Ojitos. Triste sina a daquela gente: ser Estado associado dos Estados Unidos. Embora Portugal, apesar de oficialmente independente, também pareça mais uma colónia dessa gente. Tenho muita pena de já não festejar o 25 de Abril com a mesma vontade de antes, mas acho que só mudaram as moscas.

 
At 12:40 AM, Blogger inBluesY said...

um bj

e os meninos vão correndo ver o sol chegar...

é preciso acordar, o sol ajuda :)

 
At 4:22 AM, Blogger Luthien said...

No te pases, tienes 223 comentarios =O

Es muuuuuuuucho jajaja

 
At 4:52 AM, Anonymous Anonymous said...

OLA AMIGO MIXTU

TUDO BEM VIM DESEJAR UM OTIMO COMEÇO DE SEMANA

BJOKAS DA MIGUXA SIL

 
At 5:21 AM, Blogger El Navegante said...

Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade! E a dignidade que lhe é inerente...
Palabras muito emoçoantes, me deixa con elas compartilhar seu sentimento.
Nao existe valor mais grande para o povo, que morar na liberdade, que ter a sua propria vontade, nao la de outros, que en muitas oportunidades , en diferentes lugares do munodo, além de masacrar a liberdade, se chevan lembranças muito boas que nao tinhan que se guardar .
Aquele abraço ;itxu e sinmto a misma fleicidade que vocé, por vocé e por teu povo mesmo, como irmao de longe, mais perto no coraçao de amigo.
Fernando o Navegante, Buenos Aires, Argentina.

 
At 8:16 AM, Blogger Portobello said...

Feliz día de los claveles!! y gracias por visitar mi blog con tanto comentario como tienes, es todo un honor que acudas al mío.

 
At 9:51 AM, Blogger Aprendiz de Viajante said...

Voltei hoje, 25 de Abril, para te dar os meus parabéns por este post lindíssimo!

Um bom feriado para ti.

 
At 10:31 AM, Blogger Menina Marota said...

Qual o sabor da Liberdade que ficou?
Vi ontem num qualquer noticiário das 20 horas, os jovens interrogados sobre o 25 de Abril, deram as respostas mais disparatadas!
Interrogados sobre se os Prof.s tinham falado no assunto, nem um o referiu.
Por vezes penso, que o 25 de Abril foi uma miragem, mas depois chego aqui leio-te e recordo-me desse dia, que também por mim passou.
E, recordo a esperança no olhar e no coração.

E, recordo tantas outras coisas e, recordo pessoas que não sobreviveram par verem este dia...

Mas, agora penso... que viseram a este dia? è mais um feriado para ser comemorado? É mais um dia "bom" para as floristas venderem a flor do dia?
É mais um dia, para certos políticos virem deitar "postas de pescada" pela boca fora?

O desemprego continua. A fome continua. Vale a pena enumerar o resto?

Onde está a Democracia?

Se não estamos a favor deles, estamos contra eles, e se é verdade, que já não somos presos, por falar do poder que estiver instalado, a verdade é que muitos de nós, fomos colocados na prateleira, humilhados profissionalmente, só porque temos a coragem de dizer qual é a nossa cor!
Democracia? Talvez para alguns...

Um abraço e parabéns pelo texto.

 
At 12:14 PM, Blogger inBluesY said...

Querido Mixtu, já te contei, meu pai trabalha num Jornal na altura... 1 bj amigo

 
At 12:36 PM, Blogger wind said...

mixtu vim desejar-te um bom 25 de Abril:) beijos

 
At 2:23 PM, Blogger Pryncesazul said...

Hola Mixtu, feliz dia de la libertad!!!!! cuidate mucho y espero k estes bien, con un poco de trabajo pero saludo a mis amigos, nos seguimos leyendo
y nuevamente "F E L I Z D I A"...
besos y abrazos
bye

 
At 3:01 PM, Blogger Rosmaninho said...

Mixtu

Sem dúvida!
Os teus comentários são fantásticos!

Por aqui passo, muitas vezes, não perco a leitura de nenhum, leio-os todos... o "Fecharam as portas sem música..." fez-me soltar uma boa gargalhada, o teu humor... és demais!

A leitura é mesmo um acto de Liberdade! Com ela cria-se um pacto... o do Afecto.
Aconteceu comigo...afeiçoei-me ao que escreves.

~*Um beijo*~

 
At 3:05 PM, Anonymous Anonymous said...

Bueno, regreso para encontrarme con que hoy hablas de un buen tema, la libertad.
Muchas gracias por regar también mis plantas durante mi ausencia.
Un abrazo

 
At 3:53 PM, Blogger Marta said...

Desde Cantabria con Mixtu.
Viva Portugal Libre!!!
besos

 
At 4:25 PM, Anonymous Anonymous said...

Olé!

Com que então não tens dias assim... que sorte a tua!

Hoje vou à rua, celebrar a Liberdade.

Ontem, o meu cliente americano, que por acaso é casado com uma portuguesa e fala muito bem Português, perguntou-me como é que celebramos o 25 de Abril agora, pois estava cá na altura da Revolução e logo após. Disse-me que se lembrava muito bem do que costumavam fazer.
Contei-lhe que hoje é um dia político com cerimónia logo pela manhã para os políticos. Quando lhe disse que o povo vê este dia como um dia de descanso e apenas isso, ele ficou muito desapontado e perguntou o que se faz ao nível de terras mais pequenas, se não há nada especial...
Disse-me que em Arruda os Bombeiros cozinhavam bacalhau para toda a gente e faziam-se jogos de volei, da malha, etc.

É triste ver que há quem não saiba o que se celebra hoje... não tive coragem de lhe contar. Eu não era nascida quando aconteceu. Comovo-me com os relatos dos meus pais sobre o dia e sobre como era Portugal antes do 25 de Abril, do meu pai que lutou em Angola, da história do meu padrinho que teve que fugir a salto para a França e só conseguiu ter sucesso à 2ª tentativa, das vezes que o meu pai foi interrogado pela PIDE, do facto de um PIDE ter aconselhado o meu pai a tirar novo passaporte para evitar ter problemas... das coisas simples mas incríveis como a Coca Cola ser contrabando... Às vezes penso que evoluimos tanto mas a verdade é que evoluímos muito para umas coisas mas andamos para trás noutras. Há vergonha de ensinar nas escolas a História que nos define, que nos torna Portugueses, de que devemos ter orgulho... Posso fazer a minha parte: gosto de ser Portuguesa, não tenho vergonha de o dizer. E um dia ensinarei aos meus filhos a nossa História, que me esforço por conhecer e dar a conhecer, nomeadamente aos meus amigos estrangeiros.

Obrigada, mais uma vez, por teres pintado o teu 25 de Abril desta maneira tão linda.

Beijinhos e bom 25 de Abril!

 
At 5:51 PM, Blogger eme said...

acabo de leerte... que bella foto la de la bicicleta y me has deleitado con lucha de gigantes mientras te leía..

saludos mixtu!

un abrazo mexicano!

 
At 8:21 PM, Blogger hala_kazam said...

comemorei o 25 de Abril ao som de Sérgio Godinho...

:)


*beijos*

 

<< Home

António Vega-Lucha de gigantes

_______________________________________________25.000 visitantes (Anterior counter),
ecoestadistica.com