Monday, February 26, 2007

Carnaval

El carnaval en España tiene un significado especial, ya que estuvieron prohibidas en todo el país durante los 40 años, con la dictadura de Franco, aunque en ciertas partes de España había celebraciones clandestinas, como en Cádiz y en otras partes se celebraban fiestas y bailes de disfraces en casas privadas. Al terminar la dictadura la celebración del carnaval volvió con todo su esplendor,
En la Argentina, los carnavales de la región andina (especialmente en las provincias de Salta y Jujuy) y en la ciudad de Buenos Aires son los más tradicionales.
En México lo carnaval de Mazatlán (los Papaquis) es famoso,
En chile, estas fiestas también tienen un significado especial,
Brasil, o país do carnaval,
Veneza, Nice, New Orleans são cidades carnavalescas,
Em Portugal... os Caretos em Trás-os-Montes, o Baile dos Compadres, as Cegadas, os Autos, as Queimas do Entrudo e muitos desfiles alegóricos que brincam ao carnaval do Brasil,
Salazar nunca proibiu o Carnaval e agora temos como Presidente, o Cavaco Silva, um dos principais entusiastas da terça-feira de Carnaval,

Como é que brincaram e como se brincou na tua terra ao Carnaval, (Questiono)
Como que se juega (en su tierra en su país) al carnaval,

155 Comments:

At 1:59 AM, Blogger mixtu said...

Eu, já comprei fatiota, este ano vou mascarado de "Pim",
o ano passado fui mascarado de "Anho",


E mais vos digo, acabei de pregar uma partida de carnaval a uma amiga, conhecida por dahhhhhhhh,
Eu sou tão mauzinho,

 
At 2:50 AM, Blogger Bird said...

Estou a ver... sempre a meter-se com as meninas...

E porque já se pode passar o carnaval em Espanha...

Bisous

 
At 3:50 AM, Blogger Poemas e Cotidiano said...

Mixtu: Um dia, arrume suas malas e va passar o Carnaval no Rio de Janeiro, no Brasil. Sera uma experiencia que voce jamais vai esquecer. O desfile das Escolas de Samba nas ruas, eh algo simplesmente MARAVILHOSO! Essas pessoas passam ate fome para juntar dinheiro para a fantasia. Criam, inventam, bordam... Nas ruas, as mulatas esbanjam sensualidade, dancando com seus minusculos biquinis, e muitas topless...
A alegria do povo carioca, eh invejavel! Em 1979 passei minha lua-de-mel no Rio... e fiquei encantada com a alegria, e a disponibilidade do povo carioca. Eh um povo muito feliz!
Entao ja sabe Mixtu...da proxima vez, va passar o Carnaval no Rio, e se inscreva para sair numa das Escolas de Samba na rua...voce vai viver uma experiencia unica. Ahhhhh e nao se esqueca de tirar fotos para colocar no seu Blog.
Beijos, boa noite
Mary
PS: Que voce eh mauzinho, todo mundo sabe....

 
At 4:05 AM, Blogger damadespadas said...

Opá este ano a máscara está difícil. Ainda vou ver o que se pode arranjar, mas espero que tenha uma ideia original...espero.
Um beijo carnavalesco

 
At 4:29 AM, Blogger Pau said...

Carnaval... Siempre es algo que vale la pena ver,,, Aunque no es por nada pero el carnaval en México vale la pena... Cuándo te esperaremos por acá??

Besos desde México!!

 
At 4:42 AM, Blogger Simone said...

Mixtu, carnaval aqui no Brasil vc sabe como é, né???
Mas tudo bem, vou fugir desta folia toda e vou para a praia descansar o cérebro e ouvir muito rock 'n' roll...
Bjs

 
At 6:12 AM, Blogger Mayte said...

E I que eu sou mulher da paz e tranquilldad, Eu faco exame do carnival no interior...mas ha algo enchants a mim, colorido e o sensation da uniao entre o todo o aqueles que festejan.

Mil bikiños e fim de semana bom!

 
At 8:03 AM, Anonymous Anonymous said...

Ojalá que todos los carnavales pudieran ser alegres celebraciones.
Un abrazo.

 
At 11:02 AM, Blogger lena said...

não me lembres isso, sou func. publica mixtu, nasci em África e lembro-me dos carnavais lá,mais pelo que me contam e pelas imagens, aqui claro que também sei como é, mas vivo numa zona onde o carnaval está muito apagado, não sei por culpa do cavaco, vou festejar com amigos, mas se te falar em "cardadores" isso diz-te algo?

se tropeçares por uma bruxinha olha que posso muito bem ser eu, e faço magia com palavras

beijinhos para ti "Pim"


lena

 
At 11:02 AM, Blogger Sara MM said...

atiram-se ovos para dentro dos autocarros; partem-se bombinhas de mau cheiro dentro da sala de aulas (de preferência na da professora má); enchem-se balões de água e ameaçam-se todas as meninas e todos os tótós; raspam-se os tic-tracs nas parede do prédio, para deixar a estalar entre as mãos fechadas numa caixinha, e principalmente para deixar a porteira fula com os riscos pretos; espalham-se estalinhos debaixo de todos os tapetes e espreita-se a próxima vítima; pede-se ao primo que tenha cuidado porque isso já são bombas a mais e maiores que as outras; prova-se nervosamente a fatiota feita pela avó (sim, porque gatsar balúrdios numa loja não tem 1/10 da piada); faz-se pose para as fotos tiradas pelo pai, as mesmas que ficarão perpetuamente numa das molduras dos avós; vê-se o carnaval do Rio e imaginamos que qd formos gds havemos de lá ir; escolhe-se a melhor festa, para dar e levar com martelos que apitam; dança-se muito, só músicas divertidas e em comboio, nada de rock ou rap; espera-se ansiosamente para ver os disfarces escolhidos pelas rivais; vê-se que afinal o X nem á tão lindo assim, agora que está vestido de mulher; pede-se à mãe uma das nossas antigas fraldas e sai-se para a rua mascarado de bébé; usa-se de novo a chucha que esteve perdida atrás do armário desde que tinhamos 2 anitos...

 
At 11:04 AM, Blogger Sara MM said...

e percebemos que o que lá, vai lá vai... e unca voltará... nem pra nós, nem pra ninguém!

 
At 11:05 AM, Blogger Sara MM said...

aqpenas as fotos continuam nas molduras... as chucas atrás do armário... as fraldas bem guardadas... as montras cada vezs mais pirosas e caras... as bombas cada vez mais proibidas... os estalinho, tric-tracs, martelos, cada vez mais extintos...

 
At 11:25 AM, Anonymous Anonymous said...

Pues que quieres que te diga, Mixtu, a mí el carnaval me produce tristeza porque pienso que es una lástima ir disfrazad@ 364 días al año y tener que buscarse una excusa -por muy festiva que sea- para poder ir un sólo día "disfrazad@" de autenticidad...

Un abrazo entrañable

Hannah

 
At 11:49 AM, Blogger Cláudia said...

Na minha zona n há grande tradição de carnaval.
MAs eu pela escola já andei mascarada de careto. Fomos nós que fizemos os fatos...passei muitas noites a cozer sarapilheira e a fazer novelos de cor!!
Bons tempos

Um beijo

 
At 1:09 PM, Blogger Fábula said...

eu ñ brinco ao carnaval, ando mascarada o resto do ano, neste dia folgo... e ninguém me conhece!

 
At 1:11 PM, Blogger mixtu said...

Poemas e Cotidiano:
O Rio é a capital do Carnaval, e já fui convidado, mas o Rio é para ser (re)visitado na época que ninguém o visita,
Deve ser difícil passar esta quadra longe do Brasil, e que tal uma viagem à New Orleans,
Pois, o ser mauzinho, já fui avisado que a vingança vai ser terrível,
Beijos Mary

 
At 1:15 PM, Blogger mixtu said...

alfazema,
O Algarve também é um país de Carnaval, nas aldeias e na comunidade piscatória,
sobre os cortejos, Loulé e outros, espero que divirtam os turistas, eu, definitivamente não sou turista em lado nenhum,
beijo

 
At 1:28 PM, Blogger mixtu said...

Palavars que escrevo:
Cardadores,
O tema do Carnaval é um tema que me apaixona, vários estudos sobre o mesmo já me passaram pelas mãos, sim, sei o que são, tal como as noitadas, as baldadas, as farinhadas, as camadas, as pedradas, os pisões, as barrarias, as paneladas e tantas outras cosas mais que, já poucos ou nenhuns sabem o que é,
Os cardadores, infelizmente, apenas numa pequena vila ainda existem (pelas minhas investigações) mas já não é feita de uma forma espontânea mas por uma associação que pretende que a tradição não acabe,
Quase que estou tentado a querer ir este ano de cardador, para isso preciso de algo de uma namorada ou amiga mas, não o vou pedir, pois lá vinha a anónima do anterior post falar que Freud explicaria a minha vontade de usar roupa interior feminina, assim… vou de Pim, cosa que aliás devo ser o único, mais uma tradição que se perde,
E por fim, Lena, o que me chateia é que se dá vozes a ignorantes que transformam as pessoas em ignorantes, dito de outra forma, hoje ouvi na rádio que o Carnaval de Torres Vedras (música de samba, embora sem as ridículas escolas) é o mais português de Portugal, haja paciência…
Bruxa, uma bruxa com aroma da terra e do sol africano, espero cruzar-me contigo,

 
At 1:36 PM, Blogger mixtu said...

Sarita:
Com todo o respeito pelos comments anteriores e os vindouros, este teu comment vale um blog,
Acrescento algo sobre as bombinhas de mau cheiro, quando catraio davam jeito nas salas de aulas, era feriado na certa mas, numa aula de matemática (aí está professor e disciplina má) lançou-se meia dúzia, pois te digo que não houve feriado, o prof. Zé Manel mandou fechar as janelas e ali aguentámos 50 minutos, nessa aula foi dado o teorema de Pitágoras, imaginas porque razão eu não faço a mínima ideia de que teorema se trata,
Beijinhos

 
At 1:39 PM, Blogger mixtu said...

Claudita:
Devias ter ficado bonita pois os fatos dos cardadores são muito bonitos mas os dos caretos são os mais bonitos, tradição milenar,
Beijos que espero cheguem na hora e fresquinhos,

 
At 1:42 PM, Blogger mixtu said...

Para todos as restantes amigas que comentaram até este momento, um excelente carnaval,

 
At 1:57 PM, Blogger Cláudia said...

Chegou um bocadinho atradado, porque só o vi agora :)

Mas olha....como estou a comer morangos...foi um beijo com sabor a morango :)

Obrigada

 
At 2:13 PM, Blogger Rui said...

Em Lisboa parece Carnaval o ano inteiro. Pelo menos comigo, com as coisas que vejo, só parece que estão a gozar.

 
At 3:10 PM, Blogger Lila Magritte said...

Un carnaval siempre es una fiesta llena de alegría y esperanza, que se derrama de país en país.

Feliz carnaval para todos.

 
At 3:55 PM, Blogger Cadelinha Lésse said...

Bom, na minha terra o Carnaval é quando um homem quiser. Andam todos disfarçados de palhaços ao longo do ano, por isso...

 
At 5:11 PM, Anonymous Anonymous said...

Carnaval, dispensa-se os balões de água, ovos e afins...
De resto é bem giruuuu!!!
Bom Carnaval com mtos sorrisos
=P

 
At 6:02 PM, Blogger Carlos Estroia said...

Bem eu sou de Trás - os - Montes e ai são os caretos ou os entrudos.
Abraços

 
At 6:14 PM, Anonymous Anonymous said...

Yo no soy muy de carnavales y disfraces, pero los niños sí, en el colegio o por la calle. Este año 'hemos ido' de vikingo, está requeteguapo y se lo ha pasado muy bien.

BesoS

 
At 6:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Em Portugal há a mania de imitar os brasileiros..mas o carnaval com algumas roupas diferentes, trocadas, um lenço pela cabeça e uns oculos com um nariz grande e passear com mais alguns e algumas assim e temos um carnaval bem passado..

 
At 6:51 PM, Anonymous Anonymous said...

Que disfrutes el carnaval. En mi ciudad no es una fiesta grande, si en Cadiz que está muy cerca y a la que muchos amantes de el carnaval se desplazan a disfrutarlo.

Besos

 
At 6:51 PM, Blogger Portobello said...

Un buen repaso por los carnavales mundiales. A mi el que más me gusta, de hecho el único, es el de Venecia, porque es muy artístico y misterioso ese carnaval de máscaras que tienen mucho de poético y con sus ropajes ideales para el frío....verdadera belleza.

Un abrazo amigo

 
At 7:04 PM, Blogger Ana said...

Por estes lados acho que não há nenhuma tradição que se destaque!

 
At 7:16 PM, Blogger Galo Rouco said...

Recebe um abraço, um saludo e bom carnaval!

 
At 7:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
kissesssssssss

 
At 7:45 PM, Blogger joaninha said...

Carnaval!
Muitos, quando criança, mas nunca me entusiasmei com esta festa. É um faz de conta que me entristece porque muitas vezes esconde a tristeza para fazer rir os outros...somos todos máscaras durante os 365 dias de cada ano... e também a fazer de conta com muita coisa... Mas gosto que os outros se divirtam, se for mesmo verdade que se estejam a divertir.
Um beijo e Bom Carnaval.

 
At 7:46 PM, Blogger Sol said...

Onde vivo não tem grandes tradições carnavalescas...
Para mim Carnaval é a paródia de nos vestirmos, ver a figurinha do pessoal , rirmo-nos, e divertirmo-nos até a noite acabar.
Que nunca falte a disposição!!!

Bom Carnaval
Beijinho

 
At 7:51 PM, Anonymous Anonymous said...

Mixtu, aqui em Sesimbra o Carnaval é "famoso"... atrai todos os anos muitas, mas muitas pessoas, mas para ser sincera, não ligo muito a esta época. Não tenho paciência para sair de casa nestes dias e ir-me meter na grande confusão. Ainda por cima, chove quase sempre. Quando era miúda adorava e mascarava-me sempre. :):)
De qualquer modo, desejo a todos os que gostam desta época, um muito divertido carnaval!

Beijinhos e bom fim-de-semana. *****

Lu Costa

 
At 8:20 PM, Blogger inBluesY said...

não gosto nada destes carnavais!

 
At 8:59 PM, Blogger Lagoa_Azul said...

Lembro bem como Cavaco Silva gosta do Carnaval, a ponto de em 1993 querer abolir esse dia como feriado…

Adiante, sobre o Carnaval na minha vila…
Alves Redol retratou em livro a minha terra, os seus usos e costumes.
Assim começa …

“..por aquela estrada cabisbaixa que une…, está a minha vila. Não conheço, em todo o Ribatejo percorrido, aldeia que irradie mais simpatia por atributo próprio.
Emoldurada por campos áridos, onde o seixo é como espiga em seara basta, vegetação farta…., fio de água a murmurar, ..ou a toalha azul do Tejo marcada de mouchões…
Embora só representado pelo Carnaval, o teatro era o único auto que se representava na aldeia, e de origem absolutamente popular. Na terça feira á noite, na “casa das brincadeiras” e no intervalo do bailarico, representava-se o auto , O Bicho do Entrudo.
Eram doze personagens a representar…”

Hoje contudo, ainda se organizam grupos de pessoas que retratam satiricamente os usos e costumes tão peculiares que ainda subsistem, e que desfilam pelas ruas nos dias e noites de folia.

Resta-me desejar-te uma magnífica época Carnavalesca.
Eu por estes dias, tal como esta tarde brinquei um colega de trabalho, vou só por o elástico nas orelhas ;), mas sonho um dia disfarçar-me de donzela do séc. XIX, assim tenha príncipe para dançar comigo a valsa…

Boa noite meu doce amigo, beijos com carinho.

 
At 9:08 PM, Blogger CS said...

Eu gosto!

E tou dentro duma máscara veneziana.

Vê se tu gostas!

 
At 9:10 PM, Blogger mixtu said...

Cláudita:
“estou a comer morangos...foi um beijo com sabor a morango”, pois… tens que atender ao remetente dos beijos, o que enviei foi “endereçado à face” ;)

 
At 9:15 PM, Blogger mixtu said...

Eterna (Lu)
Sesimbra, um dos Carnavais tradicionais, sem dúvida...
Bom fim de semana

 
At 9:24 PM, Blogger mixtu said...

Lagoa zul:
Alves Redol,
gosto da sua (e da tua) escrita,
Pois te digo que vives numa gloriosa terra,
mui bonita,
e quem tem o Tajo, tem tudo…

"Retratam satiricamente os usos e costumes tão peculiares que ainda subsistem" eis o Carnaval,
fico feliz que digam as “verdades” locais,
que se puxem as orelhas aos políticos, profissionais liberais e que se fale que o vinho de um é feito a martelo,
que cicrano não anda a dar conta do recado à mulher mas, por sua vez a amante anda deliciada,
que uns determinados sobrinhos enterraram a tia cedo de mais pois ela acabou por fazer outro testamento onde deixou tudo à Igreja,
que o Padre é o consolo das viúvas e por adiante…

Comment que vale post,
lindo postal ilustrado da tua linda terra,
que para ser paraíso só tem que ter um coreto na praça principal, assim o espero…
Beijos de carinho, de muito carinho

 
At 9:44 PM, Blogger butterfly said...

Eu também não me costumo mascarar,não tenho esse espirito mas gosto de ver os outros e claro,de me divertir muito nesta época..dançar muito... :)
Um óptimo carnaval para ti!!
Beijinhos!!

 
At 10:00 PM, Blogger Lagoa_Azul said...

Bem deixas-me sempre sem palavras quando me respondes no teu blog...
Agora respondento ao que questionas, claro que sim , tem um lindo coreto na praça central em frente igreja, onde em agosto se fazem os festejos mais bonitos de todo o ribatejo, e isto sem modestia...
É sim, aqui é o paraiso...

 
At 10:02 PM, Blogger susemad said...

Ainda não tenho máscara para este ano! Também confesso que não é uma época que me atraia muito! Talvez vá até Loulé ver os carros alegóricos, afinal este ano o concelho comemora os seus 100 anos de Carnaval!! Vou aproveitar para pregar umas partidas aos amigos e atirar uns quantos confetis.
Um bom fim de semana com muita folia e serpentinas!

 
At 10:19 PM, Blogger mixtu said...

Lagoa Azul:
... que não estraguem o coreto pois é elemento essencial para o paraíso,
sem ele...
onde tocariam as bandas,
onde se ia roubar o primeiro, beijo,
onde nos escondíamos com a moçoila de momento quando vem lá a namorada,
onde nos agachávamos depois de partir o vidro da mercearia do Ti Júlio com a pedra da fisga que insiste em não acertar no melro,
E onde é que eu subiria para tirar a fotografia a comprovar que estive nesse paraíso,

À autarquia local,
ponham lá 24 horas um GNR a guardar o coreto, claro em turnos de 8 horas, não é pelo militar mas, para termos a certeza que fica bem vigiado,

 
At 10:40 PM, Blogger Lagoa_Azul said...

..Autarquia local responde:

-Sem duvida alguma que o nosso coreto jamais, enquanto eu por cá vigiar, irá sair do sitio, até porque aqueles tons de azul e amarelo são encantadores.
Não temas por esse coreto no paraiso do ribatejo, até porque no jardim defronte está o busto de Alves Redol a velar para que assim continue.
Assim sendo já estão dois seres em sentinela, um mortal e outro imemorial,

Um bem haja amigo Mixtu, por se deleitar em minha Gloriosa vila :)

 
At 10:58 PM, Blogger Reino do Algarve said...

O Carnaval é sempre uma época digna de se festejar, e não faz grande sentido, a meu ver, se não nos mascararmos! É uma perspectiva fantástica a de sermos actores pelo menos por um dia!
Mas infelizmente, eu não me vou mascarar, pela simples razão,de aqui onde vivo, na Finlândia o carnaval simplesmente não existe, e agora que fazer?????????
Um bom carnaval para vocês todos.

 
At 11:18 PM, Blogger mixtu said...

Lagoa Azul,
Desejo conhecer esse coreto de tons amarelo e azul e o busto de Alves Redol, ;)

 
At 11:18 PM, Blogger mixtu said...

Alfazema
Na tua aldeia brinca-se ao Carnaval, ainda bem que não passam lá turistas, registos de Carnavais com trajes de velhas conheço muitos, não conheço à terça, dia do Entrudo, é festa de domingo ou mesmo de segunda-feira, apelidada de 2ª das velhas como acontece no Alentejo e nas Beiras, é normal que as velhas tragam cartazes com dizeres brejeiros e críticos e se houver dois grupos, “pancada” na certa, cantam canções normalmente ligadas à gastronomia ou ao furto de peças de caça ou de capoeira,
Ao Carnaval também está ligado comer determinados pratos, como regra, a melhor galinha ou galo ou o porco que entretanto se matou no sábado gordo, na quarta-feira, a de Cinzas em muitas terras há repasto, porco ou bacalhau, mais as batatas com bacalhau e grelos, a existência de carros alegóricos a sul do Tajo é recente, a norte os carros de bois e de burras, enfeitados com o verde e amarelo das mimosas é uma tradição secular, em conclusão na sua terra há Carnaval, na maioria das outras terras há…

 
At 11:23 PM, Blogger Aniwiki said...

Bon carnestoltes :)

 
At 11:37 PM, Blogger 919 said...

Mixtu, o que é o "Pim"? E que partida pregaste à tua amiga? Disfarçaste-te de croquete c/palito?

 
At 11:49 PM, Blogger Meia Lua said...

Aqui em Lisboa é sempre a mesma coisa... quase não vejo nada, só mesmo as criancinhas fantasiadas :)
beijinho

 
At 11:58 PM, Blogger mixtu said...

LéLé:
Eu se contasse tudo a administração do Blog, entretanto já cotado na Bolsa de Amsterdam (para quem conhece a localização, a vizinhança da Euronext já se está a rir, mas garanto que não foi esse o motivo que levou a administração a escolher essa praça financeira) despedia-me
yayayayaya
Mas está lançado o desafio, o que é o Pim e o Anho, nada de "brejeirices",
yayayayayayaya

 
At 12:19 AM, Blogger Poemas e Cotidiano said...

Mixtu: Eh verdade, a epoca melhor para visitar o Brasil nao eh no Carnaval mesmo.
O Rio eh fantastico, mas melhor visita-lo em uma fase mais calma.
Mas por outro lado, os desfiles de ruas sao fantasticos!
Mixtu, nao quero ir pra canto nenhum...ja pulei tantoooooo Carnaval na minha vida, que hoje quero mais eh sossego minino.
Bjs
Mary

 
At 1:10 AM, Blogger lena said...

mixtu, os cardadores ainda vêem à rua pelo carnaval, ainda fazem as suas reuniões, claro que não é nada como antes e hoje já não são de uma pequena vila mas sim de uma cidade
acho que sabes que só homens podem pertencer aos cardadores e fazer parte dos seus rituais, também leio um pouco sobre o carnaval, certamente muito menos que tu
e gosto desta quadra

um dia de bruxinha outro de índia é o meu carnaval

beijinhos e uma noite bem passada, cuidado com os teus sonhos

lena

 
At 1:30 AM, Blogger mixtu said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 1:31 AM, Blogger mixtu said...

Palavras que escrevo:
As minhas desculpas, referi pequena vila mas é cidade, bonita cidade, e que bonito Museu, e o Alcaide do Ayuntamiento local pareceu-me (convenceu-me) que é uma pessoa muito dinâmica, tentei o convencer para a minha causa, a monárquica, mas em vão...
Cardador, tal como o careto é homem, é um ritual de iniciação para a "maioridade" masculina,
Sonhos maritimos,
jinhos, Lena

 
At 2:06 AM, Blogger Joana said...

Mixtu,
aqui na terrinha o Carnaval é em GRANDE!!!
Aparece na televisão e tudo, sabias? É o Carnaval Europeu não-sei-de-quê…
Grande corso carnavalesco, etc, etc, etc...vem gente de todo o país (e arredores!).
Há festa desde que acaba o Natal (mesmo que o Carnaval seja só em Março).
Há farturas e algodão doce. Há barraquinhas de tudo e mais alguma coisa. Baila-se dos 0 aos 120 anos.

Enfim...fiz muitos km pelas ruas desta cidade.
Muita bolha no pé a bailar.
Muitos beijos com sabor a música.
Acordava cedo e não me deitava de sábado a terça-feira...

Agora...estou cansada disso tudo. A paciência esgotou. Aproveito apenas o Feriado (ainda) e a ponte (ai não!) e fujo para sítios calmos, onde possa descansar (sem o barulho, foguetes, morteiros e gritaria que se concentra nesta cidade) e onde possa sair à rua (porque aqui fecham as ruas todas e sinto-me encurralada!).

Este ano, lá vou eu para longe e bem acompanhada. Disfarçada de mim mesma, brincar a ser "Joana - Rainha de tudo"!!!

Beijinhos e até ao meu regresso!

 
At 3:58 AM, Blogger SV said...

O Brasil é o lugar de muito carnavais, com cores e costumes diferentes. Eu, po´rem não gosto. Prefiro tirar esses dias para mim, fazer minha folia em silêncio, viajar, ler e conviver em família.

Um abraço,

Sílvio

 
At 6:59 AM, Blogger Sole.- said...

Vaya fiesta el carnaval!!
Beshotes muchos!!!!

 
At 10:13 AM, Blogger Rosmaninho said...

Bom dia!
Bom Fim de Semana!
um beijo

 
At 11:14 AM, Blogger Zé Carlos said...

Olá Mixtu... eu vim lhe fazer um convite para que no meu Blog, veja um pouco do Carnaval brasileiro, a maior festa do planeta !!! Sinta-se bem-vindo.... abraços ..

 
At 1:45 PM, Anonymous Anonymous said...

Feliz carnaval Mixtu;;)) beijosss

ps/. de qué te vas a disfrazar??

 
At 2:33 PM, Blogger wind said...

xiiiiiiiiiiiii mixtou, detesto o carnaval:((( lol. beijos e diverte-te:)

 
At 2:47 PM, Blogger Lobita said...

Por aqui, também não há nenhuma tradição especial. Mas este ano, vou aproveitar a minha super-barriga para me mascarar de Big Show (WWE). ;-)

Um óptimo carnaval para ti!!

 
At 3:01 PM, Blogger Mónica said...

boa! o fã do carnaval é mesmo esse!
por cá é mais o género do da fotografia!
o melhor carnaval é em ourense!
não gosto do carnaval...nem tenho dúvidas nem me engano, cá está mais uma!
;-)

 
At 3:54 PM, Blogger Ni said...

A história do Carnaval começa no princípio da nossa civilização, na origem dos rituais, nas celebrações da fertilidade e da colheita nas primeiras lavouras, nas margens do Nilo, há seis mil anos atrás.

Foram na intenção da Deusa Isis, no Egipto Antigo, as primeiras celebrações carnavalescas.

Com a evolução da sociedade grega evoluiram os rituais, acrescidos da bebida e do sexo, nos cultos ao Deus Dionisus com as celebrações dionisíacas.

Na Roma Antiga bacanais, saturnais e lupercais festejavam os Deuses Baco, Saturno e Pã. A Sociedade Clássica acrescenta ainda uma função política de distenção social às celebrações, tolerando o espírito satírico, a crítica aos governos e governantes nos festejos.

...

A História do Carnaval é fascinante, sobretudo o modo de 'enganar' a rigidez cristã, fundamentada na abstinência, na culpa, no pecado, no castigo, na penitência e na redenção , que renegava e condenava o Carnaval.

Porém... eu não gosto desta época. Reconheço que para muitas pessoas possa significar folia, mas... é no dia-a-dia que se manifesta - hoje - a alegria e não nos excessos que tão longe estão da saudável brincadeira.

Amigo mixtu, aqui a chata não festeja o Carnaval, embora - confesso - não me importasse de estar agora em Veneza, onde a subtileza da máscara, do jogo, do anonimato, tanto se aproximam de rituais de sedução.

Ni*

 
At 3:55 PM, Blogger இலை Bohemia இலை said...

Buen carnaval...

 
At 4:05 PM, Blogger Cláudia said...

Tens razão mixtu...engano meu :)
Desculpa
Bom sabado

 
At 4:51 PM, Anonymous Anonymous said...

Bem , eu devo ir disfarçada de mim mesma...lol. Bom Carnaval para ti Mixtu ;) Beijinhos

 
At 5:59 PM, Blogger mixtu said...

Ora vamos lá ver se o meu videofone, que era do Carlos Fino quando estava no Hotel Palestina em Bagdad, funciona,
AMIGAS E AMIGOS,

 
At 6:01 PM, Blogger mixtu said...

Um abraço muito especial para os amigos do Brasil, esta é a vossa quadra, para quem deseja saber mais sobre a história do Carnaval de Terras de Santa Cruz, nomeadamente o papel dos portugueses nessa festa é só clicarem na pasquina do Zé Carlos,

 
At 6:04 PM, Blogger mixtu said...

Alfazema,
Lindo conceito de turista que deu “é todo aquele que, nacional ou estrangeiro, se ausenta da sua casa , em passeio, por um período mínimo de dez dias”, faço minhas as suas doutas palavras,
Eu, quando referi que não sou turista em lado nenhum, é porque em Roma, sou romano, um exemplo concreto, numa ilha tropical estive 3 dias a fazer flores e a colorir sal para aplicar nos mosaicos de rua para o dia da Padroeira de um Pueblo da montanha, o que lhes deu muito jeito pois as mãos livres da aldeia estavam ocupadas nas cidades e praias a servir turistas, soledad dessas fiestas e de uma menina, a única que não trabalhava para os turistas,

 
At 6:07 PM, Blogger mixtu said...

Ni*,
A história… brilhantemente contada por quem sabe leccionar,
Sra. Professora, os bacanais de Roma são mais conhecidos que o Benfica (o Benfica, eu às vezes…) se se ensaia de gastronomia, de desporto, do direito, etc, etc, lá aparecem os ditos,
espero que eles tenham realmente tirado proveito, perdão, que tenham acontecido para que a história esteja bem escrita e contada,
Veneza (…) há uma canção muito bonita de Júlio Iglésias, “Veneza tierra de mi padre”, ou será “Galicia”,
Ni* é Carnaval,
Minha Gente, agora só volto a ter satélite amanhã ou depois de amanhã,
Beijinhos,

 
At 6:45 PM, Anonymous Anonymous said...

Gracias por el cometario que me dejastes en tu blog.
Ya lo lei ;)

A mi el carnaval me gusta mucho.
durane cuantro años estuve en una "rua".
Haciamos nuestra propia carroza y nos haciamos los disfraces.
Ahora hace ya unos tres años que no he participado de nuevo con mi grupo de amigos de carnaval porque ultimamente estoy muy desanimada.

Te mando un beso inmenso
Maribel

 
At 7:19 PM, Blogger almena said...

disfrútalo mucho

un beso

 
At 7:24 PM, Blogger mixtu said...

Maribel,
Escrevo na lingua de Camões e não na de Cervantes para não faltar nenhum verbu e ficar bem demonstrado o meu carinho que tenho desde há muito por ti,
Se há post bonito em toda a blogoesfera é o que tens no teu blog,
É um hino, uma canção ao amor, ao amor da vida,
Por vezes não conseguimos obter o que desejamos, é assim a vida, ninguém tem tudon mas, há muitos que não têm nada, pois não têm amor, não amam,

Tu amas, em ti nasce e floresce o amor, tu és uma guerreira, uma guerreira da vida, nunca o olvides, uma guerreira do amor, feliz do homem que escolheste para teu companheiro, ele tem a obrigação de te colocar num pedestal, pois tu és um diamante dos mais raros,
Tudo de bom para ti, um abraço muito apertadinho de um português que te quer muito, que preza muito a tua amizade,

MAribel, hoje e sempre, em contacto e fica descansada que eu não vou bater à tua porta, ;)
FORÇA GUERREIRA.

 
At 7:40 PM, Anonymous Anonymous said...

ola meu amigo mixtu

tudo bem com vc


¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨)
(¸.·´ (¸.·` *Recebi este recado e gostei da brincadera por isso to passando pra vc continuar com ela . Passe esse coração para pelo menos 15 pessoas que você tem certeza que gostam de você, e se você estiver dentro do coração delas elas terão que enviar esse coração de volta pra você!!!Hein...
Vamos ver em quantos corações você esta???


____*_*_*_*_______*_*_*_*_
___*_________*___*_________*
__*____________*_____________*
__*_________VOCÊ___________*
___*___________É____________*
____*_______ESPECIAL_____*
______*__________________*
________*______________*
__________*__________*
_____________*_____*
______________ *--*
________________*
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨)
(¸.·´ (¸.·` *Espero receber isso de volta
Cuidado vc pode estar dentro dele!!!rsrs
¸.·´¸.·*´sil¨) ¸.·*¨)
(¸.·´ (¸.·` *

 
At 10:03 PM, Blogger Sunshine said...

Watching from a dark balcony, below would be an ocean of colours, beat and rythmn into a positive trance that touches your soul into moving your hips to the magic from below... Carnaval in Madeira.

 
At 10:21 PM, Blogger Maggy said...

É Carnaval…
Dias de divertimento e confusão…
Há quem considere banal…
Não deixa de ser tradição!
Colocar a máscara ou tirá-la?
Eis a questão!?!?!? Confesso que no carnaval passado mascarei-me loira, coloquei uma cabeleira de madexas loiras e fui dançar até o Sol nascer!MAs este carnaval saíu-me caro, ao sair da discoteca "KARMA"(Rio Maior), no meio da confusão fizeram-me um perfeito e doloroso coração com um cigarro no lado direito do meu rosto! Foi uma queimadura feita com muito amor!Eh eh eh!Actualmente já não se nota absolutamente nada! Esteano a minha noite de carnaval vai ser de 2ª p/ 3ªfeira, mas ainda não pensei no disfarce! Beijo mascarado e diverte-te muito!

 
At 10:56 PM, Blogger Lua said...

Para os meus lados não há uma grande tradição com o Carnaval... Eu gostava era de passar um Carnaval no Rio de Janeiro...

Beijinho e bom Carnaval ;))

 
At 11:26 PM, Blogger lena said...

mixtu já deves estar na noite, penso eu e já mascarado

bom carnaval para ti,


se te encontrar transformo-te


beijinhos querido amigo

lena

 
At 2:04 AM, Blogger niza said...

en mexico tambien es muy famoso el carnaval de veracruz, =) nunca he ido a ninguno es lo malo =(


saluditos


sigo leyendo....

 
At 7:08 AM, Blogger Yegua Viciosa said...

Mixtu,
En Chile no tenemos esas fiestas, tuve la suerte de asistir hace un par de años atrás a los de Brasil, la experiencia inolvidable!! La alegría y energía que tienen los brasileños es envidiable.

Besos con aroma a Ron...

 
At 3:47 PM, Blogger @Intimä said...

Me encanta el Carnaval
te voy a contar una curiosidad
sabías que mientras la prohibición de Franco solo un pueblo de Sevilla
las infringía sin poder remediar el gusanillo de ir de mascaras como ellos lo llaman
ese pueblo es Fuentes de Andalucia
bonito nombre eh¡¡
Besitos.
Pd: Yo siempre me disfrazo en carnaval este año hemos ganado un pequeño trofeo.

 
At 4:39 PM, Blogger CS said...

Por que é que parte das pessoas não curte o carnaval? Sabes?

 
At 9:46 PM, Blogger mixtu said...

Alfazema,
Um comment todo gastronómico, eu fiquei pelo peixe e marisco, confesso que já tinha saudades das ostras feitas por uma pessoa que insiste em ser meu amigo e que é dos poucos que as sabe amanhar, um bom anho,

 
At 9:50 PM, Blogger mixtu said...

Sunshine,
Madeira, ilha jardim, ilha de grandes amigos e amigas, a primeira vez que aterrei em Santa Cruz (cumprimentos para a Câmara Municipal) julguei que o piloto se tinha enganado, em vez de aterrar ao “comprimento” da pista, tinha aterrado utilizando a “largura” da mesma, mas não, ;)

 
At 10:00 PM, Blogger Ana said...

Vive-se o espirito carnavalesco não de forma completa, mas de forma parcial e entusiasta. Eu e mais uns quantos amigos e amigas vamos mascarar-nos e divertir-nos! Bom carnaval! :D ***

 
At 10:02 PM, Blogger mixtu said...

Maggy,
Em primeiro lugar um excelente post no teu pasquim, salão que começa a ser um meu vício,
Colocar (uma altura um professor, dos maiores de Portugal, verificando que os alunos só escreviam colocar e ninguém escrevia pôr, qualquer dia, segundo ele, as galinhas deixam de pôr ovos e passam a colocá-los, ;) ) ou tirar a máscara,
É possível as duas situações ao mesmo tempo, (questiono)
Margarida, Besitos

 
At 10:13 PM, Blogger mixtu said...

Maria Pedro,
"Muitos não gostam de Carnaval", …
Nas suas terras não é tradição e depois para brincar ao Carnaval é preciso estar bem,
É com agradável surpresa que vejo muitos comments a falar que se vão divertir ao Carnaval, pois o estado de espírito (julgo) da maioria dos colegas blogares não é dado a festas mas à melancolia mas... temos aqui uma psicóloga que poderá hablar melhor desse assunto,
Besitos

 
At 10:32 PM, Blogger mixtu said...

Dreams,
Carnaval de Paris,
Acredito, pela tua descrição que é bonito tal como a Cidade-Luz,
Elí, Venez...

 
At 10:59 PM, Blogger CS said...

Está respondido. Era o que eu pensava :)

O meu post pode parecer melancólico mas não é. Tal como a Beauvoir no excerto do livro, a canção fala de dávida, primeiro, e de mãos vazias, depois. Finalmente, um lamento... Aqui é melhor deixar cantar o menino:
"I know someday you'll have a beautiful life,
I know you'll be a star in somebody else's sky
but why, why can't it be in mine?"

Olha, e da música, gostaste?

Beijos!

 
At 11:10 PM, Blogger mixtu said...

Maria:
A música do teu blog é excelente, espero que gostes da música do meu, ;)

A melancolia que refiro prende-se com a leitura dos diferentes blogs,
um exemplo, a regra na poesia (na blogo lusitana): é falar da saudade, perdi o "homem", volta que eu perdoo-te,
O "lágrimas” do Zé Cabra nasceu da leitura da blog cá do burgo" ;)
Na castelhana: descrevem noites de amor,
me gusta españa, lol
Besitos e agora vou dormir a España

 
At 11:11 PM, Blogger CS said...

Pues... tienes razón, Mixtu!

Por eso me gusta tu tiendita e me gustas tu!

 
At 12:31 AM, Blogger bravo said...

Proibir o Carnaval é mesmo de ditadura... Bom Carnaval!

 
At 6:08 AM, Blogger UMA said...

Acà hay provincias que lo festejan durante largas jornadas, con desfiles, mùsica y baile (muy al estilo Brasil), pero se ha perdido ya en muchisimos lugares, recuerdo que era muy divertido asistir de pequeña...
Vaya loco ese Franco....
Un abrazo, mixtu.

 
At 6:13 AM, Anonymous Anonymous said...

Oieeeeeeeee MIXTO


Tô passando aki só pra te desejar

11111111111111111111111111$$$$$
11¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸111111111$$¸¸¸$$
11¸¸¸Uma Noite¸¸¸11111111$$¸¸¸¸¸$$
11¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸1111111$$¸¸¸¸¸¸¸$$$
11¸¸CHEIA¸¸¸¸¸¸¸1111111$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$$
11¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸1111111$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
11¸¸¸¸DE¸¸¸¸¸¸¸¸1111111$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
11¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸1111111$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
11¸¸ALEGRIA¸¸¸¸¸1111111$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
11¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸1111111$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$$$$$$
11111111111111111111111$$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
111111111111111$$$$$$$$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
1111111111$$$$$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
1111$$$$$$$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$11$¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
1$$$$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$111$¸¸¸¸¸¸¸$$
$$$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$1111$¸¸¸¸¸$$
11$$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$1111111$$¸$$
1111$$$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
111111$$$¸¸¸¸¸¸¸$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
11111111$$$$$$$$$¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
1111111111111111$$¸¸¸¸¸¸¸¸¸$$
11111111111111111$¸¸¸¸¸¸¸¸¸$
11111111111111111$$¸¸¸¸¸¸$$
1111111111111111111$$$$$
Bjins

 
At 9:30 AM, Blogger Rosmaninho said...

Mixtu

Boa Segunda-feira "Gorda"!
Um beijo

 
At 10:19 AM, Blogger Bird said...

Juste pour un bisou...

 
At 11:04 AM, Anonymous Anonymous said...

Bom carnaval...eu vou mascarar-me como sempre!
De palhacinha ;)
Beijo meu!

 
At 11:50 AM, Anonymous Anonymous said...

Também me mascarei ...foi girissimo, grandes partidas...preguei.
Gostei imenso dete cantinho, Bj

 
At 1:31 PM, Blogger Lagoa_Azul said...

Meu amigo, adorei ver-te mascarado de “Pim”
Aliás devo confessar que estavas lindo, pena que nem todos por quem passo se mascarem assim de “Pim”.
Poderia desta forma comparar qual “Pim” era o melhor, lol
Realmente com um “Pim” tal como estavas, nem quereria eu ver outra coisa, lolllllllllllll
E pronto eu ando hoje mascarada de dahhhhhhhhhhhhhhh, tecla numero 3.

Beijinhos com carinho, alias muito carinho, e viva o Entrudo…

 
At 2:08 PM, Blogger lena said...

mixtu um olá meu,
num navegar entre fantasias de carnaval, não te vi, não te transformei, num "belo sapo" depois o segredo para voltares a ser tu era eu e claro que gosto de animais por isso beijava o sapo


continuação de bom carnaval que ainda falta este e outro dia


beijinhos meus amigo


lena

 
At 2:39 PM, Blogger Marta said...

¿y en Portugal? ¿no hay carnaval en Portugal?
Besos

 
At 3:39 PM, Blogger lena said...

claro que aceito mixtu, mas não sou poeta e apasar do dia ser de festa hoje bateu à minha porta a nostalgia


Nostalgia
da noite,
no silêncio
do caminho
entre a madrugada perdida
em
destinos
ânsias
frustrações,
no absurdo frio
de um sonho.
Arrumei
a
luz do dia
na ternura de amantes
entre o espaço
da janela.
Memórias de grito eloquente
num sim à poesia,
onde a poesia
é excelência
nas palavra interessantes
dentro da cidade perdida.
Troquei o ontem
pelo amanhã
para o sentir
renovado
de razões
numa deriva de olhar
o azul
pisando a areia da vida.

l.maltez

poesia é o que se sente no momento e sai assim, mesmo mal" a poesia
é excelência
nas palavra interessantes"

beijinhos para ti querido amigo

lena

 
At 4:54 PM, Anonymous Anonymous said...

É carnaval ninguém leva a mal. Dizem. Com máscara ou sem ela, venha daí esse feriado e boa semana.

 
At 5:55 PM, Blogger isterica said...

Uy pues yo no sabía que durante la dictadura estaba prohibido el carnaval.

 
At 6:18 PM, Anonymous Anonymous said...

Beijocas e bom Carnaval. Espero que te divirtas muito!

 
At 6:25 PM, Blogger mixtu said...

Lagoa Azul,minha doce amiga,
Amanhã mando foto de anho,
E hoje, eu mais um colega andámos mascarados,
eu de Cavaco Silva e ele de trolha com fato domingueiro,
todos identificavam o Cavaco, era o que ía a comer bolo-rei, lol

 
At 6:26 PM, Blogger mixtu said...

Palavras que escrevo,
Pois eu vi uma bruxinha, e amanhã como não te vou ver pois não vou para esses lados manda foto de uma índia, lol

Bateu-te à porta a nostalgia, manda-a embora, não entro em tua casa com ela, lol,
Lena, Beijinhos querida amiga,

 
At 6:34 PM, Anonymous Anonymous said...

MIXTU é a primeira vez que o visito e como reparei que já tem uma comentadora Ni,embora seja o nickname que uso nos meus comentários,aqui assino Ni Maltez.
Quanto ao Carnaval...um desafio...Nazaré... e depois digam-me se isto tem alguma coisa a ver com Brasileirices,não são os desfiles não, esses são normais mas tudo da terra.Mas as bandas infernais as cegadas e os bailes...além dos bares claro!!!
Só este ano saiu um CD com 40 Marchas,tudo feito por Músicos e Cantores da Terra.
E eu,que até não sou de cá,aconselho vivamente.
Podem espreitar e ouvir algumas marchas em www.carnavaldanazare,vão ver que vale a pena.

 
At 7:52 PM, Blogger Antona said...

Por fin hay carnavales...
salu2

 
At 8:14 PM, Blogger mixtu said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 8:28 PM, Blogger Rosmaninho said...

Mixtu, Lindo!

Brincar ao Carnaval era o que costumava fazer em criança, adolescente e jovem...
Mascarava-me com tudo o que tinha em casa, outras vezes... a minha habilidosa mãe fazia-me a "fardamenta" :).
As brincadeiras não passavam de andar, em grupo, de rua em rua "desfilando", metendo conversa, enfarinhando (ora com farinha ora com papelinhos, pregando partidas, indo a matinés na "Música", fazendo "assaltos" (entrando em casa de amigos e aí o "baile" começava). Carnaval, em Loulé, também tinha a minha visita, de vez em quando.

A última vez que brinquei, em jovem (25 anitos), vesti-me de Pierrot e o meu "rei" "entrouxou-se" como sempre... muito à sua maneira ( fez uns dentes com casca de laranja e andou toda a noite com eles). Passámos por todos os bailes dos meus lugares, num grupo de quase duas dezenas de jovens, e acabámos por animar a Discoteca "O Bote" em Carvoeiro. Naquele tempo até nos ofereceram os sumos de laranja e os Bacardi (a quem quis). Divertimo-nos de forma bastante saudável e ainda nos agradeceram. Oh Tempo volta pr'a trás...:):):):) Alegria, festa, máscaras, brincadeiras... não faltavam.

Agora... alegria e festa não faltam, felizmente.
Máscara?! Rei e Rainha que se prezam têm-na sempre e...
Foi assim, como mostra a imagem, que sonhámos , nos divertimos e "abrimos" o baile de Carnaval 2006, nos lugares do Rosmaninho:):):).

Divirtam-se muito! Façam o favor de aproveitar todos os momentos de Alegria, de Festa, de Brincadeira... Tudo passa muito rapidamente...

Um beijo e para amanhã... Boa Terça-Feira de Carnaval
~*Rosmaninho*~

 
At 9:05 PM, Blogger susana said...

feliz carnaval!!Eu vou de Gata!!miauuuuuu!!!

 
At 9:47 PM, Blogger mixtu said...

Ni Maltez,
Bem-vinda, já sou amigo de sua e querida prima, este salão, como diz a Margarida, é seu,
Nazaré,
Povo simpático é o nazareno, homens afáveis, mulheres bonitas e como gosto da pronúncia (arrastada de quem tinha os homens no mar e as sete saias),
Um grande abraço para todos os nazarenos na pessoa do meu amigo Pires, ex-jogador do Boavista e que tem aí com a sua querida e velhinha mãe a Casa Pires ou da Sardinha, sempre que vou aí… é uma festa, já lhe disse, para a próxima vou comer a outro lado, pois ele obriga-me a ficar a contar estórias toda a tarde a meia população do Sítio e da Pederneira, e a verdade é que eu vou lá pelo bacalhau (e os respectivos camarões que acompanham o fiel amigo)
Beijinhos, prima da Lena… é quase minha prima, ;)

 
At 9:50 PM, Blogger Verso said...

Holas *Mixtu, graças pela explicação sobre o carnaval,e por fazê-lo em espanhol ;-), pensava que não te conectavas, faz dias que não me visitas, cri que o trabalho te tinha apartado um pouco do *blog. Alegro-me de saber que estás bem. Feliz Carnaval e um abraço.

 
At 10:11 PM, Blogger mixtu said...

Rosmaninho,
Destaco, se me é permitido, o enfarinhando, ou como se diz noutrsa terras, a farinhada, em desuso...
Noutras terras, as raparigas solteiras não podem sair à rua na segunda-feira até ao meio-dia, sob pena de serem enfarinhadas, abre-se a boca da dita e...
Beijos e as melhoras,

 
At 11:00 PM, Blogger Lagoa_Azul said...

Esta noite,
Quero enfeitar-me de Entrudo
Vestir meu fato azul veludo
E o luar desafiar…

Esta noite,
Vou dançar aquela valsa,
Que sempre foi desejada,
E sempre estive a adiar….

Esta noite,
Vou fingir ser outrem,
Rir muito e fazer loucuras
Gozar tudo o que a vida tem…

Esta noite,
Vou querer me entregar
E assim me mascarar,
De um verso que é “Amar”…

Para ti meu doce amigo, desejo-te um bom dia de Entrudo , beijos com muito carinho…

 
At 11:22 PM, Blogger mixtu said...

Lagoa, doce amiga,
poesia, amar, lindo... lindo...
beijos doces para quem é... uma lagoa,

 
At 1:58 AM, Anonymous Anonymous said...

Boa terça-feira de carnaval, Mixtu! Diverte-te muito nesse teu traje de "Pim"!... ;)
Um beijo para ti. Fica bem! *****

Lu Costa

 
At 5:29 AM, Anonymous Anonymous said...

Hola Mixtu :)

Bueno en México poco se celebra, solo algunas ciudades lo celebran en grande, por ejemplo; Mazatlán, Veracruz, y alguna otra. Las demas ciudades lo celebran con bailes de diferentes formas y vestuarios. Todos con un mismo fin, la diversión y no perder esas viejas tradiciones. A mi en lo personal me gusta salir a las calles y divertirme, lo paso bien :)

Un saludo!

;o)

 
At 12:54 PM, Blogger Poemas e Cotidiano said...

Oi Mixtu,
Acho que voce realmente mascarou, nao? risos...
Cade o novo post? Pare de pular menino!
Ahhhhh amanha eh quarta-feira de cinzas, entao voce volta, ne?Beijos Mary

 
At 4:39 PM, Blogger Margarida Atheling said...

Bom... hoje o programa é levar a priminha/afilhada a uma festinha assim que ela acorde da sesta!
Uma boa acção! ;)

 
At 4:52 PM, Anonymous Anonymous said...

Que lindas palabras pusistes en mi blog.
Yo tambien aprecio muchismo tu amistad. ( como ves entendi lo que pusistes ;) ).

Me encanta entrar en tu espacio..es lindisimo....da paz.
Recibe un abrazo inmenso
Maribel

 
At 8:21 PM, Anonymous Anonymous said...

Bueno, el carnaval aquí es como en el resto de España. Disfraces, carrozas, desfiles, frío, mucho frío y risas con los amigos; q es lo fundamental, las risas.
Saludos desde el Inframundo.

 
At 8:22 PM, Blogger Lagoa_Azul said...

Neste dia de Entrudo,
Me mascarei de sorriso.
Que é só o que preciso,
A quem deseja ser tudo.

Hoje dia de Carnaval,
Me enfeitei de alegria.
E que tão bem me sabia,
Agitar a vidinha normal.

Neste dia de Folia,
Desfilei pela avenida.
Chamaram de atrevida,
Ao me despir por um dia.

Mas meu desejo claro está,
É te ver mascarado de Pim
Não!...Não te rias assim,
O meu disfarce é de dahhhh


E pronto meu doce amigo, amanhã vamos enterrar o Entrudo, mas não lhe digas nada, senão ele some-se esta noite, lolllllllll

Ah, os beijos com muito carinho, os da noite

 
At 11:09 PM, Blogger Amapola said...

Salu2's Mixtu:
quiero canaval para mi ... os dejo una canciuon para ti ...
lucybell_---> carnaval
tengo un poquito de pena...
cariños

Amapola

 
At 12:30 AM, Blogger Ni said...

O Carnaval passou...
...

Quem brincou e gostou... o momento aproveitou.
Quem por algo tranquilo optou... ou alguém esperou... ou simplesmente a paz desejou... que o tenha conseguido.

Afinal... Carnaval... é o tempo em que tudo vale. Menos lágrimas. Ai de quem as provocou. Chorará a triplicar por quem chorou.

...

Ao gosto popular...

Ni*

 
At 12:41 AM, Blogger Cláudia said...

Andei à procura de fotos mascarada de careto...mas n encontrei!
Tenho pena, senao enviava-te para veres!
Beijinhos

 
At 12:44 AM, Anonymous Anonymous said...

Mixtu,a casa Pires é um dos meus poisos gastronómicos aqui da Nazaré.Se calhar até já nos encontrámos!
Outra coisa,eu não sou prima da Lena(penso eu),brinquei porque temos o mesmo apelido.Beijinhos.

 
At 1:43 AM, Anonymous Anonymous said...

Carnaval aqui no Oriente é coisa que não existe, muita gente nem sabe o que é e não percebem qual é a piada de andarem assim vestidos.

 
At 10:17 AM, Blogger Rosmaninho said...

Mixtu

Bom Dia!

Boa Quarta-feira, sem Cinzas!

O Carnaval são três dias, Mixtu!

Será que em Embra são mais?

Iniciou a Quaresma, vamos lá parar a folia.:):):):)

Um beijo

 
At 12:14 PM, Anonymous Anonymous said...

Não gosto do carnaval. Deixo então um beijo na alma.

 
At 12:39 PM, Blogger princess olie said...

En mi ciudad no hay carnavales. Sólo para antiguas Fiestas de la Primavera, se veía a algunos jóvenes disfrazados por las calles, pero eso no era un carnaval...

Me gustó tu post, puesto que resalta tradicionales costumbres.

Un beso desde Chile:

Olie
(Antofagasta)

 
At 1:03 PM, Anonymous Anonymous said...

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

 
At 5:12 PM, Anonymous Anonymous said...

Aquí, en las Islas Canarias, se les llamaba "Fiestas de Invierno" cuando stuvieron prohibidas.
En mi ciudad se viven a lo grande...es LA FIESTA del año, comparsas (grupos de bailes), murgas (coros q cantan en clave de humor) y sobre todo la gente muy participativa con disfraces.
Saludos
http://nayalaconalas.zoomblog.com

 
At 6:11 PM, Blogger Piquinota said...

Eu já há muito que não me mascaro... Mas a última vez mascarei-me de anjo...;)

Espero que te tenhas divertido!!

Jinhos

 
At 8:08 PM, Anonymous Anonymous said...

Então, Mixtu, esse Carnaval como foi? Sempre te mascaraste à "Pim"??? Espero que te tenhas divertido muito! Um beijo e continuação de boa semana. *****

Lu Costa

 
At 9:20 PM, Blogger Maheve said...

O Brasil é o país do carnaval mas, também das mazelas sociais que são esquecidas durante estes dias de festa. Na minha cidade, brinca-se o carnaval de rua com bandas, fanfarras e muita fantasia.

 
At 9:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Nao brinquei ao carnaval mas vi brincar, princiaplmente as crainças que vestiram os fatos dos seus herois...eu ja me perdi no tempo para me difasfar...mas admiro quem o faz!
pensadora

 
At 10:37 PM, Blogger CS said...

olha, escrevi o meu primeiro poema na blogosfera!

Para ti, que és especialista, uma pergunta difícil: em que poema me inspirei?

 
At 10:47 PM, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Olá Mixtu

Torres Vedras a tradição dos "Cabeçudos"

Eu não gosto muito do Carnaval. Mas respeito quem gosta

Espero que te tenhas divertido neste Carnaval.

beijinhos

 
At 11:48 PM, Blogger Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) said...

Hola MITXU. En España, como bien dices, el Carnaval estuvo prohibido durante el periodo franquista y ahora se ha tomado con nuevo ímpetu. Aquí, donde yo vivo, en Zamora, comenzó muy tímidamente y desorganizado. Desde hace algunos años han proliferado los grupos, pandillas enteras incluso de familias con hijos. Todos disfrazados y con gran imaginación.

De la anarquìa se ha pasado al desfile y ya se parte desde un punto y toda la ciudad, apostada a un lado y otro de la calle, admira y se divierte. Mucha música y mucha alegría. Particularmente, cuando me he disfrazado me he divertido mucho. Es una experiencia estupenda y que recomiendo.

Con respecto a lo de escribir. Me fascina, lo hago desde que yo sabía escribir. Lo mío es vocación literaria. Pero antes de escribir procuro pensar. No se puede realizar texto algono si antes no se reflexiona o medita sobre lo que se quiere escribir. Por tanto, escribir sí, pero pensar...imprescindible.

Gracias por venir a mi blog.Un abrazo.

 
At 11:31 AM, Blogger Maria Manuel said...

Vive-se assim:
http://char-las.blogspot.com/2006/03/pgina-71-carnaval-ii.html

 
At 2:54 PM, Blogger Mariposa said...

Qué tienen de especial los carnavales en Chile? me parece uqe estás mal informado porque en este país aburrido NO SE CELEBRAN CARNAVALES!!!! (Snifff) excepto las fiestas religiosas como La Tirana (buscar en google) donde se rinde homenaje de baile a la vírgen. A propósito de los carnavales en España, sabías que mi apellido es Franco??? grrrr, pero nada de fascista.

Muchos bessssos y en cuanto tenga tiempo cambio mi blog

Nati

 
At 8:34 AM, Blogger Albinha Florzinha said...

na minha terra carnaval é um barraco só... rsrsrsr
beijão

Alba

 
At 1:34 PM, Blogger Kat said...

Escribir es darle rienda suelta al alma para que exprese todo lo que siente...

Besos.

 
At 5:33 PM, Blogger Julio Suárez Anturi said...

Ojalá hubiese carnavales acá. Quizás algunas cosas serían distintas.

 
At 8:07 PM, Blogger una hippie del 70 said...

Me encantaría bailar en los carnavales de Brasil....ustedes llevan la música tatuada en la piel!

 
At 12:47 AM, Blogger  said...

puxa! adoro o carnaval..tantas cores, tanta alegria, musica, festas..obrigada pela visita ao meu blog mixtu...e vamos todos dancar!é tempo de carnaval! :)

 
At 1:26 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 

<< Home

António Vega-Lucha de gigantes

_______________________________________________25.000 visitantes (Anterior counter),
ecoestadistica.com