Wednesday, February 27, 2008

Era una vez una cabra que se llamaba Libreza y que estaba llena de hambre esperando al pastor que se distraía inventando histórias tontas e imposíbles (por eso eran histórias...) sentado encima de cualquier árbol que pasase por allí.
Decian (había oído ella) que el pastor era un príncipe caído en desgracia...pero la cabra no había aún encontrado solucion para tal enormidad de enigma, porque si era príncipe ¿Por que vivia en un casa de suelo de tierra? Y ¿Por que se vestia de lino y lana de oveja?
Cuando pensó en ovejas...se enorgulleció y movió la cabeza, el rabo,
guiñó tres veces los ojos muy vivos...
Pues, pues lana es cosa que no tengo y...bufó de desdén y soltó por la boca mucha saliva y aire.adentro...(expansión pura de su naturaleza de cabra nacida en el monte...)
imaginó recuperar aquel desperdício de esputo y dar unas bellas lambetadas al pastor...así...
.
Era uma vez uma cabra que se chamava libreza e que estava cheia de fome à espera

do pastor que se distraía a inventar histórias malucas e impossíveis - por isso eram histórias... sentado em cima de qualquer árvore que passasse por ali...

diziam - ouvira ela: que o pastor era um príncipe caído em desgraça...mas a cabra não tinha ainda encontrado solução para tal enooooormidade de enigma... porque se era príncipe porque vivia numa casa de chão de terra?
e porque se vestia de linho e lã de ovelha??
quando pensou em ovelhas...orgulhou-se e abanou a cabeça e o rabo. piscou três vezes os olhos muito vivos...

pois, pois... lã é coisa que não tem e...bufou de desdém e saiu muuuuuita saliva boca afora e ar adentro...(expansão pura da sua natureza de cabra nascida no monte...)

imaginou recuperar aquele desperdício de cuspe e dar umas belas lambidelas no pastor...assim...
(texto enviado por uma amiga)

.

....e era uma vez uma ovelhinha de olhos mansinhos
que se chamava princesa
e oferecia todos os dias ao pastor a macieza da sua lã
mesmo sabendo que ele se perdia pelo abanão do rabo da cabra
ou pela dor dos chifres que lhe rasgavam a pele nas investidas,

Sabendo-o príncipe, a ovelhinha nunca perdia aquele jeito de o olhar
e despia-se, submissa, para o cobrir…
tresmalhada do rebanho que ele deixara a pastar na serra,

(Texto enviado por uma outra amiga, eu julgo que elas são minhas amigas, yaya)

(Tradução: poeta Rafael, algures en la Europa)

.

.

Desde o início do mês… é Carnaval na Serra da Estrela…
Com as “cegadas” dizem-se as verdades sobre o Presidente da Junta (que sou eu) que, segundo dizem, anda a roubar do erário público (estou rodeado de uma cambada de invejosos, um apartamento na Figueira e uma casa em Montegordo em troca do empreiteiro construir um prédio de 20 andares junto à Torre, se isto prejudica alguém) …
.
As “Comadres e compadres”… em versos retratam-se os namoricos e as paixões entre os jovens (e entre alguns jovens e todas as viúvas da aldeia,
As viúvas passado um ano, são levadas da breca) …
.
E cumpre-se a tradição mais antiga e trabalhosa para os pastores da Serra (o direito de pernada): Por estes dias descemos ao vale para ensinar às moçoilas casadoiras como devem proceder na cama para verem os futuros maridos sempre satisfeitos… E assim, temos contribuído para a felicidade de todos, há mais de 20 anos que não há divórcios e infidelidade por aqui (excepto quando vamos fazer exames médicos aos HUC em Coimbra… é tradição visitar as meninas da Rua Direita ou da Rua da Moeda),
.
Amigas (os amigos, há cá pastores que cheguem) se estão a pensar em se divertir ou têm idade para casar… Venham até à Serra da Estrela…
E o que é o Carnaval? Pura alegria… com um bocadinho de sexo… yaya No fundo… é como a vida…
.


Desde los primeros días de Febrero que en la “Serra da Estrela” es Carnaval…
Son las “cegadas”, autos de teatro que satirizan las gentes de nuestro pueblo y nuestro presidente del ayuntamiento (que soy yo) que estoy acusado de robar dinero publico (no es verdad, solo un poquito)…
Las “comadres y compadres” que son versos que retratan pasiones secretas entre los jóvenes e las viudas,
Y una tradición muy vieja: nosotros los pastores bajamos all valle e planicie para ministrar cursos prácticos de iniciación sexual, enseñamos las jóvenes acerca de cómo deben proceder en la noche de nupcias para impresionar desde luego sus futuros maridos… Y así, contribuimos para la felicidad de todos, hay más de 20 años que non hay divorcios y infidelidad por aquí…
Amigas, se quieren divertirse o tienen edad para casarse pueden venir al carnaval de la Sierra de la Estrella…
Y que es el carnaval? Alegría… pura alegría con un poquito de sexo (hay que reconocer, yaya)

1 Comments:

At 10:59 PM, Blogger mixtu said...

Era una cabra Libreza…
Era una vez una cabra que se llamaba Libreza y que estaba llena de hambre esperando al pastor que se distraía inventando histórias tontas e imposibles (por eso eran historias...) sentado encima de cualquier árbol que pasase por allí.
Decían (había oído ella) que el pastor era un príncipe caído en desgracia...pero la cabra no había aún encontrado solución para tal enormidad de enigma, porque si era príncipe ¿Por que vivía en un casa de suelo de tierra? Y ¿Por que se vestía de lino y lana de oveja? Cuando pensó en ovejas...se enorgulleció y movió la cabeza, el rabo,
guiñó tres veces los ojos muy vivos...
Pues, pues lana es cosa que no tengo y...bufó de desdén y soltó por la boca mucha saliva y aire adentro... (expansión pura de su naturaleza de cabra nacida en el monte...)
imaginó recuperar aquel desperdicio de esputo y dar unas bellas lambetadas al pastor...así...

.Era uma vez uma cabra que se chamava libreza e que estava cheia de fome à espera do pastor que se distraía a inventar histórias malucas e impossíveis - por isso eram histórias... sentado em cima de qualquer árvore que passasse por ali...
diziam - ouvira ela: que o pastor era um príncipe caído em desgraça...mas a cabra não tinha ainda encontrado solução para tal enooooormidade de enigma... porque se era príncipe porque vivia numa casa de chão de terra?
e porque se vestia de linho e lã de ovelha?? quando pensou em ovelhas...orgulhou-se e abanou a cabeça e o rabo. piscou três vezes os olhos muito vivos...
pois, pois... lã é coisa que não tem e...bufou de desdém e saiu muuuuuita saliva boca afora e ar adentro...(expansão pura da sua natureza de cabra nascida no monte...)
imaginou recuperar aquele desperdício de cuspe e dar umas belas lambidelas no pastor...assim... (texto enviado por uma amiga)

....e era uma vez uma ovelhinha de olhos mansinhos
que se chamava princesa
e oferecia todos os dias ao pastor a macieza da sua lã
mesmo sabendo que ele se perdia pelo abanão do rabo da cabra
ou pela dor dos chifres que lhe rasgavam a pele nas investidas,
Sabendo-o príncipe, a ovelhinha nunca perdia aquele jeito de o olhar
e despia-se, submissa, para o cobrir…
tresmalhada do rebanho que ele deixara a pastar na serra,
(Texto enviado por uma outra amiga, eu julgo que elas são minhas amigas, yaya) (Tradução: poeta Rafael, algures en la Europa)
publicada por mixtu às 21:44 a 26/Fev/2008

Ines disse...
Curiosa esta imagem do belo príncipe caído em desgraça... Muito interessante!
Fausta Paixão disse...
querido pastor, folgo muito que a tí te gusten las cabritas; é uma questão de bom senso, porque para sonso basta o carneiro que marra mas sem convicção. usem-se pois os cornos, os das fêmeas, que esses sim, são de qualidade!
GK disse...
É bom que o texto pare por aí ou teria de ter bolinha... lol
Vida disse...
Pois bem, seria ele o príncipe das ovelhas?? Para uma boa cabra, não chega ser príncipe, viver numa casa de chão de terra e vestir linho e lã de ovelha, exigente a libreza não?
luci disse...
procura-se urgentemente: cornos maciços e compridos (é que assim não se pode sair à rua que os tempos vão...difíííceis!) tá bem tá bem mas vamos agora falar das flores nos montes (das que sabem do sol e da transparência dos líquidos...*)
Baby disse...
Que pastor não gostaria de uma lambidela de uma cabra tão guapa, cheirando a cravos vermelhos?
Ana disse...
Coitada da cabra que podia morrer de fome à espera do dono... lol
libreza disse...
olha keu na sou assi tan naiffffe...ó ó...na t´enganes kus olhitos meladus... tu na me prubokes é ke-me-dá um atak dos meus como o cravo e bou monte acima...ai bou-bou-ai-bou - embaladinhaaaaaaaa - ó eu!!! catrapim catrapim catrapim m´´éeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ;) bolto mas logo
Fausta Paixão disse...
querido pastor, depois de provares o cuspo da cabra ainda continuas a ser um príncipe desgraçado ou já se quebrou o enguiço? tu vê lá... se for preciso chama-me e eu levo-te a minha vassourinha para te encostares ao cajado ou para lhe encostares o cajado, que aí a escolha é tua!
mixtu disse...
yaya, os amigos castellanos passam ao largo dos comments, "no te entiendo"...
yayaya e não sou príncipe, o maior título que tive foi "Senhor, meu amo", isto depois dos copos, diz-se cosas sem nexo... se caí em des(graça), há muito tempo... desde que nasci... A Libresa é muito exigente, a verdade é que o meu rebanho é de ovelhas, as cabras dão muito trabalho, não param quedas... yaya
Fui (mas porque é que o meu tradutor oficial foi para o estrangeiro, ele não sabe que tem que estar por perto para traduzir, já não há tradutores como antigamente...) para os copos...
Alma Minha disse...
Gostei! Adorei a imagem...
mixtu disse...
foto... se há foto (uma cabra com um cravo vermelho na boca) de gay é esta, yaya,
esta foto é para enquanto não houver tradução os espanhóis comentarem pelo menos a foto: "que bonita, es debido al 25 de abril, es un simbolo a la revolución de los claves? cabra hermosa..." Isto está a correr bem, a autora do texto não quer o nome para não ter protagonismo, como se o meu calhau fosse algo importante... eu vou-me dedicar a escrever textos em guardanapos de papel, yayaya
e amanhã se a Uma não falhar vou ter tradução, é preciso ir à Argentina para fazer uma tradução, yayaya, atravessar um oceano a nado por uma tradução, não houve um gajo que nadou com uma mão e na outra levava uns escritos... camões... ou foi o Marquês de Pombal... agora quedei confuso...
Fausta Paixão disse...
eu também me quedei com-fusa, mixtu; mas ainda assim prefiro as ovelhinhas mansas; cabras não! cá pr'ó meu lado só se forem machos. Ohhh!!! ... mas os machos das cabras... ai deus... vou-me embora... para os copos!!!
mixtu disse...
uma senhora nunca vai para os copos... vai beber chá... Já agora... copos é para quem tem barba rija... macho da cabra... bode, mas há uma cabra que não tem macho e está em Coimbra... e antes andava 15 minutos atrasada, era uma hora que era só dela e daí ainda hoje se falar nos 15 minutos académicos... que se cumprem na única universidade portuguesa (o lente chega às 09h15m...cosas que um pastor sabe, leio muito...
Fausta Paixão disse...
a cabra da torre? ah!, mas eu, que também sou dada a leituras, prefiro o torreão!!!
já imaginaste a imponência e a verticalidade de um torreão?! Dizem que é para a defesa! Cá p'ra mim aquilo é mas é coisa de ataque!!! Humm...
Maria P. disse...
Foi Camões! Estes pastores!!
mixtu disse... Maria... foi o Camões que andava 15 minutos atrasado...
Fausta, não me fales em torreão... faz-me lembrar o "calhau", 4 meses no calhau... mais tarde o Saramago escreveu sobre ele, lindo o amor de Blimunda sete luas...
Fausta Paixão disse...
Mixtu... e nunca passaste uma noite na enfermaria? aquilo devia ser de bater o queixo, mas eram mais os monges que esses é que tinham devoção para ovelhas!
libreza disse...
boltei* ena! eh lá! munto falais bós jente das colturas!
troçe-buS uns reXtitos d´erbaZ amarelaS kisto agora ná paXtu ...kaput o paXtu mas Sir-bão-se kisto é tudo à boca por a-sim- deZer...
fauSta fauSta tázaí ai kinda teinho uma apop le cSia por cauZa da tu vaçora non baçora non baçou-ra (açi~ é ké)!! e
...um dia deSteS inda te peçu bu-leia!
ah ah ah já me tou a ver-dentro-da-lua Xeia a desbaratar os beje-tais lunaris!!
(e não te atrevas a recusar keu dô-te uma dein-tada ai dô dõ
e bolto logu a pôr o crabo-na-bôkiña...)
(bein, no keru deZer k peçu...poçu bir-a-pedir ké muito
di-frente... m´´éeeeee bou-me enroscar puraí ko pastor já reçona e se bein por aí faZ ká uma Kara...Sele agora até dice keu pareçu gay nu retratu ké kele andará a cumer? cugumelios? (ro ro ro ro ro ilebado a triliõis oi-bein-nu?)
mixtu disse...
como disse... é que estou sem tradutor, en castellano: traductor...
Fui, ou melhor... vim... desiludido... desde quando as ovelhas usam perfume e bebem shots, já não há ovelhas como antigamente, ainda me recordo quando elas diziam: "só danço com moços da terra, sei lá quem sois... podereis querer só abusar de mim..."
e agora mal um pastor humilde sorri vem logo o gasto "abusa de mim",
que estranho... uma referiu: "lambusa-te", que raio seria ou que queria de mim com o lambusa-te... e chamou-me primo... será que foi um tio meu que andou a construir aquela tasca tan grande com uma pista de dancing enorme e gajas nuas a dançar nas colunas de som... só se foi o meu tio Nelson, mas não... as minhas primas e filhas de tal tio não têm os seios tan fartos como os desta "prima"... será que foi o Manel é que da parte deste só tenho primos, não sei como quedariam os seios das primas...
Há dias que até os pastores quedam (muito) confusos...
Primo... isto há cada uma que contado parece mentira
Fausta Paixão disse...
Ó mixtu, isso foi influêcia da matemática... primo, como os números... daqueles números que são únicos e não emparelham com os outros. Só pode ser!!!
libreza disse...
bô bô (ispreçon tranS-montana kaprendi ca prima cabra-Sega de Sendim e k kerdeZer ora vão lá monte... ai monte não Kelas no subeM von lá a õtro lugariii...
luci disse...
isto parece um teatro! eu cá por mim impedia a cabra de aceder ao pasto e mais: enxota-va-a!!! expulsava-a!!! olha uma cabra a querer comparar-se com a branc(d)ura e maciça das meninas... as cabras têm mau feitio e não são de confiança. ponto.
( já ouviram falar do pé-de-cabra? não sei bem o que é mas não deve ser boa peça...)
e depois nem escrever sabe...
Papoila disse...
A foto da cabrita é "salerosa" e os olhos da ovelhinha escorrem mel. O princípe pastor ficou sentado a tocar flauta na árvore que por ali passou?
poca disse...
eu digo que é positivo.. ter amigas ;P
APC disse...
Uma cabrita montesa e uma ovelhinha submissa... Se isso lá é desgraça para um príncipe!...
Fica dito.
PS - "Porque se era príncipe porque vivia numa casa de chão de terra?". Se eu fosse princesa, talvez gostasse de ter uma casa assim. Reminiscências de África, talvez.
bohemiamar disse...
Bueno mixtu, para que no te rias de los pobres visitantes españoles que no comprendemos el portugués, te dejo un fuerte abrazo y la frase: "si es que la cabra tira al monte". yayaya
tonsdeazul disse...
Mêeeeeeeeeeee As tuas amigas enviaram-te umas histórias muito engraçadas!!! Ehehe Têm continuação?
luci disse...
Arrependida da minha maldade, andei a esfalfar-me monte acima monte abaixo que o Pastor estava...out (numa-árvore-algures em-lugar-incerto), a cabra andava cabisbaixa a desaparecer muito tempo e até a perder a flor aqui e ali...e também pra observar a essência da alma caprina... é ridículo é... mas que querem?
Pois não a encontrava nem nas mais afiadas escarpas!
E não é que ía hoje a passar perto da Escola e lembrei-me de espreitar e...espanto(!!!) lá estava a Libreza sentada(!!!) a aprender a ler(!!!)! Abri a boca mas não saiu som (que não deve ser nada fácil uma cabra ficar sentada pra quanto mais ler!)...
Mas adelante...que as trelas a as bolas nos pés fizeram o milagre que o Pastor nunca tinha conseguido fazer e por essa via, a Libreza já sabia assinar o nome em letras redondas e fatais:
Libreza da Purificação
com-til-e-tudo.
-Sim senhor, meu amo, ouvia-a pensar coa língua de fora a pingar pró lenço atado à volta do pescoço pela Professora!! É que estava proibida de falar e também tava difícil abanar o rabo naquela posição... (e além disso a Senhora Professora tinha proíbido-sine die-os abanos de rabo e outras coisas menos...próprias...)
Foi então que a Libreza me perguntou por sinais de avanço e recuo dos olhos e da cabeça que são típicos nas cabras, o que era "próprias" e eu fiquei na dúvida mas não tive coragem de lhe dar um dicionário...e expliquei-lhe como pude, a meter as letras pelas orelhas...
(ai ai, eu sei que foi pedagogicamente incorrecto...não é preciso bater carago!)
É que agora que estava ali sentada com o cravo num vaso eu até já tinha perdido a vontade de lhe torcer o gasganete...ai coitada e...
E foi então que a dona Magarefa, a Prof (ou Proof curioso...pruf soa-me melhor que prof...), se pôs a contar uma história di-dá-c(?)-ti-ca que em tudo se previa ser sobre...aqui perdoei a Libreza até ao mais milimétrico pecado...
Psi-co-lo-gi-a: "da assertividade, aceitação e compatibilização da diversidade no quotidiano"...era o programa, era-era e até ia mais longe do que isso! (como vim a saber...)
(ah, proof são as lojas assim é que é!)
Começava então assim :
- era eu uma vez... ai não era nada,
era assim:
- uma bela tarde uma vez eu...
não não...
- um-lindo-dia-de-primavera...asim-é-que-era!
Credendo Vides disse...
Me cuesta creer q un pastor sea un príncipe, pero a veces, los mejores príncipes se esconden bajo disfraces incoherentes.
Fausta Paixão disse...
Um lindo dia de Primavera andava a libreza a exibir sabedoria riscando com os chifres éles maiúsculos em todos os troncos que lhe passavam pelo caminho, muito monteza nas suas saltarias, espumando de vez em quando para manter molhada a língua, não fosse aparecer o principezinho sedento... e ...
...aparece-lhe a ovelha na esquina do sobreiro mais novo com o chaparro queimado e diz-lhe:
- anda cá, ó mon-tesa e diz-me: não é verdade que os príncipes preferem as ovelhinhas mansas às cabritas de cravo na boca, a fingirem assertividades na arrogância dos chifres?
A libreza, que ainda só sabia desenhar éles e iiisss, (não, não é verdade que tenha aprendido tudo; no dia em que devia ensinar o til a professora ficou afónica e a substituta, para não ter de aturar o rebanho, meteu atestado médico) deu três cabriolas no ar, abanou o rabo e fez-se à estrada de terra batida. Da sua boquinha de cabra-cega não lhe saíra resposta; só espuma.
A ovelhinha submissa amansou ainda mais os olhos matreiros, tresmalhou-se pela décima vez naquele dia e rumou à cabana onde o príncipe dormia a sesta, dizendo para com os seus novelinhos de lã: esta ainda vai ver como se pagam as rebeldias aqui para os meus lados!
mixtu disse...
um forte abraço ao meu amigo Rafael, homem do mundo, das viagens e que ligado à net de um aeroporto... traduziu o texto (texto que inicialmente constava no blog, nem lhe vou pedir para traduzir o 2º texto, pode perder o avião...)
E agora, espanhóis, "deslarguem-me" o email... Fui... e desta vez para os copos,
Ines disse...
Olha lá... Não percebi o que é que era enoooooorrrmeeee nesse pastor... O ego? Ah o enigma... (fui ver) O chão de terra... para um principe... Hmmmm Há cabras que querem encontrar príncipes em qualquer esquina (ou arvore que passe por aí), mas que ficam sempre sem saber se eles não pertencem a outra ovelha qualquer... que comungue com ele outra realidade, mais nobre, para sempre inacessível à fogosa cabra...
marquesa d´o disse...
fogosa fogosa será quem
a piscar a alma? ;)
responde pastor!
o que é que é enooooooorme em ti??
(...)"arder de alguna fiebre
ir donde a onde nadie ha ido
amar hasta el dolor
amar incluso demasiado de forma enfermiza"(...)
(...) esta es mi busquéda...seguir la estrella.
será isso enooooooorme em ti?
missixty disse...
Está muito giro, mas....tu agora é só ovelhas bezerros e pastores! Qualquer dia temos aqui queijo da serra fresquinho, acompanhado de um bom vinho tinto....estou a beber queres um copito???
Aviso-te que não dava uma boa ovelha, tinha mais jeito para cabra teimosa...eheheh..
excelente lã, dá vontade de te afagar o pêlo......ehehe
Catarina disse...
Que conto mais estranho!!! E eu que julgava que a minha irmã era a contadora de contos mais insólitos da face da terra:):)
libreZZa disse...
eu sei que ninguém gosta de cabras (por cauza dus bons kustumes...) mas gosto eu pois gosto de noz as cabras! e também gosto: de faZer poemaS de ler poeZia de reSpirar poemas de danSar poesia de dar marradas de correr d´olhos feXaduS
de rir de rir... e de beber água é-é... eu... e sOu linda... sou sOu :)))
Yessi disse...
Que hermosa historia, púes después de todo que seria de un pastor sin sus ovejas o en este caso sin su cabra, ja ja ja.
un dress disse...
porque será que não há cabras da planície? há cabras dos píncaros de neve. (que estendem a esguia cabeça e procuram no fundo da luz aclarar a memória dos sonhos...)
isabel disse...
gostei da princesa que se "despe" para cobrir o pastor, mesmo sabendo q ele se perde pelo abanão do rabo da cabra. As ovelhas não aprendem mesmo!!
Silvia disse...
Há sempre uma cabra e uma ovelha na vida de todos os pastores.
super-kelly disse...
qué bonita historia la de la cabra! jajaja.Me gustan tus escritos, tu forma de escribirlos. Te mando un beso grande, y espero que ya no estés en el ayuntamiento a estas horas.
Ana C disse...
Histórias de cabras e pastores... A sério fiquei surpreendida! A sério, não, a rir :)))))
E como acaba, se é que as histórias acabam? Há alguma transformação, alguma metamorfose como nos contos de príncipes normais? Gostava que houvesse! Volto para saber...
missixty disse...
Ainda as ovelhas??? Andas preguiçoso, ou enrabichado! eheheh
Caiê disse...
Manda esta texto para a Nova Zelândia e a coisa adquire um sentido completamente diferente! ah ah ah! Ou basta mandá-lo aqui para o meu tio Cabras que também serve:)
Zé Lérias disse...
Gostei da pose da primeira "senhora", com a florzinha ao canto da boca, qual rufia (ou gay?) de Lisboa. A segunda "senhora" também não está mal, mas aquela cabra, aposto, vai ficar com o principe. Vão ver!
anatema disse...
Amigo Mitxu: Muy bonita la historia que nos cuentas hoy. Me ha hecho recordar la historia de otra cabra, "la de Manganeses" un pueblecito de la provincia de Zamora, donde, cada año, arrojan a una cabra desde el campanario de la iglesia, ante al algarabía y regocijo del pueblo. Hoy, por fortuna, la cabra cae sobre una manta que sujetan los "quintos" del pueblo. Antiguamente no era así. Imagínate, la pobre cabra.
Lia disse...
De alguma maneira recordei o "Principezinho" e a ovelha que queria guardar na caixa.
Mas ao pastoreares na serra deves quedar-te em devaneios, de tal modo que cabras e ovelhas se enamoram. Até no reino dos animais há quem fique na sombra à espera de um carinho. :S Beijinhos
aflores disse...
Atenção aos lobos com pele de cordeiro ;);)
Margarida Atheling disse...
Meu caro Mixtu, parece-me que tens uma tarefa hercúlea! De facto, só para um príncipe/pastor (ou vice-versa)! Que rebanho te calhou...!! ;)

Desde o início do mês… é Carnaval na Serra da Estrela…
Com as “cegadas” dizem-se as verdades sobre o Presidente da Junta (que sou eu) que, segundo dizem, anda a roubar do erário público (estou rodeado de uma cambada de invejosos, um apartamento na Figueira e uma casa em Montegordo em troca do empreiteiro construir um prédio de 20 andares junto à Torre, se isto prejudica alguém) ….
As “Comadres e compadres”… em versos retratam-se os namoricos e as paixões entre os jovens (e entre alguns jovens e todas as viúvas da aldeia, As viúvas passado um ano, são levadas da breca) ….
E cumpre-se a tradição mais antiga e trabalhosa para os pastores da Serra (o direito de pernada): Por estes dias descemos ao vale para ensinar às moçoilas casadoiras como devem proceder na cama para verem os futuros maridos sempre satisfeitos… E assim, temos contribuído para a felicidade de todos, há mais de 20 anos que não há divórcios e infidelidade por aqui (excepto quando vamos fazer exames médicos aos HUC em Coimbra… é tradição visitar as meninas da Rua Direita ou da Rua da Moeda),
Amigas (os amigos, há cá pastores que cheguem) se estão a pensar em se divertir ou têm idade para casar… Venham até à Serra da Estrela…
E o que é o Carnaval? Pura alegria… com um bocadinho de sexo… yaya No fundo… é como a vida…

Desde los primeros días de Febrero que en la “Serra da Estrela” es Carnaval…
Son las “cegadas”, autos de teatro que satirizan las gentes de nuestro pueblo y nuestro presidente del ayuntamiento (que soy yo) que estoy acusado de robar dinero publico (no es verdad, solo un poquito)…
Las “comadres y compadres” que son versos que retratan pasiones secretas entre los jóvenes e las viudas,
Y una tradición muy vieja: nosotros los pastores bajamos all valle e planicie para ministrar cursos prácticos de iniciación sexual, enseñamos las jóvenes acerca de cómo deben proceder en la noche de nupcias para impresionar desde luego sus futuros maridos… Y así, contribuimos para la felicidad de todos, hay más de 20 años que non hay divorcios y infidelidad por aquí…
Amigas, se quieren divertirse o tienen edad para casarse pueden venir al carnaval de la Sierra de la Estrella…
Y que es el carnaval? Alegría… pura alegría con un poquito de sexo (hay que reconocer, yaya)
publicada por mixtu às 22:36 a 8/Fev/2008

Maria P. disse...
Excelente apontamento! São as raízes da terra, o brotar das tradições, que retratam as verdades, máscaras que ocultam ou revelam? É o povo, a essência natural em força.
su disse...
Apontamento telúrico nesta época de excessos muitas vezes... Olha, lá para as zonas da terra dos meus pais, que é mais ou menos algures para aí...tipo entre Fornos de Algodres e Mangualde...numa aldeia bem típica...dizem Entrudo em vez de Carnaval! E os entrudos andam de cara tapada a "assustar" e a bater às portas! Aqui as gentes das cidades... ; )
luci disse...
carnaval : a salvaguarda da loucura. uma brecha na mordaça da normalidade. espaço de regulação-transgressão... farejamento do fluxo natural do acaso. da excepção. de acordar da morte e sentir os sentidos. (os menos habituais sentidos...)
...e se o carnaval...trespassasse permanentemente nu os limites das cenas e rompesse imprevisto e demolidor as fronteiras do gelo do tempo e das culturas...??? seria...? e como ser ia?
Margarida Atheling disse...
O Carnaval do Rio ao pé disto fica a parecer uma aula de catequese!
Dani disse...
LOL Rico Carnaval! Como diz a Margarida, qual Carnaval no Brasil qual carapuça! Na Serra é que é! Mas o direito de pernada não era exercido só pelos donos das terras?
mixtu disse...
"Apontamento telúrico”, Os meus companheiros pastores levaram-me logo o recado até ao cume, alguém tinha escrito tal cosa no blog... Que eu tinha ofendido alguém, correu logo o boato que ía levar uma carga de porrada (par de estalos e 3 pontapés no rabo)de uma menina da cidade e que esta já vinha a caminho
(carga de porrada na serra tem outro significado... yaya, uma altura corremos aqui com o abade quando andou a convencer as nossas pastoras que só deviam levar uma "carga de porrada" dos pastores se fosse para procriar...)
Lá tive que explicar aos companheiros que:
Telúrico: [Latim: tellure-sugere terra, solo]: Referente à Terra.
Correntes telúricas são correntes eléctricas naturais que ocorrem no interior da Terra.
Usa-se também para os planetas próximos da Terra - planetas telúricos: Mercúrio, Vénus, Marte além da própria Terra. Também refere-se a compostos químicos, como ácido telúrico, contendo o elemento semi-metálico telúrio (Te).
Os meus amigos ficaram mais descansados, yayaya
Meinemliebe disse...
Neve, Carnaval... e pastores quentinhos... bem isso é mesmo publicidade turística... mas sem nada desses componentes, gosto da Serra da Estrela. Os verdes, o ar fino que penetra pela pele e que nos entra até aos pulmões, inspira-nos.
manhã disse... Então era pastor! (de onde terá vindo a expressão?)
super-kelly disse...
qué gracioso, el carnaval en serra de estrela!! un carnaval distinto, que parece que conserva su sencillez antigua, y fomenta la alegría y el amor! jajaja.eres el alcalde del pueblito entonces? una caja de sorpresas tu eh?.Me ha llamado la atención el tema de que no haya casi divorcios. Esta vida de estress, de ritmo frenético, de no aguantar nada ni a nadie, nos ha vuelto en la ciudad unos intolerantes en muchos aspectos. Parece que el "retiro" conserva mejor los tradicionales principios.
mixtu disse...
Manhã,
"Então era pastor", perguntas de onde veio a expressão... uma precisão: a expressão é "atão era pastor e agora já não..." E isto porque os pastorinhos diziam "atão" em vez do correcto "então"... meio passo para esta cantilena,
Depois de um cartolo, nunca mais esqueciam o "então... senhor meu pai... como tem passado..."
Super Kelly (como sabes não gosto nada deste teu nick, mas...) sou alcalde, sou eu que tenho as chaves do pueblito... à meia noite fecho os portões,
Ni disse...
Sorri, ao ler o teu post, pelas memórias... dos tempos de estudante e de um certo teste de História, onde tive uma excelente classificação. O tema era a Idade Média... suseranos e servos... direitos e impostos (pois é, já na altura existia um ti Sócrates... pagava-se imposto pela carroça que passava na propriedade - feudo - de um 'senhor'... e sobre a mercadoria. Parece que voltámos a essa Idade das trevas...).
Com memória fotográfica e uma certa habilidade para escrever, era fácil a classificação elevada...
...nesse teste escrevi sobre o 'direito de pernada', também. A prof., espectacular, sorriu benevolente. Era 'pesquisa', pois então.
"O direito do «senhor» usufruir da primeira noite de núpcias das virgens e donzelas dos seus domínios remonta a tempos muito antigos, e parece ter tido origem na prostituição religiosa praticada na Antiguidade: inicialmente seriam os sacerdotes a desfrutar de tal privilégio, mas depois seguiram-se-lhes os reis-sacerdotes, os reis, os nobres e, por fim, os burgueses. Este direito consuetudinário dos nobres teria mesmo levado à sublevação de algumas comunidades ou povos, como terá acontecido na Judeia, no Piemonte, em Montferrat, etc. (...)"
Do prólogo do «Senhores e Servas»
Ines disse...
A mim a minha mãe sempre me disse: "Atão, era pastor, pastava cabras e ovelhas nos montes herminios... E é esta frase que também eu vou repetindo!
Fausta Paixão disse...
lá vem este com os pastores e os cajados... vá lá... desta vez meteu a pernada nas moçoilas da vila... ui,
su disse...
;))) Aqui vai a menina da cidade (mas que mora fora da cidade!)...não deixam de ser umas palavras cheias de força...telúrica ou não telúrica.
Paulina disse...
Solo un poquito ? mmmm jijijij Que curioso no había escuchado nunca sobre este carnaval y si que se lo deben pasar bomba no?
Rosmaninho disse...
Bom Dia, Mixtu! ..."E cumpre-se a tradição mais antiga e trabalhosa para os pastores da Serra (o direito de pernada)"... Coisa perfeitamente normal;)... num mundo de escassos pastores e imensas ovelhas.:):):)
luci disse...
"apontamentos"(?);) um parece-me uma comunidade muito machosa essa... os homens é que ensinam as mulheres a satisfazê-los!!!? tá bem tá...
dois então e as ovelhas e as cabras e...os outros? qual o efeito dos excessos( ?!) telúricos na pobre da bicharada assim apanhada de surpresa? ((...(fazem filinhas ao saute-mouton?ups!) :))))))))))))))))))))))))))))
(três vai à mistura o assunto dos poses das berburetas: soube de fonte limpa que são substituíveis por...ramos de eucalipto. espalhados sobre as batatas. afinal um simples cobertor macio e aromático...
mixtu disse...
Bom dia,
por acaso neste mundo virtual não se tem o hábito do cumprimento, e tal como o meu pai, é sempre “bom dia” independentemente da hora, e como o velho gosta de ser corrigido…
Ni, lição de história, como sabes, a História é a minha segunda paixão (a primeira é os copos); como era fácil ter notas elevadas… dizes tu… eu tive que repetir por 3 vezes o exame da 4ª classe, só passei porque o meu pai prometeu à professora que eu não seguia os estudos pois haviam ovelhas para guardar…
Inês, nunca te disse mas tens as pernas mais belas da blog, roliças, yayayaya, nunca ouvi tão bela cantilena, bonita… montes Hermínios (Serra da Estrela ou serras da Beira, os montes de Viriato, a Cava de Viriato em Viseu) ai que agora até me deu uma cosa boa… lembranças, não saudades pois não sou marinheiro…
Fausta, não liguem à Fausta, tem um complexo contra os cajados e os pastores, um dia veio à Serra, faltou-lhe a gasolina e um companheiro levou-lhe 1000 escudos por 1 litro de gasolina… desde então não pode ouvir falar em pastores, mas a verdade é que o companheiro não levou tal maquia pela ganância, mas aplicou e bem um imposto ecológico…
Su, não és da cidade quem respirou o ar entre Fornos e Mangualde… é boa pessoa…
Rosmaninho, há muitos pastores, encartados (técnicos superiores de pastorícia – nível V - da União Europeia) é que são poucos…
Luci, a serra não é “machosa”, há uma divisão de tarefas, homens guardam rebanhos e as mulheres cuidam dos filhos e fazem o queijo, há dias o meu pai disse-me: “Nós é que temos qualidade de vida, trabalhamos no campo, as mulheres cuidam da casa e dos catraios, já viste nas cidades… têm que trabalhar os dois, saem às 6 da manhã, regressam às tantas, fim-de-semana vão até ao Colombo… deve haver por lá muitos divórcios já para não em infidelidades…”
Como se mata a berbureta da batata, não plantando batatas… remédio santo, yaya
Fui... recolher o gado que está a chover,
Papoila disse...
Pois na Serra é o verdadeiro Carnaval, "cegadas", "comadres e compadres" e pastores de cajado com direito de "pernada"... O cajado fica atrás da porta? :)
Fausta Paixão disse...
Mixtu, não inventes... o que me incomoda sempre é o tamanho dos cajados...
... é esta coisa de não compreender os homens, 'tás a ver!
Nilson Barcelli disse...
As tradições vão desaparecendo, não há volta a dar. É sempre bom preservar o mais possível, no entanto, algumas delas, nomeadamente as que estão ligadas aos bons valores, já que outras não fazem qualquer sentido e não são sequer aplicáveis... (o direito de pernada, por exemplo). Mas recordá-las é sempre uma lição de história para os mais novos.
Princesa Dariak disse...
Donde queda Serra da Estrela? Ese carnaval debe ser muy divertido!... :)
♦♦♦sol♦de♦soles♦♦♦ disse...
Qué padre carnaval... me apunto para el próximo año...Portugal es bellísimo, muero por ir por tus tierras. Besoooooos a ti y a Carmencita.
azzura disse...
Es un carnaval muy peculiar! pero así y todo me gustaría verlo. Que lo disfrutes, que te diviertas muchísimo;)
Ines disse...
Sem dúvida... como tudo na vida!
"Infelizes os que não podem brincar com a sexualidade"
Eu pessoalmente não gosto do carnaval - salvo as recordações da infância em que a festa do meu aniversário se transformava em festa de carnaval. e em que brincávamos na rua com serpentinas e papelinhos.
Não tenho o privilégio de pertencer a um lugar com tanta tradição. É o algum desencanto da cidade! (mas tem para mim tantos encantos que não me preocupo nada com este pequenininho desencanto...)
Quanto ao que dizes é como se o excesso permitido agora, antes dos longos 40 dias de jejum e abstinência da Quaresma, emprestasse ao povo a alegria de um prazer menos contido, onde se pode brincar com as verdades duras da vida - politicas, sociais, amorosas. E a sexualidade é também isso - um sinal de vida! Eu acho!
legivel disse...
No que se refere ao Presidente da Junta, a brincar, a brincar, se dizem coisas sérias que não são brincadeira nenhuma... Daí, que já não cause nenhuma admiração, afirmar-se que em Portugal não há corrupção; há apenas invejosos...
Xa disse...
Gracias por la invitación peeeero no reuno los requisitos ;-)
mixtu disse...
Buenas tardes,
Papoila… quer dizer… Sra, Dra, quer dizer… Maria… é que a blogo democratiza tudo por baixo mas doutora é doutora… e que falta fazem os médicos pela serra… cá nos vamos desenrascando com as ervas dos montes e dos vales… O cajado acompanha-me sempre…
Fausta, a história que contei aconteceu a um “desgraçado” perto de Alter do Chão, certamente que os compadres quiseram aplicar um imposto sobre o combustível fóssil… yayaya, são danados para a brincadeira
Inês, gosto da Betty mas amo a Mafalda…
Carnaval, a minha festa… aqui no povo, o Carnaval começa em 1 de Janeiro com as badaladas (uma pedra presa à porta… noite dentro… puxar a pedra com uma corda… depois é correr pelos montes (houve um “desgraçado” que torceu o pé que o levou a conhecer a Cármen, enfermeira de fartos seios do hospital da serra…, as badaladas ou pisões vão até à 3ª feira de Entrudo, cegadas, comadres, queima do burro, caretos a assustar as donzelas, dias que as solteiras não podem sair à rua senão são vitimas de ataques dos mancebos, cortejo com carroças enfeitadas com mimosas… quarta de cinza e o enterro do Entrudo e a jantarada junto a uma lareira onde come o advogado, o medico e o resineiro (que é caso e tem mulher)…
Nos outros dias (de Fevereiro a Dezembro… pensa-se em Carnaval…)
Assim é o Carnaval na serra e em português… milenar…
O direito de pernada, abolido por referendo, yaya, foi substituído pela ida ao palheiro depois do arraial e do bailarico…yaya
Carnaval…
Azurra, és bem-vinda…
Xana, deixe-se de cosas… yaya
mixtu disse...
sobre o referendo, depois de ter referido por aí que não ía deitar... fui dos primeiros portugueses a deitar, 8 e pouco, já que ia ficar um domingo à espera que outros exercessem esse direito... também fui... na minha mesa houve apenas um voto nulo, para além da cruz, pós o nome (correcto pois estava nos cadernos) quedei sem saber se foi gozo ou a linha no final dava a entender que era para assinar...
missixty disse...
Não tinha conhecimento de tradições carnavalescas, tão enraizadas no nosso país! Gostei de saber, acho que vou até lá, aprender mais umas coisinhas sexuais!! Ehehehe beijos pastor
Teresa Durães disse...
Gostei bastante!!! Aliás em sociologia o Entrudo é definido por: "Despertar. Desordem em todos os domínios. Rebelião no interior do grupo provocando o caos. Ruptura. Procura de uma nova entidade. Ruptura com o passado."
stel disse...
Sueña a paraíso terrenal... debe ser precioso un lugar tan lleno de felicidad!!
fgiucich disse...
Prometo que, alguna vez, iré a festejar el carnaval a tu tierra.
Leonoretta disse...
és o presidente da junta ai do sitio? que maravilha. e ainda arranjas tempo para escrever estas coisas bonitas do teu blog? outra maravilha
palabraserrantes disse...
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh llego y te encuentro haciendo alardes!!!!!!!! jajajajajajaa!!!!!
Oiga, presidente de la Junta (y pastor), ejem... Cuidado con su comportamiento!!!!!!!!
♦♦♦sol♦de♦soles♦♦♦ disse...
MIXTU y CARMENCITA:
Bes♥s ad♥rad♥s hoy 14, Día del Am♥r y la Amistad. Felicidades a su AMOR.
Olie disse...
Me encanta la mentalidad de tu país, que nos ofreces en esta entrada... Esa alegría y forma de vivir el presente, con la mente sana, con el cuerpo dispuesto a nuevas sensaciones, me hacen reflexionar en por qué vuestros colonizados - Brasil - tienen tanto que enseñar acerca de la calidad de vida... ¡Bien por Portugal! Saludos desde Chile:
Meli disse...
Jajajaja. Muy bueno... es ficción?? Espero...
Luna disse...
É bom saber que em alguns lugares a tradição se vai mantendo. Mas agora fiquei para aqui a pensar, Se abres as portas da serra para as meninas descobrirem os pastores, que vai acontecer ás pobres cabrinhas, sem ninguém para cuidar delas? yayaya
Santa disse...
Tem uma música aqui no Brasil que cabe bem ao seu post. Começa assim:
"Oh, leva eu.../ Eu também quero ir.../Quando chego na ladeira/Tenho medo de cair/ Leva eu..." rsss
Haddock disse...
Isto faz-me lembrar "as viagens na minha terra"... mas tirem-me o Entrudo da frente!! Meli disse...
Siempre he querido saber más de Portugal, lo único que conozco es algo de la poesía de Pessoa, la novela de Saramago "El cerco de Lisboa" una de las mejores novelas que he leído y a un sociólogo que ha trabajo en Bogotá, muy bueno, Boaventura de Sousa Santos. saludos carnavalescos!
bohemiamar disse...
Carnaval: alegría y mucho preservativo!!!
Ines disse...
hmm... Presidente da Junta!!! Agora dava-me mais jeito que fosses presidente da Câmara aqui da capital... Quando és promovido? O Carmona mai dia menos dias cai... podias candidatar-te ao lugar... dava-me jeito...
Leodegundia disse...
Jaja, veo que estás muy preparado y concienciado para el carnaval, espero que te diviertas mucho.
Antona disse...
Y que es el carnaval? Alegría… pura alegría con un poquito de sexo (hay que reconocer, yaya) Jajaj, me encanta, esta definición de carnaval.
Um Poema disse...
Cá por estes lados, antigamente, também saiam as cegadas. Bons tempos. Agora há quem diga que já temos dos políticos "cegadas" bastantes e que, portanto, não adianta fazê-las não vão eles acusar alguém de plágio.
Darilea disse...
Había conocido muchas historias sobre el carnaval, pero no conocía la que tú nos citas.
Credendo Vides disse...
Curiosa forma de celebrar el carnaval, sí señor. Al menos también sirven para dar alegría al cuerpo. De ahí lo de Don Carnal no?
lena disse...
amigo pastor fui lá baixo buscar um comentário feito aqui no Carnaval passado e escrevi assim: “aqui claro que também sei como é, mas vivo numa zona onde o Carnaval está muito apagado, não sei por culpa se tropeçares por uma bruxinha olha que posso muito bem ser eu, e faço magia com palavras
beijinhos para ti "Pim"

continuo a brincar com palavras, meu amigo pastor, continua a não haver aqui o desfile de carnaval, mas os cardadores saíram à rua e vão sair de novo terça feira, vão encantar a cidade com as suas brincadeiras carnavalescas, ainda muito em uso nesta época Os “Cardadores” cumpriram a tradição, dando ao Carnaval de Vale de Ílhavo tanto de colorido como de irreverência. O pequeno lugar a três quilómetros da sede de concelho encheu-se domingo de gente para assistir ao desfile.
Manda a tradição que a transformação seja feita num palheiro onde homens de idade jovem solteiros vestem roupas femininas (que pode incluir lingerie), colocam um lenço minhoto e meias até ao joelho. A cara fica escondida pela máscara habitualmente montada na perneira de calças velhas, destacando-se o nariz armado num rolo de pano garrido e os penachos de galinha. Os olhos espreitam por um pedaço de cortiça recortado. Fitas de múltiplas cores, caindo sobre as costas, tapam a parte de trás da cabeça. o Carnaval que não vi, mas sei que foi um êxito como sempre que os cardadores saem e de Carnaval só para o ano, eu continuarei a tentar fazer magia com as palavras e a minha fatiota de bruxinha má ficará guardada até um Carnaval em que me sinta melhor
Patricia 333 disse...
Amigas, se quieren divertirse o tienen edad para casarse pueden venir al carnaval de la Sierra de la Estrella… MIXTU puedo ir yo ??? :) Besos desde México NO te olvido
segurademim disse...
... levei as crianças só para vos ver!!!!! nunca pensei que tivessem o atrevimento de as pedir em casamento!!!!!! deixem-nas crescer com os diabos! :))))))
Ines disse...
Olha que já estamos em período de recolhimento. O direito de pernada... já acabou!!! Eh eh eh Agora só se for consentida, e longe dos olhares censuradores do jejum e da abstinência!
Poemas e Cotidiano disse...
Certo...certo... colaborar para as virgenzinhas se darem bem nas noites de núpcias...huh huh...sei, interessante...kkkkk

 

<< Home

António Vega-Lucha de gigantes

_______________________________________________25.000 visitantes (Anterior counter),
ecoestadistica.com