Sunday, September 06, 2020

nteqeta

Recordo-me de um amigo pastor de Canas de Senhorim contar-me que se tinha cruzado com uma menina, logo lhe chamou de “Sorriso”, Menina sensível, carinhosa, inteligente, forte, cabelos cor do sol, olhos verdes… Ele era muito tímido mas eu convenci-o a declarar-se à Menina do Sorriso… se era a menina da sua vida… não podia deixar de lhe dizer que a amava… E assim ele disse-lhe que ela era o Sorriso que a desejava ver toda a sua vida… e ela: Eu desejo que em todos os teus acordares… vejas o meu sorriso… Compraram uma pequena casa no Vale e foi aí que começaram a jogar um jogo… A regra do jogo era: cada um tinha que escrever a palavra “NTEQETA” num local inesperado para que o outro a encontrasse, quem a encontrasse deveria escrever num outro lugar e assim sucessivamente, Eles alternavam-se deixando escrita por toda a casa “nteqeta”, escreviam no açúcar dentro do açucareiro para ser descoberto no café da manhã, “nteqeta” era escrita no vapor deixado no espelho depois de um banho quente, onde a palavra aparecia num próximo banho, Era um amor profundo, era mais que um jogo de diversão, era um modo de vida, A sua relação era baseada num amor apaixonado que nem todo a gente tem a sorte de o ter, Eles estavam sempre de mãos dadas, Roubavam beijos um ao outro sempre que se encontravam eles conseguiam terminar a frase incompleta do outro, Mas uma nuvem escura surgiu na vida deste casal de pastores, o pastor padecia de uma doença mortal, Como sempre, ela sorria para ele a cada momento, Ela o tranquilizava no quarto amarelo que ela tinha pintado para que ele estivesse sempre rodeado da luz do sol e dos seus cabelos, O que todos temíamos sucedeu, ele partiu, “nteqeta” foi gravada a amarelo nos buqués de flores do funeral dele, A Sorriso ajoelhada junto ao caixão começou a cantar para ele, a música só tinha uma palavra repetida vezes sem conta… “ntequeta” e era cantada com um sorriso… Senti-me muito triste, nunca esquecerei aquele momento, Porque eu sabia que, sem contudo, entender completamente a profundidade daquele amor, eu tinha tido o privilégio de testemunhar a beleza sem igual que aquele amor representava, “Nteqeta”, Nunca Te Esqueças Quanto Eu Te amo, * * "Nteqeta" Recuerdo a un pastor amigo contarme que se habían cruzado con una Niña e que decidió llamarle "Sonriso", Era una chica sensible y cuidadosa, Inteligente, fuerte, cabello color rayos del sol, ojos verdes... Él era muy tímido, pero le convencí de que le expresara a la chica de la sonrisa que la amaba... si en realidad era la chica de su vida… Y así, ele decidió decirle que era ella la sonrisa que quería ver durante toda su vida ... Y ella: Yo deseo que en todos tus despertares... puedas ver mi sonrisa ... Compraron una pequeña casa en el Valle y que fue cuando empezaron a desenvolver un juego... La regla del juego era que cada uno tenía que escribir la palabra "NTEQETA” en un lugar inesperado de modo que el otro a encontrase y quien la descubriera primero tendría que escribir la misma palabra en otro lugar y así sucesivamente, se alternaban escribiendo por doquier "Nteqeta", la escribieron en el azúcar en el azucarero para descubrirla en el desayuno del otro día, "nteqeta" fue escrita sobre espejo empañado de vapor dejado después de una ducha caliente, donde la palabra aparecería en una próxima ducha, Era un amor profundo, era más que un juego de diversión, era una forma de vida, Su relación se basaba en un amor apasionado que no todo el mundo tiene la suerte de tenerlo. Siempre estaban tomados de la mano, robando besos uno del otro, siempre que estaban en la cocina, a través de su complicidad podían terminar la frase incompleta de otro, Pero una nube oscura pasó en la vida de esta pareja de pastores, el Pastor sufría de una enfermedad mortal, como siempre, ella le sonría a cada momento, ella lo tranquilizaba en el cuarto que había pintado de amarillo, para que él siempre estuviera rodeado de sol, en la pared del cuarto ... Lo que todos temían sucedió, él murió , "nteqeta" fue grabada en ramos de flores amarillas para su funeral, La Sonriso de rodillas junto al ataúd comenzó a cantar para él, la música sólo tenía una palabra repetida una y otra vez ... "ntequeta" y era cantada con una sonrisa ... Me sentí muy triste, nunca olvidaré ese momento, porque yo sabía entender completamente la profundidad de ese el amor, tuve el privilegio de presenciar la belleza inigualable que ese amor simbolizaba. "Nteqeta," Nunca olvides lo mucho que Te amo,

52 Comments:

At 2:34 AM, Anonymous paty said...

um amor profundo, que deveria fazer parte das estórias de encantar...
onde se escreve no final: "... e viveram felizes para sempre!"
*
*
*
*
*
*
*
fora comentário... não achas que está na altura das personagens
femininas deixaram de ser loiras e de olhos claros?????? cá para mim
isso já é doença... irra!

 
At 7:04 AM, Blogger Steki said...

Qué lindo cuento, Mixtu! Muy conmovedor. Casi casi que pensé que era yo, de pelo rubio y ojos verdes!
Beijinhos,
STEKI.

 
At 9:02 AM, Blogger Carmiña said...

Hola,
Tu relato muestra toda la alegría y tristeza, la compañía y soledad que nos puede dar la vida, está muy bien expresado.
Saludos

 
At 9:57 AM, Blogger betencourt said...

Linda estória de amor.
Só um pastor a seria capaz de contar!!!
Só um pastor seria capaz de a viver!

Só dois pastores a poderiam partilhar

Pois, vê bem, Pastor da Estrela:
a menina do meu sorriso bonito e dos meus olhos encantados também um dia se lembrou de jogar comigo ao jogo do esconde-esconde e sabes onde foi escrever o último "nteqeta" ?
Sabes?

Pois foi escrevê-lo num pedaço de neve, num daqueles blocos que permanecem pela Primavera dentro e que a pouco e pouco se vai derretendo.

Agora rezo a Nossa Senhora das Neves para manter o frio de modo a que o jogo tenha um final mais feliz que o teu.

Abraço do pastor da Serra de São Mamede

 
At 10:03 AM, Blogger mirada said...

moi fermoso, non é a tristura que se mantén nos beizos lendo este texto, é un sorriso, sempre, moito obrigado.
Beijinhos....

 
At 12:00 PM, Blogger Secreta said...

O Amor verdadeiro é assim, profundo, sem limites, comovente...
Beijito.

 
At 12:32 PM, Anonymous Anonymous said...

E esse amor nunca terminará, um amor assim dura toda a vida, mesmo depois da morte.
Quem ama assim tem tudo na vida!

Gostei muito de ler esta história, fez-me suspirar!

Um beijinho*

 
At 12:46 PM, Blogger Mariazita said...

Uma história muito linda, como são todas as historias de amor, e, como, também muitas, com um final triste.
O Amor inventa jogos incríveis para se manifestar, de que só os jogadores conhecem as regras.

Semana feliz.

Beijinhos

 
At 1:12 PM, Blogger MaLena Ezcurra said...

Mágico texto!!


En tu casa siempre encuentro letras que me abrigan el alma.

Beso y linda semana.



M.

 
At 3:11 PM, Anonymous Joana said...

Criatividade é o que não falta e romantismo também não... essa personagem loura e de olhos claros faz-me lembrar alguém eheh parabéns!!!

 
At 6:25 PM, Blogger just me, an ordinary girl said...

hummm
dizer o quê??
é tao bonito o amor
sao tao bonitas todas as historias de amor
e eu tb acho bonitas as pessoas que "falam de" e "contam o" Amor!!

beijo

fatima

 
At 7:36 PM, Blogger Nilson Barcelli said...

Uma bela história de amor.
À qual deste um tom melodramático interessante, semeado de sorrisos.
Caro amigo, boa semana.
Abraço.

 
At 11:10 PM, Blogger via said...

´my gusta la história de los pastores,
abraço sorridente

 
At 3:30 AM, Blogger Vanuza Pantaleão said...

Mixtu querido,
Que história é essa de se ajoelhar lá no meu blog?Rsrss
Eu é que me ajoelho aqui, diante de uma história tão emocionante. E olha que estou cansada de viajar por esse Brasil adentro...e é madrugada...tô um caquinho...quase morrendoooooooo...beijinhossssss

 
At 9:36 AM, Blogger Ditonysius said...

... também conheço um relato de vida, de um seminarista, e da moça da aldeia vizinha que estuda na cidade, ... se me deres permissão, vou mostrar-lhe esta história, ... talvez ela veja o amor que algumas pessoas ainda têm escondido atrás de um olhar, de um beijo, de um mimo, ...
... estou derramado, ... não me contenho, ... belo tocar ao coração, ...
... um abraço do canto de cá, ...

 
At 6:19 PM, Blogger R. said...

Como terá dito Robert Frost, "Happiness makes up in height for what it lacks in length".

 
At 5:17 AM, Blogger  Mayte said...

El amor que hace vibrar el alma, no muere, solo cambia de lugar hasta que el otro alcanza su lugar junto a él de nuevo.

Biko grande...feo ;)

 
At 4:28 PM, Blogger Maré Viva said...

Gosto de homens sensíveis, que escrevem lindas histórias de amor, mas vivo tão longe da serra...

Abraço marinho.

 
At 3:48 AM, Blogger Barbara said...

De encantar, como escreveu a paty.

 
At 10:55 PM, Anonymous margarida said...

Mixtu!!!
A historia é divinal, gostava de acreditar em amores assim.... sao raros mais ainda existem;
Como nunca amei verdadeiramente, com entrega total, até tenho ciumes da menina "Sorriso".
Gostaria muito de se usar "NTEQETA” em todos os dias da minha vida,
talvez nao tenha nascido para viver assim um amor.
Mas o engraçado é que tenho algumas das qualidades da menina "Sorriso"
E sei que o amor verdadeiro deve ser vivido assim, "cuidado com carinho", "regado com se rega uma flor sensivel"
Mantendo sempre a chama acesa, porque as rosas sao lindas e tb sao compostas de espinhos.

E um dia..., quando eu for grande vou viver assim o amor e usar a palavra "NTEQETA”, porque sou uma mulher de entrega total
ainda nao encontrei o principe, por vezes vem so o cavalo, outras o principe.....
um xi-coração

 
At 11:40 PM, Blogger almena said...

Qué grata historia nos cuentas, amigo.

Un abrazo!

 
At 12:54 AM, Blogger São said...

Gosto do fundo musical e achei o texto muito terno, muito bonito...

Bem hajas!

 
At 12:16 PM, Anonymous la-vie-en-rose said...

Adorava ter um pastor assim deve ser o sonho de qualquer mulher, um pastor que consegue escrever assim deve ser sem duvida uma pessoa muito sensivel....
Quanto á historia é linda não só pelo amor que representa mas pela capacidade de manter essa chama alimentar esse amor diario aí está o segredo...regar o amor diariamente com Nteqeta....gostei muito parabéns
Abraço apertadinho

 
At 5:40 PM, Blogger naoseiquenome usar said...

òh meu querido, desculpa lá quebrar o encanto:
Mas... nestes tempos que correm, como é quie os meninos compraram a casinha?! :)

 
At 6:17 PM, Blogger Nilson Barcelli said...

Para variar, li a versão em castelhano.
E continuei a gostar.
Caro amigo, boa semana.
Abraço.

 
At 12:46 AM, Blogger margusta said...

Hoje só para te dar um saudoso beijo ensonado...
Amanhã passo para te ler amigo!
Beijinhos marítimos.

 
At 2:44 AM, Blogger Claudinha ੴ said...

Mixtu,
o amor nos permite sinais que se eternizam no tempo... Esta é uma cumplicidade que ninguém mais pode ter...
Um beijo!

 
At 11:20 PM, Blogger Laura said...

Ai... e onde há um amor desses? por um amor assim eu escrevia em todo o lado essa palavra sem palavras...mas que lindo conto..beijinho da laura

 
At 7:14 AM, Blogger Trini Reina said...

Y por el texto, pienso que así fue. Nunca se olvidaron ni se olvidarían.

Muy hermoso

Abrazos

 
At 3:53 PM, Blogger Inês Queiroz said...

Oi, menino!

O amor tem as suas particularidas, seus códigos e seus encantos. Quem ama sabe decifrá-los.

Grande beijo,
Inês

 
At 3:56 PM, Blogger Dois Rios said...

Mil desculpas, Mixtu! Eu estava logada na minha conta particular e só me dei conta quando cliquei em "publish your comment."

Enfim, a "Inês" aí de cima sou eu, rsss...

Beijo,
Inês

 
At 10:48 PM, Blogger Mona Lisa said...

Olá

Obrigada pela visita.

Bela história de amor.

Um amor assim...só mesmo sonhando...

Bjs.

 
At 12:50 AM, Blogger david santos said...

Olá, Mixtu!
Fantástico texto. Uma belíssima (estória) de amor.
Só dois corações muito fortes e apaixonados poderiam expressar tanto sentimento e verdade.
Abraços.

 
At 2:47 PM, Blogger Justine said...

Imaginação a rodos, poesia suficiente para tornar o texto luminoso.
Só a fotografia não estará adequada...uma criança não pode ilustrar este texto!
(Obrigada pela visita)

 
At 3:41 PM, Blogger Brinquinho da cantareira said...

QUE LINDOOOOOOOOO:):)

 
At 9:29 AM, Blogger susana said...

Uma história bonita, mas muito triste!
beijinhos missixty

 
At 9:55 AM, Blogger helia said...

Que linda e comovente história de amor!

 
At 11:49 AM, Blogger Francis said...

O conceito de Amor elevado a um patamar ainda superior.

... espero que este seja um comentário inteligente :)

Abraços!!!

 
At 3:09 PM, Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) said...

a ternura
a criatividade
e um belissimo texto.

beijo de maresia!

 
At 2:38 AM, Blogger RENATA CORDEIRO said...

Lindo! Como tudo o que vem de ti, meu Lindo*

Há um murmúrio na floresta,
Há uma nuvem e não há.
Há uma nuvem e nada resta
Do murmúrio que ainda está
No ar a parecer que há.
É que a saudade faz viver,
E faz ouvir, e ainda ver,
Tudo o que foi e acabará
Antes que tenha de o esquecer
Como a floresta esquece já.
Fernando Pessoa

Estou voltando, de novo.
Beijos*
Renata Maria

 
At 1:01 AM, Blogger vieira calado said...

Olá, boa noite, amigo!

Estou sem computador, em casa.

Estou num bar e sem muito tempo.

Desejo-lhe bom resto de fim de semana.

Abraços

 
At 3:54 PM, Blogger Blog de alma said...

...será que las sonrisas enamoran

 
At 11:32 PM, Blogger via said...

deixei-te um desafio lá no blogue. abraço cosmopolita

 
At 6:13 PM, Blogger Nilson Barcelli said...

Caro amigo, como não há nova história, deixo-te "apenas" o desejo de uma boa semana para ti.
Abraço.

 
At 7:50 PM, Blogger Maré Viva said...

E a menina "sorriso" continua entoando a sua linda canção.

Abraço do Sul.

 
At 9:35 AM, Blogger susana said...

Vem ver a minha reportagem com os UHF e a seguir vai ser com o Pedro Abrunhosa!
beijinhos missixty

 
At 6:47 PM, Blogger São said...

Venho convidar-te para uma viagem lá em casa.

Abraços.

 
At 11:19 PM, Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Caro amigo,
É uma linda história de amor que até podia ser a minha... Só que não desejo que a minha acabe assim !

Beijinhos
Verdinha

P.S. Conforme me pediste, eu trouxe tudo de volta...

 
At 1:18 AM, Blogger margusta said...

Amigo ,



...Tão LINDO!!!... ADOREI!



Beijos!

 
At 7:24 PM, Blogger Ana, Dona do Café said...

:) Olá,
estava a remexer nos antigos posts do blog e andavas por lá algures e vim aqui parar. E fiquei contente por vir cá parar.
Até um dia destes lá pelo café,
Ana *

 
At 11:41 PM, Blogger Steki said...

VIVA PORTUGAL!!!
FELICIDADES POR EL TRIUNFO, amigo serrano.
Beijinho.
STEKI.

 
At 11:10 PM, Anonymous tita said...

Hoje, ao ler este texto, revi nele um amor que conheci há tempos atrás.
Ninguém pode imaginar o bom que é presenciar um amor magnanime como este.
Tento conter as lágrimas mas é impossível. Não são lágrimas de tristeza, mas sim de alegria.
Foi bom recordar esta etapa da minha vida.Ao entrar nesta dita "sociedade moderna" também eu me esqueci o quanto é bom o carinho, a cumplicidade,a emoção, a verdade,a simplicidade de um sorriso. E isto tudo somado conta a história de vida dos meus pais,que teve o mesmo final...
Com tudo, recordo deste amor e lembro-me o quanto me fazia sonhar...este amor não se procura, encontra-se; este amor não tem principe mas sim castelo com fortes muralhas; este amor não tem um eu mas sim o nós; este amor aparece, não porque o procuramos mas por que fazemos por o merecer.

Muito obrigado por me fazer reviver esta linda história de amor

beijos

 

<< Home

António Vega-Lucha de gigantes

_______________________________________________25.000 visitantes (Anterior counter),
ecoestadistica.com